Bolsonaro nomeia André Mendonça para a Justiça e Ramagem para a PF
O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta terça-feira, 28, o advogado-geral da União, André Mendonça (foto), como ministro da Justiça e Segurança Pública, no lugar do ex-juiz Sergio Moro. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União, que também trouxe a nomeação do delegado Alexandre Ramagem como diretor-geral da Polícia Federal, na vaga de Maurício Valeixo. O...
O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta terça-feira, 28, o advogado-geral da União, André Mendonça (foto), como ministro da Justiça e Segurança Pública, no lugar do ex-juiz Sergio Moro.
O decreto foi publicado no Diário Oficial da União, que também trouxe a nomeação do delegado Alexandre Ramagem como diretor-geral da Polícia Federal, na vaga de Maurício Valeixo.
O convite a André Mendonça foi feito na tarde desta segunda-feira, 27, pelo presidente em reunião no Palácio da Alvorada. Além de Mendonça, também estava presente no encontro o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, até então o nome mais forte para substituir Moro.
Após ouvir conselhos de auxiliares, Bolsonaro desistiu de nomear Jorge Oliveira, que é amigo da família do presidente, e disse que a escolha do novo ministro seria uma "surpresa".
No ano passado, Bolsonaro classificou Mendonça como "terrivelmente evangélico" ao dizer que considera o nome ele para a vaga no STF que será aberta em novembro, a partir da aposentadoria do ministro Celso de Mello.
Leal ao presidente, Mendonça transita com desenvoltura dentro e fora do governo e tem acesso a ministros do STF, como o presidente Dias Toffoli, características que o credenciaram para o cargo.
Para o lugar de Mendonça na AGU Bolsonaro nomeou José Levi do Amaral, que exercia o cargo de procurador-geral da Fazenda Nacional. Em 2017, Levi assumiu interinamente o Ministério da Justiça após a nomeação do então ministro Alexandre de Moraes para o Supremo, no governo Michel Temer.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)