Com entrevista, Mandetta quis se vacinar a tempo contra ataques de Bolsonaro
Aliados de Luiz Henrique Mandetta (foto) dizem nos bastidores que a entrevista do ministro da Saúde ao Fantástico, da TV Globo, no domingo, 12, foi pensada estrategicamente para ele se "vacinar" a tempo contra futuras tentativas do presidente Jair Bolsonaro de culpá-lo pela explosão de casos da Covid-19. Segundo aliados, Mandetta já admite que sua...
Aliados de Luiz Henrique Mandetta (foto) dizem nos bastidores que a entrevista do ministro da Saúde ao Fantástico, da TV Globo, no domingo, 12, foi pensada estrategicamente para ele se "vacinar" a tempo contra futuras tentativas do presidente Jair Bolsonaro de culpá-lo pela explosão de casos da Covid-19.
Segundo aliados, Mandetta já admite que sua demissão é hoje apenas uma questão de "quando". Entre alguns auxiliares, a aposta era a de que, depois da discussão pesada do ministro com o presidente na reunião ministerial de segunda-feira, 6, ele só duraria mais uma semana no cargo.
Sem saber quando exatamente será demitido, o titular da Saúde resolveu se precaver e conceder a entrevista, já no último fim de semana, para "expandir" ao grande público alcançado pela televisão sua posição em defesa do isolamento social como principal medida de contenção do vírus agora.
Embora a frase de maior efeito na imprensa tenha sido a de Mandetta cobrando uma "fala unificada" do governo, aliados ressaltam que o principal recado que ele quis passar está na parte em que ressalta que o Ministério da Saúde será o "mais questionado" pelo aumento dos casos de Covid-19.
"Maio, junho, em algumas regiões julho, nós teremos dias muito duros. Dias em que nós seremos tachados de 'olha, vocês não fizeram o que tinham que fazer, por isso o sistema está entrando em colapso. Olha, vocês deveriam ter sido mais duros, menos duros, porque a economia está assim, está assado'", afirmou.
"Teremos uma confrontação entre o que somos e para onde queremos ir constante nesses meses que temos pela frente. Serão dois a três meses de muito, muito questionamento das práticas de todos. E obviamente que o Ministério da Saúde vai ser o ministério mais questionado", emendou.
Aliados ressaltam que, com as falas, Mandetta tentou se resguardar contra as futuras cobranças por erros, que tenta atribuir ao presidente nos trechos seguintes da entrevista, quando, por exemplo, chama de equivocada atitudes como a de entrar numa padaria, como Bolsonaro fez na semana passada.
A seus aliados, Mandetta reconheceu que a entrevista poderia "antecipar" sua demissão. Com a certeza de que será mandado embora mais cedo ou mais tarde, achou melhor passar sua versão dos fatos ainda como ministro do que como ex-ministro, quando acredita que sua fala teria menos força.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-04-14 00:05:24Pois como os PREDADORES DO JUDICIÁRIO querem ficar do LADO VENCEDOR, se Mandetta for a VÍTIMA e for REMOVIDO do CARGO em virtude da sua RECUSA EM CEDER, fica mais fácil IGNORAR A LEI.
Uira
2020-04-14 00:02:59Poderia haver ainda outra opção, que é Bolsonaro ENQUADRAR Mandetta e dar um ULTIMATO a ele: ou segue as DIRETRIZES dele ou será DEMITIDO. Sem dúvida que isto já seria o SUFICIENTE para que ele APANHASSE, pois o INTUITO óbvio seria que ele está querendo FORÇAR a DEMISSÃO de Mandetta. Aliás, nada impede que ele seja DEMITIDO por NÃO CEDER, mas aí seria MAIS DRAMÁTICO e RASTEIRO, o que poderia servir para se GERAR o RESULTADO ESPERADO se for a INTERFERÊNCIA DO JUDICIÁRIO.
Claudia
2020-04-13 23:31:04Mandetta é só mais um escroto!
Uira
2020-04-13 23:27:47Claro que isto tem MAIOR VALOR se vier do LUGAR CERTO, não poderia ser nem Lewandowski, teria que ser justamente Gilmar Mendes. Ainda mais pq seria CURIOSO Gilmar se demonstrar PREOCUPADO com a SAÚDE PÚBLICA quando foi ele que CONCEDEU HCs para PREDADORES ACUSADOS DE DESVIAR RECURSOS PÚBLICOS DA SAÚDE (só para a IRONIA ser MAIOR). Claro que enquanto Mandetta dá as ÚLTIMAS VOLTAS, ele deveria aproveitar para fazer uma VOLTAS RÁPIDAS: ALERTAR para a PIOR FASE do SURTO.
Uira
2020-04-13 23:21:01Afinal, dentro do SISTEMA TRIPARTITE, eles precisam CANALIZAR os RECURSOS PÚBLICOS para seus BOLSOS, portanto, precisam VIOLAR o PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES. Dentro disto, não seria INTERESSANTE se o MINISTRO Mandetta fosse DEMITIDO e houvesse uma TENTATIVA DE INTERFERÊNCIA dos OUTROS PODERES, mais especificamente do JUDICIÁRIO? Se a DEMISSÃO dele fosse levada para o STF, qual seria o RESULTADO? Não seria BIZARRO se a DEMISSÃO do MINISTRO DA SAÚDE fosse OBSTADA?
Uira
2020-04-13 23:18:01Esta INSUBSTITUIBILIDADE está na RAIZ da CORRUPÇÃO que DOMINA o ESTADO: a CORRUPÇÃO NO JUDICIÁRIO. É lá onde a INSUBSTITUIBILIDADE é mais LETAL, pois a IMPOSSIBILIDADE de se SUBSTITUIR os MAGISTRADOS CORRUPTOS é o MECANISMO que simplesmente OBSTRUI a ADMINISTRAÇÃO DE JUSTIÇA e o IMPÉRIO DA LEI. Se quem deveria JULGAR é quem DESVIRTUA as LEIS, como é que a CORRUPÇÃO será DESBASTADA? Mas não para aí, pois os TOGADOS CORRUPTOS tb precisam INTERFERIR nos DEMAIS PODERES.
Uira
2020-04-13 23:13:02Tecnicamente em um DEMOCRACIA ninguém deveria ser INSUBSTITUÍVEL, pois este é um PRINCÍPIO BÁSICO de qq DEMOCRACIA a SUBSTITUIBILIDADE de qq INDIVÍDUO, desde que isto atenda ao INTERESSE PÚBLICO e COLETIVO. Mas como se sabe, o Brasil não é realmente uma DEMOCRACIA, pois há uma CASTA DE INDIVÍDUOS que uma vez INSTALADOS no ESTADO são INSUBSTITUÍVEIS, estes INDIVÍDUOS INTOCÁVEIS se chamam SERVIDORES PÚBLICOS, incluindo os que não foram CONCURSADOS.
Uira
2020-04-13 23:09:32No SISTEMA TRIPARTITE BRASILEIRO, a qual PODER está VINCULADO o MINISTÉRIO DA SAÚDE? Não é ao EXECUTIVO? O PRESIDENTE DA REPÚBLICA pode FECHAR o CONGRESSO? E o JUDICIÁRIO? A RESPOSTA DEMOCRÁTICA é não. Pois bem, se dentro dos PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS ele não pode, dentro destes mesmos PRINCÍPIOS ele está AUTORIZADO a DEMITIR Mandetta, pois enquanto PRESIDENTE é ele quem MANDA e DESMANDA no EXECUTIVO. Se Bolsonaro DEMITISSE Mandetta, quem poderia REVERTER ou OBSTRUIR a DEMISSÃO?
FRANCISCO
2020-04-13 20:47:54Se quer defender-se é só dizer quem são os verdadeiros culpados: governos de 2003 a 2016.
Luzinete
2020-04-13 20:31:06Mandetta foi uma decepção. Começou gigante e se apequenou.