As credenciais do Major Vitor Hugo, o 'plano B' de Bolsonaro para o MEC
Ao classificar o deputado federal e líder do governo na Câmara, major Vitor Hugo (foto), como um “nome reserva” para o comando do Ministério da Educação, Jair Bolsonaro evocou duas características que, em sua concepção, cacifariam o parlamentar para o posto: lealdade e bons resultados na carreira militar. Em entrevista, o chefe do Planalto citou...
Ao classificar o deputado federal e líder do governo na Câmara, major Vitor Hugo (foto), como um “nome reserva” para o comando do Ministério da Educação, Jair Bolsonaro evocou duas características que, em sua concepção, cacifariam o parlamentar para o posto: lealdade e bons resultados na carreira militar.
Em entrevista, o chefe do Planalto citou feitos do congressista do PSL nos cursos de formação — ele foi, por exemplo, o primeiro colocado da turma de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras. Formado em Ciências militares pela AMAN e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o deputado também é mestre em operações militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.
No Congresso Nacional, Major Vitor Hugo vocaliza uma das mais vorazes defesas da gestão Jair Bolsonaro e cumpre missões sem contestá-las. A fidelidade ao presidente da República, inclusive, é o que o mantém na liderança do governo na Câmara, apesar da inexperiência política e de articulação, criticada desde sua escolha para o cargo. "É confiança em primeiro lugar. Você não pode fugir disso aí”, disse o presidente sobre o aliado de primeira hora nesta terça-feira, 7.
“É uma pessoa que tem uma capacidade muito grande de organização. Em poucos dias estudou o Ministério da Educação, trouxe para mim, apontou os problemas”, avaliou Bolsonaro. “No meu entender, caso seja ele, não vou dizer que será, será um bom nome”, disse.
Na segunda-feira, 6, quando o nome de Vitor Hugo apareceu entre os cotados para o MEC, correligionários manifestaram apoio à ideia nas redes sociais. O deputado bolsonarista Bibo Nunes comemorou a sondagem. “O atual líder do governo na Câmara Federal, Major Vitor Hugo é o meu favorito para novo Ministro da Educação. Preenche os requisitos e é conciliador. Grande chance!”, escreveu. Fizeram o mesmo os deputados Major Fabiana e Sanderson.
Falta combinar, no entanto, com os generais do alto escalão e a ala ideológica, que não veem Vitor Hugo como a melhor opção. O nome também não agrada o setor técnico, que prefere alguém com currículo na Educação e expertise.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)