Weintraub: escolas devem se preparar para possibilidade de aulas remotas
O ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), declarou, nesta quarta-feira, 11, que as instituições de ensino devem se preparar para eventuais medidas emergenciais em decorrência do novo coronavírus. Ele levantou a possibilidade da condução de aulas remotas, caso a Covid-19 se alastre. Weintraub usou um comparativo para defender o planejamento. “Quando saio de carro, torço...
O ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), declarou, nesta quarta-feira, 11, que as instituições de ensino devem se preparar para eventuais medidas emergenciais em decorrência do novo coronavírus. Ele levantou a possibilidade da condução de aulas remotas, caso a Covid-19 se alastre.
Weintraub usou um comparativo para defender o planejamento. “Quando saio de carro, torço para não bater o carro. Mas ponho o cinto de segurança. Por que eu passo o cinto de segurança? Caso haja um acidente, os danos vão ser mínimos”, observou, em vídeo publicado no Twitter. “Por parte do Ministério da Educação, já estamos nos preparando, sempre orientados pelo Ministério da Saúde, para que, caso venha a acontecer qualquer coisa, os danos sejam os menores possíveis”, completou.
Coronavírus: Neste momento, no Brasil, a prevenção é o mais importante. Não há razão alguma para pânico, mas orientamos que as instituições de ensino se planejem para a possibilidade, ainda que futura, de algumas medidas emergenciais pontuais. pic.twitter.com/YmrSfwDPce
— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) March 11, 2020
O ministro levantou sugestões para a substituição de aulas presenciais: “Você manda as aulas para os alunos, disponibiliza e-mail, YouTube, Skype, internet, para evitar aglomeração, evitar a transmissão mais aguda do coronavírus”, indicou.
Chefe da Educação, ele sinalizou, ainda, que faculdades e institutos de educação devem analisar possibilidades de trabalho remoto de funcionários e adiantamento de férias, por exemplo. “Pensem em um cenário de contingência, acho que é a melhor solução. Até mesmo trabalhos de conclusão da matéria e minimizar aglomerações, reuniões, simpósios e seminários”, emendou.
Apesar da orientação de Weintraub, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, nesta tarde, durante comissão especial da Câmara dos Deputados, que a suspensão de aulas presenciais trata-se de potencial risco para avós de crianças que, por serem idosos, integram o principal grupo de risco da Covid-19.
“Porque tem o seguinte: quando se fazem férias escolares ou suspensão de aula, essas crianças vão ficar com quem? Se mandarem para os avós, como é o hábito das famílias brasileiras, eu vou estar expondo, porque 30% são assintomáticas, um tanto dessas crianças e adolescentes têm formas leves”, ressaltou Mandetta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MAURICIO
2020-03-11 20:50:24Existe muitos palhaços neste governo, mas com certeza o líder de todos é esse ministro da educação.
Leandro
2020-03-11 18:53:52Pela primrira vez acho q ele fez algo certo. Dificilmente o coronavirus vai ser contido no curto prazo. O grande absuurdo e' o pressidente convocar uma manifestacao numa hora dessas. E'mais um ato insano dele. A contaminacao vai certamente aumentar e ele vai se acusado disso. As vezes sinto q a quantidade de pessoas q pensam medianamente no planalto, e'muito pequena, especialmente no ambito da familia.
Andrew
2020-03-11 17:52:46Soa um alarme entre os petralhas para enviar uma nota aqui na Crusoe quando aparace o nome Wentraub BBBBBZZZZZZZ
Andrew
2020-03-11 17:48:51Weintraub falou a tempo do professor se preparar para pelo menos colher o email dos alunos, numero de telefone ou whatsapp.
Leonor
2020-03-11 17:36:25Já ouviram o novo termo? aula remota. nossa!!!!
Jose
2020-03-11 17:35:42Não entendi. Ele diz para as pessoas evitarem aglomerações, mas ao mesmo tempo está patrocinando o passeio das récuas bozistas no domingo? O pensamento deste ministro é "impreçionante"!
Jenisvaldo
2020-03-11 17:21:51Mais esse absurdo, agora. Vão separar as crianças dos avôs. Avôs e netos estão sempre grudadinhos, independente do famigerado vírus ou de férias ou ainda de ter aulas ou não.
Bernadete
2020-03-11 17:05:54Aproveite o "ensaio" de aulas remotas e feche muitos espaços físicos que se chamam de escolas e universidades e destinem mais verbas para a saúde. Infelizmente e lamentável, Educação formal no Brasil não é para todos.
Alexandre
2020-03-11 16:45:11Por conta do coronavirus (e degue) é preciso ter os cuidados recomendados pelos que entendem do assunto. Pânico é gerado quando o presidente da República declara que o coronavirus é mais uma fantasia
FERNANDO
2020-03-11 16:43:05Cala a boca, Weintraub! Há escolas que sequer têm computadores e vc vem me falar de aulas virtuais?! Vossa Excelência é um mau-caráter. Além de completamente despreparado para o cargo. Tal qual o seu chefe, o Presidente Bozo.