Polícia do Paraná quer usar Land Rover apreendida pela Lava Jato
A Polícia Civil do Paraná encaminhou à 13ª Vara Federal Criminal em Curitiba, responsável pelos processos da Lava Jato, um ofício em que pede para utilizar um automóvel de luxo da marca Land Rover apreendido pela Polícia Federal. O pedido foi feito no último dia 22 de janeiro e ainda não teve resposta do juiz...
A Polícia Civil do Paraná encaminhou à 13ª Vara Federal Criminal em Curitiba, responsável pelos processos da Lava Jato, um ofício em que pede para utilizar um automóvel de luxo da marca Land Rover apreendido pela Polícia Federal. O pedido foi feito no último dia 22 de janeiro e ainda não teve resposta do juiz Luiz Antônio Bonat.
A solicitação foi feita pelo 1º Distrito Policial, que cuida da investigação de repressão a crimes na região central de Curitiba. O delegado responsável pela região pretende ter a posse para uso da Land Rover Evoque de cor preta apreendida na Operação Sem Fundos, 56ª fase da Lava Jato, realizada em novembro de 2018. Um veículo zero quilômetro dessa marca custa a partir de 230 mil reais.
A investigação em que o carro foi apreendido mirou o pagamento de propina envolvendo a construção de um novo prédio para sede da Petrobras em Salvador, capital da Bahia. Nessa fase, foram presos ex-diretores da estatal e o marqueteiro de campanhas petistas Valdemir Garreta.
Segundo o delegado Danilo Zarenga Crispim, o veículo irá contribuir no trabalho realizado no centro da capital paranaense onde “há uma grande demanda investigativa e repressiva acerca do comércio ilegal de entorpecentes”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-02-13 22:13:35Pq estados sob a JURISDIÇÃO de outros TRFs que, por N MOTIVOS, não fazem seu serviço deveriam se beneficiar do ESFORÇO e TRABALHO realizado em outro TRF? Portanto, no MÁXIMO as PCs de Rio Grande do Sul e Santa Catarina poderiam TEORICAMENTE DISPUTAR com a PC-PR a CESSÃO da Land Rover. VIA DE REGRA, parece RAZOÁVEL que a PF no MÍNIMO se MANIFESTE quanto à CESSÃO, já que foi ela quem APREENDEU O BEM.
Uira
2020-02-13 22:08:13Uma ALTERNATIVA poderia ser o RECEPTOR NATURAL DO BEM (PF) MANIFESTAR a sua CONCORDÂNCIA com a CESSÃO para a PC, não sendo preciso se REPASSAR O BEM para a PF para que esta REPASSE para a PC. Poderia haver uma REGRA tb que a JUSTIÇA FEDERAL só poderia CEDER O BEM para os estados que fazem parte da sua JURISDIÇÃO, já que a APREENSÃO se deu no ÂMBITO do TRF. Aliás, isto seria o MAIS JUSTO, pq se o TRF-4 faz o SERVIÇO DIREITO, nada MAIS ADEQUADO que o BEM APREENDIDO atenda a sua JURISDIÇÃO.
Uira
2020-02-13 21:57:04Basta que um PORTA tenha sido aberto para que TODOS logo comecem a querer PASSAR por ela. VIA DE REGRA, se há SEPARAÇÃO ENTRE NÍVEIS DE GOVERNO, isto ocorre exatamente para se COMPARTIMENTALIZAR COMPETÊNCIAS e RESPONSABILIDADES. Além do mais, a PF tb tem um ORÇAMENTO PRÓPRIO e um VEÍCULO APREENDIDO é uma DESPESA A MENOS. Os CUSTOS DA OPERAÇÃO saem do ORÇAMENTO DA PF, portanto seria RAZOÁVEL que os BENS APREENDIDOS COMPUSESSEM o INVENTÁRIO dela.
Uira
2020-02-13 21:52:13Pode ser uma BUROCRACIA BOBA, mas não faria mais SENTIDO o VEÍCULO ir para a PF e esta ceder o VEÍCULO para PC, já que se o VEÍCULO seria utilizado no PR, que diferença faria se é pela PC ou a PF? A questão é saber se a PF pode ceder o VEÍCULO. E mesmo que nenhum outro estado contestasse a CESSÃO, isto não significa que se esteja criando um PRECEDENTE que depois levará à CONTESTAÇÕES e RECLAMAÇÕES. Afinal, onde PASSA UM BOI, PASSA UMA BOIADA.
Uira
2020-02-13 21:46:31O GOVERNO tem 3 NÍVEIS, sendo que a Petrobras estaria no NÍVEL FEDERAL. TEORICAMENTE, para manter uma COMPATIBILIDADE, o BEM APREENDIDO deveria ficar neste NÍVEL. Pq outras PCs do Brasil não poderiam REQUERER a CESSÃO do veículo tb? Talvez elas não tenham a CIÊNCIA desta POSSIBILIDADE ou o INTERESSE. Além disto, se trata tb da JUSTIÇA FEDERAL, ou seja, que julga CASOS no NÍVEL FEDERAL. Se cada estado tem um ORÇAMENTO, a CESSÃO DO VEÍCULO não deveria ser ABATIDO neste?
Antonio
2020-02-10 14:37:10leilão e com o apurado compra um Duster pra ele.
Quiet
2020-02-10 08:13:25O uso, desde que seja no trabalho, é melhor que deixar em pátio estragando como ocorre em muitos casos!!
Vilmacir
2020-02-10 07:56:54O correto é leiloar!
Eduardo
2020-02-10 06:16:41Pra que? Pra um delegado do alto escalão usar? Leloa essa porcaria e devolve o dinheiro roubado aos cofres públicos...
Salvador
2020-02-09 18:53:25Isso me lembrou o juiz do caso do Eike, que usava os carrões apreendidos. Não tem o menor cabimento a pretensão da PF do Paraná. Menos, pessoal, menos...