Ministério avalia lançar protocolo para dexametasona no combate à Covid
Após a divulgação de estudos que mostram a redução de mortes com o uso do corticoide dexametasona no tratamento de pacientes com Covid-19, o Ministério da Saúde avalia divulgar um protocolo sobre o remédio, assim como foi feito com a cloroquina no mês passado. Na prática, a divulgação de diretrizes com orientações sobre a prescrição...
Após a divulgação de estudos que mostram a redução de mortes com o uso do corticoide dexametasona no tratamento de pacientes com Covid-19, o Ministério da Saúde avalia divulgar um protocolo sobre o remédio, assim como foi feito com a cloroquina no mês passado.
Na prática, a divulgação de diretrizes com orientações sobre a prescrição de um fármaco para o combate à Covid-19 aumenta a busca pelo remédio e estimula médicos a usarem a substância no tratamento de pacientes.
Nos últimos dias, foram divulgados vários levantamentos acadêmicos sobre o efeito da dexametasona. A Organização Mundial da Saúde pediu cautela, mas comemorou os indicativos de que a prescrição do corticoide pode salvar pacientes com coronavírus.
O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, diz que a pasta poderá elaborar uma nota “falando em especial da dexametasona”. Ele lembrou que a substância já é usada para síndromes inflamatórias agudas e em casos inflamatórios graves, como os registrados em pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)