Embaixadora de Guaidó espera Itamaraty para ocupar embaixada
A embaixadora da Venezuela no Brasil, María Teresa Belandria (foto), aguarda um comunicado do governo brasileiro para tomar providências sobre a representação diplomática em Brasília. Até a noite de sexta-feira, 6, ela não havia sido informada oficialmente do plano do Itamaraty de expulsar do país funcionários do regime de Nicolás Maduro. Apesar de ser reconhecida...

A embaixadora da Venezuela no Brasil, María Teresa Belandria (foto), aguarda um comunicado do governo brasileiro para tomar providências sobre a representação diplomática em Brasília. Até a noite de sexta-feira, 6, ela não havia sido informada oficialmente do plano do Itamaraty de expulsar do país funcionários do regime de Nicolás Maduro.
Apesar de ser reconhecida pelo governo de Bolsonaro como a embaixadora da Venezuela no Brasil, Belandria não despacha na embaixada do seu país em Brasília, que continua sendo administrada por um corpo diplomático designado por Maduro.
Ela soube pela imprensa que Bolsonaro pretende ordenar que o pessoal de Maduro deixe a embaixada e o país após o Brasil começar a retirar seu corpo diplomático da Venezuela na quinta-feira, 5, a partir da publicação de uma portaria no Diário Oficial da União. O Itamaraty determinou a remoção de quatro diplomatas e onze oficiais de chancelaria.
A intenção do governo brasileiro, segundo fontes do Itamaraty, é acabar com a rede consular no país vizinho, reduzindo os cincos postos diplomáticos brasileiros na Venezuela. O processo de retirada total pode levar cerca de dois meses.
Em novembro de 2019, com a ajuda de funcionários brasileiros e venezuelanos da representação diplomática, apoiadores de Guaidó entraram na embaixada venezuelana em Brasília. Eles deixaram o prédio cerca de doze horas depois, sob escolta de policiais, devido à presença de militantes de esquerda que cercavam o prédio em apoio aos diplomatas ligados ao regime chavista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Oswaldo
2020-03-09 17:52:48Deveria-mos cortar qualquer tipo de relacionamento com a Venezuela, e quando de fato houve um governo licitamente eleito , aí reataria-mos diplomacia novamente.
SAMUEL
2020-03-09 11:17:33o BRASIL deve apoiar uma intervenção militar na Venezuela, de tabela, estaremos combatente o Narcotráfico! vai uma perda sem precedentes aos narcotraficantes!
Miguel
2020-03-08 14:40:25Só faltam 7 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE ou #DIAdoFURO ou #DIAdoHELENÃO. Homenageados: Gal. HELENO, MORO e BOLSONARO. As guerras são vencidas NAS RUAS. Indo às ruas ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. CONTRA AS CHANTAGENS DO CONGRESSO. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.
Miguel
2020-03-08 12:20:49Só Faltam 7 dias. Mimimi aqui de nada adianta. BORA PRAS RUAS Dia 15. Essa RAÇA só “BOTA o GALHO DENTRO” quando ouve “A VOZ ROUCA DAS RUAS” como dizia o Ulisses Guimarães. E eu digo, no dia 15 de março os PILANTRAS e PARASITAS vão ouvir é o “RUGIDO LOUCO DAS RUAS”. O TSUNAMI do dia 15. Convoquem os amigos, a família, os vizinhos. Quero ver todos lá dia 15 de março. Vocês ficarão arrepiados ao cantarem o HINO NACIONAL.
Renato
2020-03-08 12:18:31Passou da hora de expulsar essa corja do Brasil, os esquerdopatas vão reclamar, manda eles irem para a Venezuela também!
Carlos
2020-03-08 10:51:31Os aliados da ditadura venezuelana perderam as eleições, felizmente. Partido que afirma ser a Venezuela uma democracia não pode representar a sociedade brasileira.
Danny Boy
2020-03-07 21:45:15Bolsonaro determinando a volta dos diplomatas da Venezuela para o Brasil. E, ainda, Bolsonaro encontrando-se pessoalmente, com Trump, nos EUA... 🤔 É mau agouro... Pode ser um sinal de que, os Estados Unidos, com o apoio do Brasil, invadirão a Venezuela. “Se non è vero...!” Como dizia, São Tomé: ‘Vere e credere’. É ver e crer.
Danny Boy
2020-03-07 21:10:00Maduro, , DiosDado Cabello (Cabelo dado por Deus...), são comunistas trotskista, os mais radicais. Hitler, matou 4 milhões de judeus; Stálin na Rússia, assassinou 30 milhões;e Mao-Tse-Tung, na China, fuzilou 50 milhões. “Ave Caesar”, uma conspícua absurdidade, sem igual na história. Posto isto, comunistas são incorrigíveis inimigos da liberdade; portanto, sendo o caso de Maduro e comitiva de acólitos, serem empalados simbolicamente, como o Conde Drakko, empalou os turcos otomanos na Rumânia
Rômulo
2020-03-07 19:06:20São comunistas ☭ então toca fogo na embaixada com os comunistas ☭ dentro, fica resolvido o assunto.
Rosileine
2020-03-07 18:58:53Expulsa logo os maduros tá esperando o quê?