Reprodução/redes sociais

Coronavírus em Guaiaquil: mortos em casa e doentes levados em caçambas

04.04.20 12:02

A cidade portuária de Guaiaquil, no Equador, foi uma das mais afetadas pelo coronavírus na América Latina. Centenas de corpos aguardam dentro das casas para serem retirados, cremados e sepultados, o que facilita a disseminação da Covid-19. No desespero, doentes são levados em caçambas para hospitais (foto). A cidade baixou um toque de recolher das 2 horas da tarde até as 5 horas da manhã. Somente um pessoa, por família, pode sair para a rua, por vez.

“O coronavírus pegou muito forte em Guaiaquil porque muitos habitantes viajaram de férias para os Estados Unidos e países da Europa. Ao voltar, eles trouxeram o vírus”, diz o engenheiro e deputado César Rohon, do Partido Social Cristão, e morador de Guaiaquil. “O governo agiu rápido, mas a população não entendeu que era algo grave, que todos deveriam ficar em casa. O povo brincou com a morte.”

Além de lidar com a questão de saúde, o governo do presidente Lenín Moreno terá muita dificuldade em reativar a economia, que é dolarizada. “No Equador, não há como emitir mais dinheiro para gerar recursos para enfrentar a crise. Com isso, o impacto para a economia, que já tinha dificuldade em pagar a dívida externa, será tremendo”, diz Rohon.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. As notícias sobre Equador não são confiáveis. Oficialmente, ontem se registraram 150 mortos pela epidemia. Como pode haver centenas de mortos em casas e ruas? Quem está informando? As imagens de corpos? Está faltando seriedade para sopesar as notícias desencontradas e que geram pânico.

    1. Morei anos em Guayaquil e tenho amigos lá. Me relatam que a situação não é nada boa, mas essa de centenas de mortos nas casas.... bastante exagerado!

    1. Já viu o que acontece na Índia? Acha que entram nas estatísticas mundiais essas vítimas? Doce ilusão!

    2. Aparecem Krer. Mas no Equador a tragédia anda adquirindo contornos ainda mais trágicos e dramáticos.... a ponto das famílias serem obrigadas a cremar seus entes queridos nos passeios em frente às suas próprias residências, em razão do caos absolutamente total nos recursos e na Administração Pública.

    1. Ah, bom, pintinhozinho amarelinho, agora deu para detectar nítidamente o submundo onde você transita. Tá explicado!!

    2. Lilia, LuizZ e Odete6, essa cachaça que vcs estão bebendo, esta atingindo o vosso cérebro, só escrevem bobeiras!! Virem o disco sempre o mesmo blábláblá!!!

    3. Pintinho, procure seu umbigo e fique olhando, olhando, olhando para ele. É o que lhe resta.

    4. Como você é destituído de razão e sentimentos! Ou é robô ou.... prefiro calar. Vc deveria fazer o mesmo se não tem algo de útil para dizer.

    5. Pintinhozinho amarelinho é ignorante, frio, perverso e sociopata!!!

  2. Que realidade contundente, chocante, terrível, massacrante a desses nossos irmãos equatorianos!!! Toda a mais fraterna e amorosa solidariedade a todos eles!!!

    1. E fale direito o idioma pátrio: o correto é "tu podes"..... Volte para o jardim de infância!!!!

    2. De onde você saiu, pintinhozinho amarelinho???? Apareceu na Terra por autoctonismo????

    3. Odete6, muda para lá, assim tu pode ajudar melhor, pois de blábláblá estamos cheios!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO