Defesa pede absolvição ‘in memoriam’ de Adriano da Nóbrega
Um dia depois da morte de Adriano da Nóbrega (foto), advogados do miliciano apresentaram à Justiça um memorial com as alegações finais e pediram a absolvição do ex-capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O pedido não tem efeitos práticos, já que a ação será extinta logo depois da liberação do atestado de óbito....
Um dia depois da morte de Adriano da Nóbrega (foto), advogados do miliciano apresentaram à Justiça um memorial com as alegações finais e pediram a absolvição do ex-capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O pedido não tem efeitos práticos, já que a ação será extinta logo depois da liberação do atestado de óbito. Mas os advogados argumentaram tratar-se de uma solicitação “in memoriam, como derradeiro ato de sua defesa, já não mais de sua liberdade, mas ao menos o de sua honra”.
Segundo o Ministério Público do Rio, Adriano comandava o chamado Escritório do Crime, uma das mais sangrentas milícias da capital fluminense, e estaria à frente de um esquema de grilagem e mortes por encomenda. O ex-capitão estava foragido desde janeiro do ano passado.
Na ação penal em trâmite na 4ª Vara Criminal do Rio, Adriano respondia por organização criminosa, ao lado de outros doze réus, dois deles acusados do homicídio de Júlio de Araújo, que seria cúmplice da quadrilha. Mas, para a defesa do miliciano, liderada pelo advogado Paulo Emílio Catta Preta, a denúncia “se limita à imputação genérica e indeterminada de supostamente integrar a suposta organização criminosa”. Os advogados argumentam que a morte do ex-capitão ocorreu durante o cumprimento de um mandado de prisão expedido há mais de um ano e que “jamais teve sua necessidade revisada”.
“Pertinente ressaltar, ainda, que nenhuma testemunha trouxe qualquer informação no sentido de corroborar a hipótese acusatória. Do contrário, o que se procedeu durante toda a fase de instrução foram declarações no sentido de que Adriano não participa e muito menos chefia organização criminosa”.
O Ministério Público do Rio também entregou memorial com as alegações finais e com pedido para que os réus sejam julgados pelo tribunal do júri.
Segundo os promotores, há fartas provas contra os milicianos. "A defesa técnica dos acusados não logrou êxito em produzir provas suficientes que elidissem as imputações. Pelo contrário, trouxe testemunhas claramente treinadas que ensaiaram versões em juízo por completo divorciadas do robusto conjunto probatório."
Para o MP, está comprovado no processo que os milicianos cometeram crimes de grilagem, construção irregular de imóveis, posse e porte ilegal de arma, extorsão dos moradores da comunidade de Rio das Pedras, ocultação de bens adquiridos ilicitamente por meio de laranja, pagamento de propina a agentes públicos, agiotagem e homicídio.
Com a iminente extinção do processo quanto a Adriano da Nóbrega, a ação seguirá contra os outros acusados. Eles podem ser levados a júri popular.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-03-05 22:03:14Se ele era o CHEFÃO, onde é que estão TODO O ARSENAL DE EVIDÊNCIAS CONTRA ALTAS FIGURAS da SOCIEDADE e POLÍTICA FLUMINENSE? O que não deveria FALTAR é PODEROSOS e EMPRESÁRIOS COMPROMETIDOS. Pq ele não USARIA isto como SALVAGUARDA e INSTRUMENTO DE CHANTAGEM? Se ele MORREU, pq estas INFORMAÇÕES ainda não APARECERAM? Ou pq será que a POLÍCIA e a JUSTIÇA TÃO ZELOSAS do RJ ainda não as ENCONTRARAM?
Uira
2020-03-05 21:59:47O ADVOGADO DO MILICIANO Orlando de Curicica RELATOU que este teria sido PRESSIONADO pelo DELEGADO para assumir a autoria do assassinato de Marielle Franco. Se ASSUMISSE o CRIME, o MILICIANO receberia PERDÃO JUDICIAL, do contrário seria TRANSFERIDO para um presídio federal. Há MUITAS COISAS ESTRANHAS no JUDICIÁRIO e na POLÍCIA DO RJ, a MORTE DO EX-CAPITÃO DO BOPE é só mais uma destas COISAS ESTRANHAS. Ou ele era CHEFÃO do ESCRITÓRIO ou COLOCARAM esta na CONTA dele.
Uira
2020-03-05 21:55:26Quantos PROCESSOS na JUSTIÇA FLUMINENSE não poderiam seguir esta LINHA DE ATUAÇÃO? Pq seja como for, se Adriano da Nóbrega era CHEFÃO DO ESCRITÓRIO DO CRIME, ele teria em MÃOS um ARSENAL de PROVAS contra os BARÕES DO CRIME FLUMINENSE, o que REQUERERIA uma AÇÃO com ESCOPO MAIS AMPLO para IMPEDIR que estas PROVAS caíssem em DOMÍNIO PÚBLICO, tal como IR ATRÁS dos FAMILIARES dele. Há que se RESSALTAR tb que o DELEGADO do CASO Marielle tb foi ACUSADO de CONDUTAS MUITO DUVIDOSAS.
Uira
2020-03-05 21:46:25No início das INVESTIGAÇÕES do ASSASSINATO de Marielle Franco, uma "TESTEMUNHA" procurou a POLÍCIA dizendo que no CARRO PRATA que abordou o carro onde estava Marielle Franco e Anderson Gomes estavam 4 pessoas, o que hj sabe-se ser MENTIRA e que os MANDANTES seria um MILICIANO (Orlando Curicica) e um VEREADOR (Marcelo Siciliano), o que até agora não se COMPROVOU ter qq RELAÇÃO com a VERDADE. Se esta "TESTEMUNHA" MENTIU deliberadamente, pq isto não OCORRERIA CORRIQUEIRAMENTE?
Uira
2020-03-05 21:41:22Até hj um CRIME DE REPERCUSSÃO NACIONAL não TEVE DESFECHO, o que mostra o DOMÍNIO DO CRIME sobre a MÁQUINA ESTATAL e a SOCIEDADE FLUMINENSE. Agora, se ele REALMENTE era o CHEFÃO do ESCRITÓRIO DO CRIME, onde estão as INFORMAÇÕES e FARTO ARSENAL DE PROVAS que ele ARMAZENOU durante TODOS OS SEUS ANOS DE ATIVIDADE? Pq o MP-RJ foi INCAPAZ de ENCONTRAR estas PROVAS, considerando que eles conseguiram o MAIS DIFÍCIL, LOCALIZAR um MILICIANO FORAGIDO se ESCONDENDO DA JUSTIÇA?
Uira
2020-03-05 21:24:35Agora, se ele tem INFORMAÇÕES sobre outros INDIVÍDUOS e ORGANIZAÇÕES, pq ele não poderia DELATAR estas? A ODEBRECHT não era uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA SUBORDINADA a OUTRAS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS? O ESCRITÓRIO DO CRIME não era uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA SUBORDINADA a OUTRAS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS, inclusive OPERANDO no ÂMBITO do ESTADO? Se há a QUESTÃO de quem o QUERIA MORTO, há a QUESTÃO de quais INFORMAÇÕES o EX-CAPITÃO do BOPE teria em SEU PODER.
Uira
2020-03-05 21:21:31Agora, se ele REALMENTE era CHEFE do ESCRITÓRIO DO CRIME, ele seria uma FONTE INESTIMÁVEL de INFORMAÇÕES sobre a ESTRUTURA CORRUPTA que constitui o estado e a SOCIEDADE FLUMINENSE. Onde estão estas INFORMAÇÕES? E pq ele não tentou FAZER DELAÇÃO? Há que se RESSALTAR que a DELAÇÃO de CHEFE DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA deveria no MÁXIMO se referir à PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, ou seja, um CHEFE DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA não poderia DELATAR a sua PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO (pelo menos TEORICAMENTE).
Uira
2020-03-05 21:17:29Se o EX-CAPITÃO do BOPE era o CHEFE do ESCRITÓRIO DO CRIME, quem é que ASSUMIU o COMANDO DA ORGANIZAÇÃO após a MORTE dele? E se ele era TÃO PODEROSO assim, como acabou QUEIMADO tão FACILMENTE? Se ele era o VERDADEIRO CHEFE do ESCRITÓRIO DO CRIME, devia ter MUITAS INFORMAÇÕES sobre a REDE DE CORRUPÇÃO que o OPERA no estado do RJ, quem o queria MORTO NÃO TEMERIA que a MORTE dele pudesse acabar por LEVAR ao VAZAMENTO ou à CAPTURA destas INFORMAÇÕES por FONTES INDESEJADAS, como o JUDICIÁRIO.
HELIO
2020-02-17 08:33:53absolvição e memória e está o negócio que eu só vejo pedido aqui no Brasil eu manterei a condenação mesmo porque ele já foi para o inferno assassino vagabundo ladrão não vai sair lá do fogo fogo eterno não
Jose
2020-02-15 22:03:48Segundo entrevista recente do presidente, o tal miliciano era um herói. A máscara caiu de vez!