Com Bolsonaro, autoritarismo pode engolir liberalismo, diz "Economist"
O editor sênior da "Economist" Michael Reid publica hoje, 25, um artigo em que alerta para o risco de o liberalismo econômico prometido na campanha eleitoral de Jair Bolsonaro (foto) ser tolhido pelo autoritarismo, em um eventual governo do candidato do PSL . O artigo lembra dos problemas nas associações entre liberalismo e autoritarismo no...
O editor sênior da "Economist" Michael Reid publica hoje, 25, um artigo em que alerta para o risco de o liberalismo econômico prometido na campanha eleitoral de Jair Bolsonaro (foto) ser tolhido pelo autoritarismo, em um eventual governo do candidato do PSL .
O artigo lembra dos problemas nas associações entre liberalismo e autoritarismo no continente, como na ditadura de Pinochet no Chile e no regime militar brasileiro a partir de 1964.
Para Reid, uma presidência de Bolsonaro com conflitos internos e com a oposição pode levar a ataques ao Legislativo e à Justiça. O resultado seria uma "democracia iliberal", onde haveria eleições, mas sem controles e regras justas de contenção e regulação do poder.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
RENNE
2018-10-26 21:13:45Os EUA ainda nos consideram uma república de bananas
Luiz
2018-10-26 12:14:36Esse Reid antes de abrir a boca deveria conhecer o Brasil. Falar bobagens a esmo não faz sentido.
Beto
2018-10-26 10:39:53Fuck The Economist. Crime has been swallowing us. PT's economic medieval ideas have been swallowing us. Corruption has been swallowing us. Death has been swallowing us. The Economist may be working for interests that do not want Brazil to break the glass ceiling. And what a better than keeping us in the hands of stupid, criminal communists? Fuck The Economist!
Anna
2018-10-26 10:17:03A imprensa estrangeira acha que o Lula é preso político! Saber o que eles pensam tem um valor parecido com o que a Folha pensa. Aliás, só falta publicar o que a Folha pensa. Publica!! Porque não falam sobre como Bolsonaro vai encontrar a economia? Escrevam sobre o caos!!!
Sirio
2018-10-26 08:54:35Na verdade, o petismo destruiu todos nossos valores e passamos a ser um país libertino, imoral... Bolsonaro vai pegar um país destroçado em todas as áreas e será preciso um esforço tremendo de gestão e apaziguamento dos ânimos pra colocar o país na normalidade. O que vem depois disso tudo será a governabilidade.
Mario
2018-10-26 08:51:47O jornalismo virou o quinto poder no planeta, então, na maioria das matérias, escrevem sem nenhum compromisso e responsabilidade com os fatos. No dia seguinte novas notícias aparecerão e as notícias antigas dicarão no esquecimento. Assinei essa mídia pensando em ler matérias relevantes, aprofundadas em fatos e não em retóricas. O jornalismo brasileiro, em especial, continua tendo uma influência comunista muito grande, por isso é tendencioso.
Gilberto
2018-10-26 08:38:29Theo Economist é revista de esquerda. Cite Theo WallStreet Jornal
Elcio
2018-10-26 08:20:57Só eu sou imbecil ou Vocês também sabem que toda a imprensa internacional, ao escrever algo, consulta os coleguinhas brazucas? Porque 97,3% dos nossos jornalistas são comunistinhas de iPhone®, fica impossível ler algo positivo mundo afora. E é exatamente esta troca de chumbo que persegue o Trump aqui e o Bolsonaro worldwide. Daí os caras mostram pra gente as análises de renomados editores gringos (e da ONU) como evidência de que o bom será ter Lula na presidência e Haddad como primeira dama.
ANTONIO
2018-10-26 08:16:57Fiz minha assinatura dessa revista esse mês. Agora, se for pra ter uma revista cópia da Foice de São Paulo, me avisa que eu cancelo logo minha assiantura.
Ruth. Fleury
2018-10-26 07:47:11Querer comparar Bolsonaro com Pinochet é ridículo