A negativa "esperta" do dono da Havan
O empresário Luciano Hang (foto), dono da rede de lojas Havan, chamou de fake news a notícia publicada por Crusoé sobre uma autuação aplicada à empresa pela Receita Federal. Como este Diário informou nesta quarta-feira, 24, a Havan captou valores no mercado financeiro e, depois, emprestou 100 milhões de reais a Hang sem juros. A manobra...
O empresário Luciano Hang (foto), dono da rede de lojas Havan, chamou de fake news a notícia publicada por Crusoé sobre uma autuação aplicada à empresa pela Receita Federal. Como este Diário informou nesta quarta-feira, 24, a Havan captou valores no mercado financeiro e, depois, emprestou 100 milhões de reais a Hang sem juros.
A manobra foi considerada irregular pela Receita e a Havan recorreu. Em setembro deste ano, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), uma espécie de tribunal de recursos contra sanções aplicadas pela Receita, publicou decisão na qual manteve a autuação sobre o empréstimo de 100 milhões de reais e derrubou outras -- conforme publicou Crusoé.
“Eles querem me calar. ‘Não fale mal do PT que soltamos os cachorros em cima de você’. E aí soltaram a notícia, uma fake”, diz Hang, insinuando que a notícia é produto de perseguição do PT contra ele. O empresário citou, em vídeo na internet, nota de O Antagonista que repercutiu a informação publicada por Crusoé. "Veio uma notificação de 40 milhões de reais, recorremos e ganhamos no Carf. Isso o Antagonista não falou porque a petezada deve ter dado a notificação, mas não o resultado." Luciano Hang ainda lê um trecho específico da decisão do Carf, na qual o conselho concorda com uma parte dos argumentos da Havan.
Para negar o conteúdo da notícia publicada por Crusoé, Hang recorreu a uma tática, digamos, esperta: citou apenas a parte em que os argumentos da Havan foram acolhidos pelo Carf e ignorou as outras, justamente aquelas que envolvem o empréstimo de 100 milhões de reais. No vídeo, ele desconsidera ainda o fato de a reportagem também ter mencionado que alguns argumentos da Havan, como o que envolve o abatimento de impostos sobre o uso de helicópteros da empresa, terem sido acolhidos. Crusoé reafirma todas as informações publicadas.
Hang apresenta, no vídeo, o mesmo documento que lastreou a reportagem. Diz um trecho desse documento, que trata do empréstimo de 100 milhões de reais e que o empresário, espertamente, não leu: “Se a empresa obteve empréstimos junto a instituições financeiras, com previsão de pagamento de juros, e repassou recursos a terceiros por meio de contratos de mútuos sem previsão de recebimento de juros, as despesas de juros contabilizadas tornam-se não dedutíveis em razão do caráter de liberalidade atribuído ao mútuo sem ônus que foi concedido por ela”.
O dono da Havan afirmou, por fim, que está à disposição para esclarecer o assunto, mas ao ser procurado nesta quarta-feira, por meio de sua assessoria de imprensa, não respondeu às perguntas de Crusoé.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Cybele
2018-10-26 20:39:52Um país que devora mais da metade do salário e mina receita de empresas, abre brechas para meios de manter um negócio funcionando. Justifica? Não,não justifica. É preciso mudar não somente a mentalidade do contribuinte, como a forma como aceitamos estes impostos absurdos. No caso da matéria é preciso entender que em uma ação é preciso ler todo o documento para depois avaliar. Urgente são mudanças nas regras tributárias. São poucos os veículos que hoje merecem crédito. Este é um deles.
ELISABETE
2018-10-26 17:18:10Precisamos descobrir quem o Luciano Hang criticou e/ou mexeu que não deveria ter criticado/mexido. Tenho um palpite, acho que logo, logo, saberemos!
ADAMOR
2018-10-26 16:31:03A revista deveria continuar nesta linha. Gostaria que fizessem uma reportagem sobre a Empiricus, e a quantidade de reclamações no ReclameAqui, inclusive por propaganda enganosa. Assim poderemos saber mais sobre empresários e suas desonestidades.
Valeria
2018-10-26 12:04:11Por favor, né!!! O cara não é politico, é empresário, gera uma pancada de empregos... a Lei o sistema permitiu q isso aconteça? O q tá errado? O sistema ou a pessoa q fez o empréstimo? É c acusar o Amoêdo de banqueiro, pq o cara ficou rico (no BR ser rico é tido c vergonhoso, p mim é inveja mesmo!). A Lei o sistema financeiro q está errado, assim c o judiciario e politico. TEM q MUDAR
Paulo
2018-10-26 12:03:29Interessante Crusoé: nada diferente do que outros "mega-empresários" corriqueiramente fazem. Por que não investigar os atos empresariais de Doria, Zema, Ibaneiz, entre outros expoentes políticos? Por falar nisso: cadê a matéria sobre o misterioso tiroteio em Juiz de Fora?
Marcelo
2018-10-26 11:48:08"Luciano Hang, e o segundo pecado da Crusué" Essa seria a minha chamada de capa para essa reportagem, repetiu o mesmo ocorrido com a Joice. Cuidado pessoal da Crusoé estamos com carência de meios de comunicações sérios, cancelei minha assinatura de outros meios pela a sua. Ajustem o leme por favor.
zague
2018-10-26 11:36:34Crusoé/redação: - tornei-me assinante da Crusoé, nas primeiras horas de s/ lançamento, por pura reputação alcançada de O Antagonista ..., Vejo nesta matéria, "inoportuna" investigação jornalistica, já q/ o tamanho de tantas outras (bilionárias), anomalias ou gravíssimas questões (ex.: quem esta bancando os advogados de adelio?, faça meu favor?! tá parecendo jornalista da "foia" SP. Isso me preocupa, parece q/ estão perdendo o foco da questão principal(?!). ps: investigar sim!, + pf, aguarde.
Marcilio
2018-10-26 10:14:08Não ataquem o Hang neste momento. Ele é um santo perto do que o PT fez no Brasil.
Fernando
2018-10-26 10:06:13Pelo que se nota dos chiliques de alguns, pensavam estar assinando a Carta Capital do Bolsonaro. Se vocês querem imprensa sabuja e sujeita ao governo, votem no Haddad! O voto da maioria dos que votam no Bolsonaro é justamente repudiar a cooptação da imprensa e a censura prometidas pelo PT, e vem um monte de babaca aqui chorar como petista que a Crusoé é vendida, ou que devia evitar publicar notícias que possam prejudicar um candidato. Vocês são uma vergonha, votem no PT, Bolso não quer seu voto!
Sirio
2018-10-26 08:51:10Já trabalhei em muitas empresas de grande porte e pude ver que esse tipo de operação da empresa pegar dinheiro no mercado e repassar pro dono em forma de empréstimo é usual. Tem mais a ver com estratégia e não fraude. Isso não faz desses super empresários desonestos ou mal caráter.