Presidente do BC alerta que tema ambiental já afeta investimentos no Brasil
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que as discussões sobre meio ambiente já afetam os fluxos financeiros globais, o que tem importância significativa para o Brasil. Ele advertiu que os grandes investidores internacionais estão começando a exigir dos países uma espécie de “selo ambiental”. "Existe uma...
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que as discussões sobre meio ambiente já afetam os fluxos financeiros globais, o que tem importância significativa para o Brasil. Ele advertiu que os grandes investidores internacionais estão começando a exigir dos países uma espécie de “selo ambiental”.
"Existe uma visibilidade maior tanto no nosso governo quanto em vários outros desse impacto nos fluxos", afirmou. De acordo com Campos Neto, o assunto tem sido discutido dentro do governo Bolsonaro, que foi muito criticado nessa área no primeiro ano de mandato, diante das polêmicas sobre aumento do desmatamento da Amazônia.
“Estamos desenhando todo um programa de diminuição do governo, com investimento privado”, declarou. “Parte desse investimento privado vem de fora. A gente vai ter um desenho diferente daqui para a frente", acrescentou, citando o caso da gestora de recursos americana BlackRock, que começou a exigir governança na área ambiental como critério para seus investimentos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-02-03 16:41:53MODULARIZAÇÃO = MODULAÇÃO
Uira
2020-02-03 16:37:19ESCALA e INFRAESTRUTURA MONTADA são um TRUNFO só quando o SERVIÇO é necessário, se ele não for, então ambas se tornam um FARDO. A ESCALA e a INFRAESTRUTURA FÍSICA que o SISTEMA TRADICIONAL possuem irão cada vez se tornar um FARDO MAIOR conforme a TECNOLOGIA e a COMPETIÇÃO se aprofundarem. Não há explicação lógica para que Apple, Facebook, Amazon e Google ainda não esteja CONCORRENDO com BANCOS, talvez estejam esperando as FINTECHS ganharem MUSCULATURA.
Uira
2020-02-03 16:34:13Hj as EMPRESAS já não nascem GLOBAIS, ou seja, já nascem MAMUTES (basta ver o Uber)? E como estes NOVOS MAMUTES se viabilizam, VIA SISTEMA FINANCEIRO TRADICIONAL? Fora isto, há ainda a questão que vários destes MAMUTES (Apple, Amazon, Facebook e Google só não fazem CONCORRÊNCIA com o SISTEMA FINANCEIRO TRADICIONAL pq não querem, já que hj este é totalmente baseado na TECNOLOGIA, onde estes MAMUTES reinam absolutos). Há que se dar espaço para PLAYERS MENORES e MAIS ÁGEIS.
Uira
2020-02-03 16:26:27O fato de o CAPITAL estar migrando para a INOVAÇÃO não pode ser COINCIDÊNCIA, pois é aí onde estão as MAIORES OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO. Ao mesmo tempo, o SISTEMA FINANCEIRO GLOBAL não foi ESTRUTURADO para financiar INOVAÇÃO, mas EXPANSÃO. Se o CRESCIMENTO VIA EXPANSÃO atingiu seu limite, então qual é o SENTIDO de um SISTEMA que foi construído para viabilizá-la? Ele não precisa ser substituído? Não é este SISTEMA OBSOLETO e INADEQUADO que está travando o CRESCIMENTO?
Uira
2020-02-03 16:21:00Onde é que está o PROBLEMA? Nas TAXAS DE JUROS BAIXAS ou no SISTEMA que foi construído para operar com INFLAÇÃO e TAXAS MAIS ELEVADAS? Se nenhuma destas condições existir, faz sentido este SISTEMA continuar de pé ou ele deve ser SUBSTITUÍDO POR UM NOVO? Quem for CAPAZ de responder esta pergunta e implementar a resposta muito certamente vai SAIR NA FRENTE enquanto os outros tentam dar MARCHA RÉ para voltar ás CONDIÇÕES ANTERIORES.
Uira
2020-02-03 16:14:55Mesmo com todas as INCERTEZAS e DEFICIÊNCIAS ESTRUTURAIS, não há nada que possa explicar as TAXAS DE JUROS cobradas pelo SISTEMA BANCÁRIO NACIONAL a não ser a CORRUPÇÃO e o CUSTO BRASIL que esta acaba gerando. Mas com a INTERNET e a DIGITALIZAÇÃO este CUSTO BRASIL deixa de ser uma BARREIRA NATURAL À ENTRADA e permite que PARTICIPANTES DE MENOR PORTE e MAIS ÁGEIS possam se aventurar no MERCADO sem CUSTOS e RISCOS PROIBITIVOS, fora claro a REDUÇÃO DA CORRUPÇÃO que reduz estes CUSTOS e RISCOS.
Uira
2020-02-03 16:09:38Desde que as TAXAS DE JUROS ao redor do MUNDO continuem NEGATIVAS, nada impediria o Brasil de ter TAXAS REAIS ZERADAS ou até mesmo NEGATIVAS. A INFLAÇÃO poderia ser DOMADA através da MODULARIZAÇÃO dos CANAIS DE CRÉDITO PARA CONSUMO e INVESTIMENTO, o que só pode ser feito com um SISTEMA BANCÁRIO ABERTO e COMPETITIVO que tenha condições de atender desde LÁ DE BAIXO ATÉ EM CIMA, ao contrário do SISTEMA ATUAL, que só é CAPAZ DE FINANCIAR O TOPO e viveu à BASE DE TAXAS ELEVADAS.
Uira
2020-02-03 16:06:03Em um SISTEMA FINANCEIRO que foi construído para FINANCIAR e ALIMENTAR FILHOTES DE MAMUTES, quando estes se tornarem ADULTOS necessariamente há de ocorrer alguma ALTERAÇÃO nas RELAÇÕES até então VIGENTES. Mas isto é um PROBLEMA dos PAÍSES DESENVOLVIDOS e EM DESENVOLVIMENTO. Se o Brasil fizer seu DEVER DE CASA, pode atender às EXIGÊNCIAS AMBIENTAIS e se beneficiar do EXCESSO DE LIQUIDEZ GLOBAL. Sobretudo pq o SISTEMA BANCÁRIO BRASILEIRO é ALTAMENTE CONCENTRADO e construído para os MAMUTES.
Uira
2020-02-03 15:59:22As ECONOMIAS DESENVOLVIDAS já estão DESENVOLVIDAS e suas NECESSIDADES DE FINANCIAMENTO e CAPITAL estão essencialmente SUPRIDAS (na verdade, há um problema de EXCESSO DE CAPITAL e o que fazer com ele), enquanto isto onde este CAPITAL É DEMANDADO são impostas restrições, fora as que já existem em decorrência dos RISCOS MAIS ELEVADOS devido a uma SÉRIE DE FATORES. O MUNDO está INUNDADO DE DINHEIRO, mas mesmo assim há SECA DE CAPITAL em REGIÕES MENOS DESENVOLVIDAS.
Uira
2020-02-03 15:54:01Conforme o SISTEMA foi se desenvolvendo, GRANDES MAMUTES começaram a surgir no HORIZONTE, sendo que boa parte destes MAMUTES nem ao menos realmente precisam recorrer ao SISTEMA FINANCEIRO TRADICIONAL para se CAPITALIZAR. Para dizer a verdade, alguns destes MAMUTES nem de CAPITAL precisam, como é o caso da Apple. Mas qual a função de um SISTEMA FINANCEIRO se não há NECESSIDADE DE CAPITAL e FINANCIAMENTO? O AQUECIMENTO GLOBAL é a ENCRUZILHADA do SISTEMA FINANCEIRO GLOBAL.