Mais duas regiões do interior de SP terão de fechar o comércio, diz Doria
O governo João Doria (foto) determinou nesta sexta-feira, 19, a reclassificação das regiões de Marília e Registro, localizadas no interior, no Plano São Paulo. As cidades estavam na zona “laranja”, que permite comércios abertos, e migraram para a fase “vermelha”, na qual apenas de serviços essenciais podem funcionar. As regras valem a partir da próxima...
O governo João Doria (foto) determinou nesta sexta-feira, 19, a reclassificação das regiões de Marília e Registro, localizadas no interior, no Plano São Paulo. As cidades estavam na zona “laranja”, que permite comércios abertos, e migraram para a fase “vermelha”, na qual apenas de serviços essenciais podem funcionar. As regras valem a partir da próxima segunda-feira, 22.
O endurecimento da quarentena deve-se à alta no percentual de internações de pacientes infectados pelo novo coronavírus nos dois municípios. “Na região de Marília, aumentou 51% e na de Registro, 67%. Isso aponta para a possibilidade de um excesso para o sistema de saúde, excesso da casos graves”, comentou o coordenador do centro de contingência da Covid-19, Carlos Carvalho.
Além disso, o comitê expediu uma nota técnica sugerindo às Prefeituras de Campinas e Sorocaba a ampliação das restrições. “Esses dois municípios estão numa situação que está apontando para a possibilidade de um grande número de casos para seus sistemas específicos. A regional pode estar com uma média adequada de leitos, mas esses municípios estão entrando em uma zona mais perigosa”, explicou Carvalho.
O Plano São Paulo, atualizado semanalmente, prevê a classificação das regiões do estado em cinco zonas: vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Cada fase prevê um nível específico de isolamento social, da abertura total do comércio ao funcionamento somente de serviços essenciais.
Além de Marília e Registro, estão sob o regime de quarentena mais rigoroso do estado as regiões de Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente, alocadas na área vermelha desde a última semana.
São Paulo contabiliza 211.658 casos confirmados de Covid-19 e 12.232 óbitos decorrentes da pandemia. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 66,5% no estado e 70,5% na capital.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)