MP junto ao TCU pede investigação sobre viagem de Weintraub aos EUA
O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu nesta segunda-feira, 22, que a corte investigue a viagem do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (foto) aos Estados Unidos. O subprocurador Lucas Furtado propõe uma apuração sobre o uso do passaporte diplomático. O documento isentou Weintraub de passar pela Imigração e o colocou entre...
O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu nesta segunda-feira, 22, que a corte investigue a viagem do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (foto) aos Estados Unidos.
O subprocurador Lucas Furtado propõe uma apuração sobre o uso do passaporte diplomático. O documento isentou Weintraub de passar pela Imigração e o colocou entre as exceções da norma que proíbe a entrada de brasileiros no país norte-americano devido à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com Furtado, há indícios de desvio de finalidade no uso do passaporte, uma vez que Weintraub não viajou a serviço do Estado brasileiro e já havia anunciado a saída do Ministério da Educação.
Além disso, Furtado argumenta que o Itamaraty precisa explicar se houve emprego de dinheiro público na viagem. “Tendo em conta a aplicação do princípio da realidade à inopinada viagem do ex-ministro, verifica-se que não houve nenhuma finalidade pública nesse deslocamento ao exterior “, escreveu o procurador, na representação.
Indicado para ocupar uma diretoria no Banco Mundial, Weintraub desembarcou em Miami, nos Estados Unidos, no último sábado, 20. A exoneração dele do Ministério da Educação foi publicada logo depois.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)