Ministério cria canal de atendimento psicológico para profissionais do SUS
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 19, o programa Telepsi, voltado a profissionais do Sistema Único de Saúde, SUS, que atuam no combate ao novo coronavírus e apresentam sintomas de estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade. As teleconsultas psicológicas e psiquiátricas, conforme a pasta, já estão disponíveis. O investimento do governo no projeto é de...
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 19, o programa Telepsi, voltado a profissionais do Sistema Único de Saúde, SUS, que atuam no combate ao novo coronavírus e apresentam sintomas de estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade. As teleconsultas psicológicas e psiquiátricas, conforme a pasta, já estão disponíveis. O investimento do governo no projeto é de 2,3 milhões de reais.
De acordo com o órgão, os profissionais poderão buscar atendimento por meio do telefone 0800 644 6543. No primeiro contato, a equipe responsável pelo programa deve fazer a avaliação preliminar e definir a melhor abordagem. Se identificado potencial risco ou sintomas intensos de sofrimento psíquico, os funcionários serão encaminhados para um acompanhamento específico.
Caso seja constatado que há necessidade de prescrição de medicação, o integrante do SUS será encaminhado para a rede local de saúde. A central telefônica para o primeiro contato funcionará de 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.
O ministério estima o atendimento de pelo menos 10 mil profissionais da Saúde. Funcionários de 14 categorias terão acesso ao canal de consultas. As informações obtidas durante o programa servirão como base de uma pesquisa sobre a saúde mental de quem atuou na linha de frente da pandemia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)