Sabotagem explícita
Crusoé antecipou a trama para cindir o ministério de Sergio Moro. O movimento agora é aberto, e parece ter a simpatia de Bolsonaro. O ministro está irritado e pode sair do governo se a cisão ocorrer
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Há duas semanas, Crusoé mostrou o avanço do articulado e estratégico movimento envolvendo setores do Congresso e do governo Bolsonaro, para limitar os poderes do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro. Agora, a ofensiva até então restrita aos bastidores ganha rosto, voz e até timbre institucional. E não somente em Brasília. Alguns dos atores são os mesmos responsáveis por desidratar o pacote anticrime de Moro no Congresso. Outros miram cargos e verbas advindas de um possível desmembramento do ministério. Um terceiro grupo quer mesmo faturar eleitoralmente em cima da pauta da segurança pública, acreditando que a baixa na criminalidade independe do trabalho de Moro -- e que ele está se fortalecendo em demasia por causa dos sucessos nessa área verificados até o momento. O que parece ser o principal deles, no entanto, está acomodado na cadeira mais proeminente do Palácio do Planalto. Sim, o presidente da República, Jair Bolsonaro. Seja por ação ou mesmo por omissão, o presidente transige com uma ofensiva que pode arrancar de Moro uma de suas mais relevantes atribuições no instante em que são registradas melhoras significativas nos índices de criminalidade. Se faltam razões técnicas para medida tão drástica, qual seja, separar Segurança Pública e Justiça, tudo leva a crer que sobram motivações políticas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
RICARDO
2020-04-09 08:50:03Acreditem menos que 50% de tudo que leem, em qualquer noticiário. E na Crusoé, não façam diferente. Eu leio tudo e com muita descrença, por isso tento me munir de um maior número de informações possível. Nesse mesmo contexto de notícia obtive várias perspectivas diferentes em outros jornais. Então, a desconfiança é fundamental.
Alberto
2020-03-07 22:04:02Como Moro tem suportado tanto boicote? Quanto mais suportará?Quem sabe decide concorrer à presidência, que ganhara! Bolsonaro agregou forças anti-cleptocracia mas estava longe de representar o que esperaríamos de um presidente! Se pelo menos conseguisse calar, retirar o poder dos “ meninos”, estaríamos melhor! Mas precisa dizer que darás abraços heterossexuais porque é homofóbico por inteiro e “ namorado ou casado com notório torturador”; se pelo menos guardasse para ele, seria bem melhor! Stein
ELOI
2020-03-05 10:01:21Curto e grosso: Se Moro saí do governo. O capitão será rebaixado para soldado raso...
Uira
2020-02-11 01:26:49Quando o DESESPERO é GRANDE e a ESPERANÇA ESCASSA, o INDIVÍDUO não se AGARRA com TUDO O QUE LHE RESTA nesta, mesmo que ela seja ILUSÓRIA. Os CORRUPTOS são REFÉNS DA DISTOPIA que ELES MESMOS ENGENDRARAM e ALIMENTARAM.
Uira
2020-02-11 01:24:11Enquanto isto, o TEMPO NECESSÁRIO para se chegar à FASE DO DESESPERO passaria com Maurício Valeixo no CARGO. Enquanto os CORRUPTOS ACREDITASSEM que há algo nos CELULARES, eles continuariam ANDANDO EM CÍRCULOS e só DOBRANDO A APOSTA, buscando a TODO CUSTO tanto INCITAR Bolsonaro para se LIVRAR de Sérgio Moro quanto terem ACESSO AO CONTEÚDO DOS CELULARES. PORRETE e CENOURA, enquanto a PF BOTA PARA QUEBRAR, eles se AGARRAM aos CELULARES.
Uira
2020-02-11 01:19:40Como se SUPÕE que não haja algo CONTRA Bolsonaro, o CASO poderia ser FEDERALIZADO e criaria-se assim um MOTIVO HIPOTÉTICO para os CORRUPTOS acreditarem que Bolsonaro vê Sérgio Moro como AMEAÇA. Além disto, em achando que o CONTEÚDO DOS CELULARES é COMPROMETEDOR, quem é que os CORRUPTOS teriam que ACIONAR dentro da PF? Não são os OVOS DE SERPENTE? Claro que pode se criar uma NOVELA em torno da FEDERALIZAÇÃO, só fazendo a FUMAÇA aumentar AINDA MAIS.
Uira
2020-02-11 01:16:01Mas e do lado dos CORRUPTOS, o que eles prefeririam, o CASO FEDERALIZADO para terem uma DESCULPA para INCITAR Bolsonaro CONTRA Moro ou NAS MÃOS das POLÍCIAS ESTADUAIS para ter ACESSO AO CONTEÚDO? É evidente que tudo isto dependeria do CONTEÚDO DOS CELULARES e DE FATO houvesse algo CONTRA Bolsonaro. Portanto, a FEDERALIZAÇÃO DO CASO envolvendo a MORTE DE Adriano da Nóbrega só tem VALOR enquanto o CONTEÚDO DOS CELULARES não tiver sido ACESSADO.
Uira
2020-02-11 01:11:50Por outro lado, se Sérgio Moro é um OPONENTE, Bolsonaro não iria gostar que ele tivesse ACESSO ao CONTEÚDO DOS CELULARES do EX-CAPITÃO DO BOPE Adriano da Nóbrega (assumindo que ele tivesse o que TEMER, que é a HIPÓTESE que deixa os OLHOS DOS CORRUPTOS BRILHANDO). Se o caso fosse FEDERALIZADO, este poderia ser o PANO DE FUNDO para retirar Sérgio Moro, pois Bolsonaro precisa garantir que nem ele nem a PARTE BOA DA PF tenha ACESSO AO CONTEÚDO DOS CELULARES.
Uira
2020-02-11 01:07:28O QUE É MELHOR, eles em GUERRA com Moro ou em GUERRA TOTAL? Do PONTO DE VISTA da FASE DO DESESPERO, seria MELHOR que eles GUERREASSEM somente contra Sérgio Moro, pois se eles achassem que Bolsonaro está JUNTO COM SÉRGIO MORO, eles seriam MUITO MAIS CUIDADOSOS e fariam de tudo para não DEIXAR RASTROS. Para TODOS OS EFEITOS, é MELHOR que eles acreditem que podem TIRAR Sérgio Moro e que há a POSSIBILIDADE de terem Bolsonaro em SUAS MÃOS.
Uira
2020-02-11 01:04:21Agora, se Sérgio Moro vencer a QUEDA DE BRAÇO e MANTIVER Maurício Valeixo, isto não IMPLICARIA que os CORRUPTOS têm que ir ALÉM DE TODAS AS SABOTAGENS, MENTIRAS e ARDIS que intentaram ATÉ O MOMENTO? Eles não teriam que DOBRAR A APOSTA e PARTIR PARA O TUDO OU NADA? Só que neste caso o ALVO deles continuaria sendo Sérgio Moro, mas se eles SUSPEITASSEM que foram ENGANADOS por Bolsonaro, eles passariam a tb ter que DERRUBÁ-LO a TODO CUSTO. Não seria GUERRA TOTAL?