Como fica a Rússia no meio da atual rixa entre Venezuela e EUA
Pressionado de todas as formas pelos Estados Unidos, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, tem tentado demonstrar que ainda conta com apoio da Rússia. Quatro dias após o Departamento de Justiça americano ter acusado o ditador Nicolás Maduro de narcotráfico e de ter oferecido uma recompensa de 15 milhões de dólares para quem der informações...
Pressionado de todas as formas pelos Estados Unidos, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, tem tentado demonstrar que ainda conta com apoio da Rússia.
Quatro dias após o Departamento de Justiça americano ter acusado o ditador Nicolás Maduro de narcotráfico e de ter oferecido uma recompensa de 15 milhões de dólares para quem der informações que levem à sua captura, Maduro recebeu as credenciais do novo embaixador russo em Caracas, Sergey Melik-Bagdasarov (foto).
Mas o apoio da Rússia não é tão garantido como Maduro gostaria. Nesta terça, 31, o secretário de estado americano, Mike Pompeo, ofereceu um plano para uma transição democrática na Venezuela. A proposta aconteceu um dia após uma conversa entre Donald Trump e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
"Acredito que esteja acontecendo um jogo por cima do governo de Maduro, que possivelmente envolve alguns atores locais na Venezuela", diz o analista internacional argentino-venezuelano Andrés Serbin, da consultoria Cries, em Buenos Aires. "A Rússia parece estar querendo resolver a questão com uma negociação entre governos, o que explicaria a venda de ativos da Rosneft recentemente", diz Serbin.
Após a imposição de sanções americanas no ano passado, a estatal russa de petróleo Rosneft se tornou a única companhia a comprar e distribuir o petróleo venezuelano. Como os Estados Unidos impuseram sanções diretamente contra a empresa no início deste ano, os russos preferiram soltar a batata quente venezuelana.
No sábado, 29, a Rosneft anunciou a interrupção de suas operações na Venezuela e a venda de seus ativos. A estatal se desfez de várias empresas mistas com os venezuelanos, como a Petromonagas, Petroperijá, Boquerón, Petromiranda e Petrovictoria.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Edmundo
2020-04-01 20:01:27Vai ficar quietinha.... Em 01 mês Maduro será deposto e preso !! Quem viver, verá !!
Volf MS
2020-03-31 22:31:10Estão discutindo onde vai ser o muro na Venezuela, como fizeram na Alemanha e Coréia. Só não pode anunciar muito antes porque não vai ficar um do lado comunista.
Raimundo
2020-03-31 21:10:47Game over Maduro!
MARIO KUME
2020-03-31 20:24:00Nem precisam perguntar qual o compartamento da Russia. Vai ficar na "moita" até onde der e tentar levar vantagem em tudo. É o jogo de sempre...
LuisR
2020-03-31 20:14:11Acho que vou comprar umas ações para ultra longo prazo dessas empresas bolivarianas, vai quê?! 🤣🤣🤣
Amilton
2020-03-31 18:49:28Quem acredita na Rússia, a compra. Mas leva um baita prejuízo. Comunismo = mentiras.
Danny Boy
2020-03-31 18:49:01Continuação... É sinal que nos próximos meses, o país chavista será invadido pelos ianques, com força total. É aguardar.
Alberto
2020-03-31 17:41:35Pra que tanto desperdício de conversa quando alguns drones ,exatamente como foi feito com aquele porco iraniano que agora está queimando no inferno), poderiam resolver o problema? Um para o Maduro, outro para o Cabello, e por aí vai.
Ruyy
2020-03-31 17:40:39Será que desta vez a fruta madura cai ? US 15,0 mi não é pouca coisa, não !
Smilei the spy
2020-03-31 17:03:32Sai o camarada Putin, mas Sr. Podre, emérito narcoterrorista, será honrado com a presidência de nova estatal com parceria internacional: Petroguantánamo, na parte respirável de sua aliada Cuba...Com direito a um Gabinete exclusivo de frente para o mar, mas sem janelas. E com mordomias da CIA e segurança dos marines. Classe A...