Bolsonaro pedirá a Maia e Alcolumbre votação do excludente de ilicitude
O presidente Jair Bolsonaro (foto) adiantou que, após o retorno dos parlamentares do feriado de Carnaval, pedirá aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, a inclusão, na pauta do Congresso Nacional, do projeto de lei do Executivo que fixa o excludente de ilicitude para militares durante o período em que atuarem...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) adiantou que, após o retorno dos parlamentares do feriado de Carnaval, pedirá aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, a inclusão, na pauta do Congresso Nacional, do projeto de lei do Executivo que fixa o excludente de ilicitude para militares durante o período em que atuarem nas operações de Garantia da Lei e da Ordem, GLO.
Estabelecido no artigo 23 do Código Penal, o excludente anula a culpabilidade de condutas ilegais em determinadas circunstâncias. A ideia do presidente é ampliar esta previsão legal.
Bolsonaro decretou a implementação da GLO nesta quinta-feira, 20, para conter o motim de policiais militares que reivindicam aumentos salariais no Ceará. Com a autorização, equipes das Forças Armadas seguirão para o estado, onde o senador licenciado Cid Gomes foi baleado na quarta-feira, 19.
De acordo com o presidente, o excludente de ilicitude nestes casos mostra-se necessário, uma vez que o Estado é responsável pelo envio de jovens “com um fuzil no peito” para “áreas urbanas” em missões extremas. “Por estar com o fuzil, às vezes, ele é atacado e reage. Vai que morre inocente. De quem é a responsabilidade?”, comentou, em uma transmissão ao vivo, nesta noite.
O chefe do Palácio do Planalto afirmou que a norma garantiria que, ao retornar das operações, o militar não tivesse de se preocupar "em receber visita de um oficial de Justiça e, depois, responder a uma auditoria militar e pegar até 30 anos de cadeia”. “É uma irresponsabilidade. Até 30 anos de cadeia nesse garoto que tem uma namorada, um time de futebol, que tem uma vida social, que é inocente”, emendou.
Bolsonaro disse, ainda, que a situação no Ceará é de “guerra urbana”. "O pessoal que está cometendo delitos, crimes nessas regiões – onde, por um motivo qualquer, por um motivo justo, estão indo as Forças Armadas para lá – tem que entender que o pessoal verde está chegando e o bicho vai pegar. Porque, se é para tratar com flor essa galera, não fiquem enchendo nosso saco e vão pedir para outras instituições para cumprir esta missão", afirmou Bolsonaro na transmissão ao vivo.
Mais cedo, ele já havia defendido a aprovação da norma. “Deixo bem claro uma coisa, a gente precisa do Parlamento para que seja aprovado o excludente de ilicitude. Minha consciência fica pesada nesse momento porque tem muito jovem de 20 anos de idade que está na missão (da GLO). É uma missão que se aproxima a uma de guerra”, disse, após decretar o envio das Forças Armadas ao Ceará.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Paulo Renato
2020-02-21 14:43:52É muito simples, se não aprovarem o excludente de ilicitude, não enviem a tropa para servir de alvo dos policiais cearenses que estão armados. Como diz o ditado: Eles que são brancos que se entendem. Se virem eleitores do Cangaciro.
Miguel
2020-02-21 11:02:42#SOMOSTODOSBOLSONARO - 15/março - MANIFESTAÇÃO NACIONAL em apoio ao General HELENO na luta contra as chantagens do Congresso - COPACABANA - POSTO 5 - 10h - O POVO de BEM de todo o BRASIL nas ruas. Precisamos de muitos, para demonstrar força em todo o canto do BRASIL. Eles têm medo das URNAS. O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA. Divulguem ao MÁXIMO.
Antônio
2020-02-21 09:31:30Muito bem. Mas, como o Congresso gosta de proteger bandido, provavelmente dará outra banana ao cidadão de bem.
Paulo Renato
2020-02-21 01:29:33Vejam todos o que é colocar dinheiro dos impostos nas mãos desses canalhas. O chefe deles, não se aguentou e correu para aquela oca de Macapá e torrou logo de cara a sua cota entre os amigos e correligionários, antecipando sua candidatura para o governo daquela reserva indígena.
Roberto
2020-02-21 00:22:13Certeza que o Congre$$o já estão fazendo as contas de quanto isso custará ao Executivo.
Jeduardo
2020-02-20 22:53:35dA excludente, A excludente
Alberto
2020-02-20 22:51:50Presidente, não espere absolutamente nada desses dois montes de estrume. Será muito mais importante fechar o ninho de ratos e a pocilga mor do judiciário. E aí com uma canetada implantar tudo o que o país necessita. Reforma Administrativa, Tributária e PRINCIPALMENTE, a política.
LuisR
2020-02-20 21:32:31E o babaca do idiota desse tal de Ciro Gomes e o mano chapado motorista de trator, que já foram governo desse estado, de povo muito bacana e cordial, ainda vem falar merda. É triste, porque fui turista aí por muitos anos. Sentar com meus filhos nas areias da praia do Futuro em Fortaleza e passar o dia era ótimo, mas... nunca mais voltei. Porque?
HD.
2020-02-20 21:10:31Bandido que está armado ,que não obedece a voz de prisão , quer ser recebido como? Com um cafezinho??
Jose
2020-02-20 21:08:12Consciência pesada você deveria estar de deixar o Brasil como está com a sua incompetência e burrice. Tudo o que acontece agora é uma consequência das suas políticas fracassadas para unir o país em torno de algumas metas em comum. Vade retro satana!