Senadores temem que fala de Heleno contribua para derrubar vetos
Senadores independentes e integrantes do 'Muda, Senado' temem que as recentes críticas do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno (foto), ao Congresso acabem contribuindo para a derrubada dos vetos do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que define o controle sobre a distribuição de emendas parlamentares. Nos bastidores, esses senadores ressaltam que, antes...

Senadores independentes e integrantes do 'Muda, Senado' temem que as recentes críticas do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno (foto), ao Congresso acabem contribuindo para a derrubada dos vetos do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que define o controle sobre a distribuição de emendas parlamentares.
Nos bastidores, esses senadores ressaltam que, antes das falas de Heleno, o Senado era a principal aposta do governo para conseguir manter os vetos. Para que os dispositivos sejam derrubados, eles precisam ser rejeitados tanto por deputados quanto por senadores -- se uma das duas casas legislativas votar pela manutenção do veto presidencial, ele continua valendo.
Senadores independentes e do "Muda, Senado" já tinham avisado ao presidente da casa, Davi Alcolumbre, que votariam pela manutenção dos vetos. A crítica era de que o projeto vetado dava muito poder ao relator do Orçamento, o qual, se o veto for derrubado, poderá decidir junto aos líderes como e quando 30 bilhões de reais em emendas parlamentares serão pagas pelo governo.
O cenário, porém, mudou após vazar declaração de Heleno sobre os vetos, na qual o ministro diz que o governo não pode aceitar "esses caras chantagearem a gente o tempo todo”. O temor desses senadores é de que a declaração leve parlamentares a votarem pela manutenção dos vetos, para não passar a ideia de que o Congresso está "se curvando" a um general.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
SONIA
2020-02-21 14:57:01Tudo bem, podem até fazer isso, desde que não achem que o general está blefando, que o povo não apoia o general e que não vão se estrepar daqui a 3 nos
MAURÍLIO43
2020-02-21 14:03:03Resumo da ópera: suas insolências sempre procurando uma "desculpa" para continuar chantageando... Medo disso, medo daquilo, dificuldade aqui, complicação ali... A corja sempre quer mais algum...
Jose
2020-02-21 12:13:23Não entendi!
Jose
2020-02-21 11:48:02Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.uol.com.br/edicoes/95/a-guerra-do-foda-se/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.
Quiet
2020-02-21 08:18:10Ao centrão: cuidado com o "efeito Pelosi"... (testado e provado aqui na CPMI das fake news) - o famoso "tiro no pé" kkk
Lucia
2020-02-20 20:07:27Esse embate contra Heleno vai acabar mal para os parlamentares! Entre Heleno e Brasília, o povo ficará sempre com Heleno! Burro é quem não percebeu isso ainda.
Vilma Brito
2020-02-20 19:57:47Cabe aqui uma reflexão, para o PLANALTO?! Como estaria o nível de Comportamento do Congresso hoje, se a CPI DA TOGA tivesse sido instalada?! O Congresso já teria se alinhado com a eleição 2018, com a clareza das urnas quanto a Corrupção, quanto ao toma lá, da cá e o povo que banque? O grupo principal dos Parlamentares, teria agido de forma indevida com o grupo maioria, em torno de uns 550 Parlamentares, no episódio divulgado dos 3,8 bilhões, no apagar das luzes de 2019?!
Rafael
2020-02-20 19:36:13O Congresso não tem que se curvar ao General, mas ao povo, à moralidade, à verdade, ao certo... Parabéns General Heleno! Agora entendo o espírito daquelas passeatas: Helenão! Rsrsrs.
Vilma Brito
2020-02-20 19:34:40General HELENO como sempre na hora certa, no lugar certo. E foi quase simultânea a fala do GENERAL HELENO, que a CRUSOÉ nos informou que no apagar das luzes de 2019, MAIA & ALCOLUMBRE & MAIS ALGUNS OPORTUNISTAS, deram uma rasteira na grande maioria dos seus pares, nossos Representantes Legislativos; e levaram 3,8 bilhões ao bel prazer. Quem convocará essa tchurminha para dar esclarecimentos???!!!
Wilson
2020-02-20 18:16:04Pior seria curvar-se para mídia lixo e corruptos.