Com fim de motins, Bolsonaro antecipa saída das Forças Armadas do Ceará
Após o fim do motim de policiais militares no Ceará, o presidente Jair Bolsonaro decidiu antecipar o fim da operação para a Garantia da Lei e da Ordem, GLO, no estado para esta quarta-feira, 4, conforme decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União. A princípio, as tropas das Forças Armadas permaneceriam no...
Após o fim do motim de policiais militares no Ceará, o presidente Jair Bolsonaro decidiu antecipar o fim da operação para a Garantia da Lei e da Ordem, GLO, no estado para esta quarta-feira, 4, conforme decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União. A princípio, as tropas das Forças Armadas permaneceriam no território cearense até sexta-feira, 6.
O movimento grevista dos PMs chegou ao fim no domingo, 1. Ao longo dos 13 dias em que os agentes ficaram de braços cruzados, os índices de violência no Ceará dispararam: pelo menos 190 pessoas foram assassinadas. Além disso, houve registro de ocupação de batalhões, esvaziamento de pneus de viaturas e ordem de policiais para que comerciantes fechassem as portas de estabelecimentos.
Para auxiliar o governo do estado a conter a crise na segurança pública, Bolsonaro assinou, em 20 de fevereiro, o decreto da GLO. O chefe do Executivo adotou a medida um dia após o senador licenciado Cid Gomes ser baleado ao tentar furar, com uma retroescavadeira, o bloqueio de PMs grevistas no batalhão de Sobral.
O decreto teria validade até a última sexta-feira, 28. O presidente, no entanto, decidiu prorrogá-lo até o fim desta semana, apesar de insatisfeito. Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro chegou a dizer que as GLOs em sua gestão não seriam “ad eternum”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Miguel
2020-03-04 16:20:01Só faltam 11 dias. Vem aí o TSUNAMI do dia 15 de março. As ruas de todo o BRASIL serão inundadas por um MAR DE PATRIÓTAS que estão cansados de serem tratados como bobos e palhaços pelo congresso e pelo STF. Eles estão se cagando de medo do #DiadoFODA-SE. Estão se articulando, ameaçando impeachment e o diabo. Apelaram até para o FHC e o papa comunistóide, mas não adianta, o povo, verdadeiramente do bem, mais uma vez não vai se omitir. Todos para as ruas. #15 de março o #DiadoFODA-SE.