Suélia, a engenheira
Com os sintomas da Covid-19, pesquisadora desenvolve com colegas uma máscara antivírus para reduzir os riscos aos profissionais de saúde
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Ao acompanhar o noticiário sobre o avanço do coronavírus, um aspecto em especial tocou a engenheira Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa, de 42 anos. A professora da Universidade de Brasília pensou na ameaça crescente que a pandemia representaria para os milhares de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde à frente do combate à doença. Depois de conversar com colegas, ela decidiu colaborar de alguma forma. Concluiu que garantir proteção para quem está no front, lidando com pacientes infectados, seria uma ajuda valiosa. Começava ali uma pesquisa envolvendo quase 100 pessoas, entre professores, estudantes e ex-alunos voluntários que tem avançado sensivelmente nas últimas semanas. O objetivo é audacioso: desenvolver uma máscara que, ao ser manuseada após o uso, não exponha os profissionais ao risco de contaminação. A máscara de proteção individual usa a nanotecnologia para matar o coronavírus. Os pesquisadores esperam concluir o trabalho e distribuir o material em hospitais públicos até o final deste mês, apesar dos contratempos que, ironicamente, a doença tem imposto ao projeto – nos últimos dias, Suélia acompanha o trabalho dos colegas à distância, de casa, onde se isolou após ter febre e outros sintomas da Covid-19.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria MG
2020-04-24 13:35:57Parabéns, engenheira, pesquisadora, inventora, professora Suélia! Inteligentíssima e competente, não foi em vão que recebeu importante prêmio. Que ideia genial - até parece óbvia - uma máscara (capacete) que extermina ela mesma os vírus ali chegados. Quitosana e prata! E vocês ainda precisam fazer "vaquinha virtual"! Deus a abençoe e proteja. Vai ficar tudo bem! Saúde e paz! Beijos! Gratidão!
Evaldo Melo
2020-04-09 16:18:32Tem como ter mais informações sobre esse tratamento contra o câncer através de radiofrequência ?
Sérgio
2020-04-09 12:12:26Parabéns Suelia. Você sabe o grupo que a está lá apoiando. São de ciência. Vamos em frente ajudar os trabalhadores que se doam nestas horas difíceis, mas que passarão. Um fraterno abraço.
Wanderlei
2020-04-09 09:28:43Parabéns a todos.
Mario
2020-04-09 07:19:06Contribua com esta ideia que ajuda quem pode nos salvar! VESTA – a máscara do Projeto Égide da Universidade de Brasília. https://www.vakinha.com.br/vaquinha/vesta-a-mascara-do-projeto-egide-da-universidade-de-brasilia
Mario
2020-04-09 07:18:43Contribua com esta ideia que ajuda quem pode nos salvar! VESTA – a máscara do Projeto Égide da Universidade de Brasília. https://www.vakinha.com.br/vaquinha/vesta-a-mascara-do-projeto-egide-da-universidade-de-brasilia
José
2020-04-09 06:53:04Parabéns Suélia! Que você tenha muito sucesso e se recupere logo da doença. Se possível, nos informe como ajudar ao seu projeto com contribuições financeiras individuais.
Rozemeire
2020-04-09 05:29:02Parabéns Suélia, muito orgulho de ver uma mulher vencendo tantas barreiras em prol de beneficiar o próximo Rozemeire Silva
Lucia
2020-04-09 00:17:56Parabéns pelo belo trabalho! Que sirva de exemplo para as futuras gerações de brasileiros, que, infelizmente nos últimos anos se acostumaram a ver, diariamente na televisão e nos jornais, o que de pior uma sociedade pode produzir: políticos e empresários corruptos!
Vanilza
2020-04-08 23:49:58Parabéns, Suélia, seu trabalho é magnífico, sua preocupação com os profissionais da saúde é ímpar. Muitíssimo obrigada por colocar seu conhecimento à serviço da sociedade!