Oscar em vertigem
O documentário que retorce a realidade para dizer que a democracia está em risco no Brasil pode enganar Hollywood, mas é só o desabafo narcisista de uma garota inconformada
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Um senhor de expressão cansada diz que Lula colocou comida na mesa do pobre. Uma mulher de cocar comemora a entrada das filhas na faculdade. Uma jovem uniformizada – ao que tudo indica, policial – declara que ama Lula “de coração”. Os três depoimentos, muito breves, estão entre as poucas vozes de populares nas duas horas do filme brasileiro que concorre ao Oscar de melhor documentário. Em Democracia em Vertigem, os pobres quase não falam. A única cena em uma favela é um clichê do marketing eleitoral: mostra um político pegando crianças no colo e abraçando os moradores. O político, claro, é Luiz Inácio Lula da Silva, o herói da diretora Petra Costa. Manifestações de rua – contra e a favor do PT – pontuam a narrativa do documentário, mas a ação que realmente interessa se dá nos gabinetes de Brasília. Ainda que professe a aspiração de um país mais justo e inclusivo, Democracia em Vertigem é uma crônica palaciana, que pouco ou nada diz sobre os efeitos que as maquinações políticas têm sobre o cidadão comum. Ao lado de Lula e Dilma Rousseff, cujo impeachment teria lançado a democracia brasileira na tal vertigem, há só mais uma terceira figura forte no filme: Marília Andrade, mãe da diretora, militante de esquerda que foi presa (mas logo liberada) em 1968 e filha do fundador da empreiteira Andrade Gutierrez. Em meio a esses medalhões do poder e do empresariado, o povo não tem voz nem vez.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-02-20 21:07:16Apesar disto, se não há DEMOCRATAS PURO, então TODOS estão SUJEITOS à SUA PRÓPRIA VERSÃO DE DEMOCRACIA. Melhor um DÉSPOTA DEMOCRATA do que um DÉSPOTA PURO, pois o DÉSPOTA DEMOCRATA no MÍNIMO deveria ser CAPAZ de REVER SUAS POSIÇÕES e ACEITAR O CONTRADITÓRIO.
Uira
2020-02-20 20:58:29O PASTOR que não TOMA CONTA e PROTEGE SUAS OVELHAS as TORNA PRESAS FÁCEIS dos LOBOS. Quem quer ILUDIR e ENGANAR O POVO NÃO PODE ESPERAR que ele NÃO CAIA NAS MÃOS DOS LOBOS, pois ELE MESMO É UM LOBO, só que em PELE DE CORDEIRO.
Uira
2020-02-20 20:55:55Portanto, quem CONVIDA e PAVIMENTA o CAMINHO para os LOBOS são SEUS COLEGAS em PELO DE CORDEIRO. São estes com suas MENTIRAS e DISTOPIAS que ACABAM por TORNAR os IGNORANTES em PRESAS FÁCEIS para os LOBOS, haja vista que para um LOBO ATACAR basta um IGNORANTE DESILUDIDO. Sendo assim, a REALIDADE MÁGICA de Petra Costa é INOFENSIVA, mas NEM ELA NEM NINGUÉM que ACREDITA ou DISSEMINA esta poderia JAMAIS RECLAMAR dos IGNORANTES DESILUDIDOS serem PRESAS FÁCEIS para os LOBOS.
Uira
2020-02-20 20:50:48Em uma DEMOCRACIA PLENA (não PURA), os INDIVÍDUOS têm DIREITO À SUA VERDADE, mas este DIREITO deveria estar RESTRITO À IGNORÂNCIA. Depois disto, passa a ser BARBÁRIE e CEGUEIRA, pois TORNA-SE PRECISO NEGAR A REALIDADE REITERADAMENTE. SOBRETUDO, o que não FALTA NO MUNDO são DÉSPOTAS POSANDO de DEMOCRATAS, pois qual é a TÁTICA MAIS FÁCIL para ENGANAR OS IGNORANTES? Não é se PASSAR POR CORDEIRO, já que para se CONVENCER os LOBOS basta ser um LOBO?
Uira
2020-02-20 20:44:41Estas não ESTARIAM nas LEIS, na APLICAÇÃO e no ALCANCE delas? A LEI QUE VALE PARA UM VALE PARA TODOS. Podem até EXISTIR INDIVÍDUOS que ACREDITEM no MITO DO BOM SELVAGEM ou na RAÇA PURA, mas isto não é DESPOTISMO PURO? Pois se o MAL e a CORRPUÇÃO NÃO ESTÃO em VC, onde eles ESTÃO? Não é NOS OUTROS? Se o MAL e a CORRUPÇÃO estão NOS OUTROS, quem é RESPONSÁVEL pela MALDADE, MISÉRIA, INFELICIDADE, DESGRAÇA, HECATOMBE? Não são os OUTROS?
Uira
2020-02-20 20:38:19Em uma SOCIEDADE, em uma CIVILIZAÇÃO onde a LEI que VALE PARA O MEU PRÓXIMO é a LEI que VALE PARA MIM e a LEI VALE PARA TODOS, pq o LEVIATÃ seria NECESSÁRIO? Pq o MERCADO seria NECESSÁRIO? As PESSOAS NÃO SE SACRIFICARIAM POR SEUS PRÓXIMO, pois sabem que ELES SE SACRIFICARIAM POR ELAS? Se o LEVIATÃ (ESTADO) é, não RESULTADO DA BONDADE, mas da CORRUPÇÃO e da MALDADE HUMANA, pois estas TORNAM o SER HUMANO INCAPAZ de se GUIAR PELA JUSTIÇA e A PRÓPRIA BONDADE, que JUSTIÇA e BONDADE pode HAVER nele?
Uira
2020-02-20 20:33:36É assim, que REFÉM DE SUA PRÓPRIA CARNE, o SER HUMANO se torna INCAPAZ DE SE CONTENTAR com o QUE TEM e se DEIXA LEVAR pelo EGOÍSMO, a GANÂNCIA, o ÓDIO, a COBIÇA, a MENTIRA, a PERVERSIDADE, o MAL. Assim, onde o MAL e a CORRUPÇÃO HABITAM, NÃO HAVERÁ DEMOCRACIA PURA, mas DESPOTISMO DEMOCRÁTICO. Afinal, onde só há DEMOCRATAS PUROS e TODOS INDIVÍDUOS são CAPAZES DE VIVER PELA LEI ALHEIA, quem DESEJARIA o MAL e a INJUSTIÇA para o PRÓXIMO, uma vez que a LEI que VALE PARA ELE é a que VALE PARA VC?
Uira
2020-02-20 20:26:05Pois uma vez que o MAL PENETRA NO CORPO e na MENTE, a FRAQUEZA DA CARNE torna o SER HUMANO VULNERÁVEL ao MAL. Tendo CIÊNCIA DO MAL, ele deixa de se CONCENTRAR SOMENTE NO que é BOM para dar LUGAR e VAZÃO ao que é INÍQUO, PERVERSO e MAL. Ao invés de TRABALHAR e se ESFORÇAR, ao invés de ser um CORDEIRO, ele se TRANSFORMA NO LOBO e passa a ACREDITAR que A GRAMA DO VIZINHO é SEMPRE MAIS VERDE, que AQUILO que é CONQUISTADO SEM ESFORÇO VALE MENOS do que AQUILO que é OBTIDO PELO SACRIFÍCIO.
Uira
2020-02-20 20:20:43O SER HUMANO é um ANIMAL, mas que, DIFERENTE de SEUS COLEGAS, não é um ESCRAVO DA NATUREZA e, pelo menos TEORICAMENTE, deveria ser CAPAZ de DOMAR SEUS INSTINTOS MAIS PRIMITIVOS, NECESSIDADES FISIOLÓGICAS e PSICOLÓGICAS. Mas ainda assim, o SER HUMANO é um ANIMAL e, COMO TAL, a CARNE É FRACA, portanto, uma vez que o SER HUMANO tenha se CORROMPIDO ao ADQUIRIR o CONHECIMENTO ACERCA DO BEM e DO MAL, a FRAQUEZA DA CARNE fizeram com que ele se TORNASSE SUSCETÍVEL AO PECADO e À TENTAÇÃO.
Uira
2020-02-20 20:16:35Desta forma, LIVRE ARBÍTRIO e LIBERDADE estariam INTRINSECAMENTE INTERLIGADOS, pois o PRIMEIRO tem RELAÇÃO COM A CAPACIDADE DE ESCOLHER e TOMAR DECISÕES, enquanto a SEGUNDA está RELACIONADA aos LIMITES IMPOSTOS aos INDIVÍDUOS PELO MEIO e o SEU CONHECIMENTO acerca deste. De modo geral, se não TOTAL, ANIMAIS (excluídos os SERES HUMANOS) não possuiriam LIVRE ARBÍTRIO, mas DISPORIAM de LIBERDADE, pois SUAS AÇÕES seriam REFLEXO DO INSTINTO e dos CONDICIONANTES NATURAIS.