Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro pedirá a Maia e Alcolumbre votação do excludente de ilicitude

20.02.20 20:48

O presidente Jair Bolsonaro (foto) adiantou que, após o retorno dos parlamentares do feriado de Carnaval, pedirá aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, a inclusão, na pauta do Congresso Nacional, do projeto de lei do Executivo que fixa o excludente de ilicitude para militares durante o período em que atuarem nas operações de Garantia da Lei e da Ordem, GLO. 

Estabelecido no artigo 23 do Código Penal, o excludente anula a culpabilidade de condutas ilegais em determinadas circunstâncias. A ideia do presidente é ampliar esta previsão legal.

Bolsonaro decretou a implementação da GLO nesta quinta-feira, 20, para conter o motim de policiais militares que reivindicam aumentos salariais no Ceará. Com a autorização, equipes das Forças Armadas seguirão para o estado, onde o senador licenciado Cid Gomes foi baleado na quarta-feira, 19.

De acordo com o presidente, o excludente de ilicitude nestes casos mostra-se necessário, uma vez que o Estado é responsável pelo envio de jovens “com um fuzil no peito” para “áreas urbanas” em missões extremas. “Por estar com o fuzil, às vezes, ele é atacado e reage. Vai que morre inocente. De quem é a responsabilidade?”, comentou, em uma transmissão ao vivo, nesta noite.

O chefe do Palácio do Planalto afirmou que a norma garantiria que, ao retornar das operações, o militar não tivesse de se preocupar “em receber visita de um oficial de Justiça e, depois, responder a uma auditoria militar e pegar até 30 anos de cadeia”. “É uma irresponsabilidade. Até 30 anos de cadeia nesse garoto que tem uma namorada, um time de futebol, que tem uma vida social, que é inocente”, emendou. 

Bolsonaro disse, ainda, que a situação no Ceará é de “guerra urbana”. “O pessoal que está cometendo delitos, crimes nessas regiões – onde, por um motivo qualquer, por um motivo justo, estão indo as Forças Armadas para lá – tem que entender que o pessoal verde está chegando e o bicho vai pegar. Porque, se é para tratar com flor essa galera, não fiquem enchendo nosso saco e vão pedir para outras instituições para cumprir esta missão”, afirmou Bolsonaro na transmissão ao vivo.

Mais cedo, ele já havia defendido a aprovação da norma. “Deixo bem claro uma coisa, a gente precisa do Parlamento para que seja aprovado o excludente de ilicitude. Minha consciência fica pesada nesse momento porque tem muito jovem de 20 anos de idade que está na missão (da GLO). É uma missão que se aproxima a uma de guerra”, disse, após decretar o envio das Forças Armadas ao Ceará.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É muito simples, se não aprovarem o excludente de ilicitude, não enviem a tropa para servir de alvo dos policiais cearenses que estão armados. Como diz o ditado: Eles que são brancos que se entendem. Se virem eleitores do Cangaciro.

  2. #SOMOSTODOSBOLSONARO - 15/março - MANIFESTAÇÃO NACIONAL em apoio ao General HELENO na luta contra as chantagens do Congresso - COPACABANA - POSTO 5 - 10h - O POVO de BEM de todo o BRASIL nas ruas. Precisamos de muitos, para demonstrar força em todo o canto do BRASIL. Eles têm medo das URNAS. O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA. Divulguem ao MÁXIMO.

  3. Vejam todos o que é colocar dinheiro dos impostos nas mãos desses canalhas. O chefe deles, não se aguentou e correu para aquela oca de Macapá e torrou logo de cara a sua cota entre os amigos e correligionários, antecipando sua candidatura para o governo daquela reserva indígena.

    1. É verdade, Roberto. Naquele antro só dá mercenário. Esses vagabundos já estão todos cevados naquele lupanar. Todos já estão gordos, roliços de tanto comer na mão do Executivo.

  4. Presidente, não espere absolutamente nada desses dois montes de estrume. Será muito mais importante fechar o ninho de ratos e a pocilga mor do judiciário. E aí com uma canetada implantar tudo o que o país necessita. Reforma Administrativa, Tributária e PRINCIPALMENTE, a política.

  5. E o babaca do idiota desse tal de Ciro Gomes e o mano chapado motorista de trator, que já foram governo desse estado, de povo muito bacana e cordial, ainda vem falar merda. É triste, porque fui turista aí por muitos anos. Sentar com meus filhos nas areias da praia do Futuro em Fortaleza e passar o dia era ótimo, mas... nunca mais voltei. Porque?

  6. Consciência pesada você deveria estar de deixar o Brasil como está com a sua incompetência e burrice. Tudo o que acontece agora é uma consequência das suas políticas fracassadas para unir o país em torno de algumas metas em comum. Vade retro satana!

    1. O que me deixa pasmo é que já tinha gente por aqui reclamando da ausência desse Jose com um furo desbitolado no assento! Para mim só pode ser um masoquista.

    2. Aí abaixo temos dois Joses, sem acento. O primeiro é o que TOMA NO ASSENTO, o doutor sabe tudo, dono único da verdade, mas que tem um amor enrustido pelo presidente, Tá louco pra dar o furo! Ao segundo, volto a sugerir que acresça um número ou uma letra ao nome, pra não ser confundido com a besta quadrada que toma no assento. Eele deve ter algum trauma de infância, acho que com 5 meses já andava, uma hora dessas eu conto o porque.

    3. Continue firme PRESIDENTE. Este desafio q as FORÇAS ARMADAS nos confiaram, de por nós mesmos evoluirmos para uma DEMOCRACIA avessa ao comunismo, afastamento de funcionários públicos q aparelharam o ESTADO durante 35 anos em benefício próprio, faz parte de um processo em extinção. Parabéns pelo q vcs têm feito. Somos soldados prontos a intervir.

    4. José quando vj seus comentários da vontade de vomitar 🤢 vc é muito sujo e tem a mente podre e nojento!! Kkkk é um asno.

    5. Quem deixou o Brasil do jeito que está foi a quadrilha petista que vc idolatra imbecil. Vc quando criança provavelmente engatinhava em volta da casa procurando merda pra comer.

    6. José. Você deve estar doente. Consulte um psiquiatra.

  7. Não vai dar Bolsonaro. Congresso, STF e imprensa uniram forças para boicotar o seu governo. Eles não suportam um verdadeiro representante do povo no poder.

Mais notícias
Assine agora
TOPO