Justiça rejeita denúncia contra presidente da OAB por declarações sobre Moro
O juiz substituto Rodrigo Parente Paiva Bentemuller, da 15ª Vara Federal do Distrito Federal, negou, nesta terça-feira, 14, denúncia do Ministério Público Federal contra o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz (foto), por calúnia. O advogado responde à ação por declarar que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro,...
O juiz substituto Rodrigo Parente Paiva Bentemuller, da 15ª Vara Federal do Distrito Federal, negou, nesta terça-feira, 14, denúncia do Ministério Público Federal contra o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz (foto), por calúnia.
O advogado responde à ação por declarar que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, “usa o cargo, aniquila a independência da Polícia Federal e ainda banca o chefe da quadrilha ao dizer que sabe das conversas de autoridades que não são investigadas”. À época, Santa Cruz comentava a postura do ex-juiz durante a Operação Spoofing, que prendeu hackers responsáveis pela invasão de celulares e aplicativos de conversa de autoridades, como o próprio Moro e o coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.
Na peça, o MPF pediu o afastamento de Santa Cruz da presidência da Ordem, como medida cautelar. O órgão ministerial argumentou que o advogado acusou Moro de formação de quadrilha. Não foi este, entretanto, o entendimento do magistrado Rodrigo Parente Paiva. “Apesar de reconhecido um exagero do pronunciamento, houve uma intenção de criticar a atuação do Ministro”, pontuou.
O magistrado disse ser “descabido falar em afastamento”. “Eventual pronunciamento acima do tom por parte de representante da OAB não deve ser motivo para seu desligamento temporário do cargo por determinação do Judiciário, cabendo à própria instituição avaliar, dentro de suas instâncias ordinárias, a conduta de seu Presidente”, finalizou.
Em nota enviada à imprensa, o advogado de Santa Cruz, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, comemorou a decisão. “A tentativa de afastar um Presidente da OAB via decisão do Judiciário, como pedido pelo Procurador da República, não encontra eco nem no regime militar de triste memória. É hora de pacificação”, argumentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
José
2020-01-17 12:06:08Não sei quem é o mais infeliz: o procurador, o juiz ou o titire que exovalhou o Ministro Sérgio Mora, este sim, vitimou em 3D. Vivemos um momento de muita angústia,
Giuseppe
2020-01-15 16:37:34tem Verdades que tem que ser exaustivamente repetidas neste Pais onde um Advogado qualquer ofende um Homen que arrisca diariamente a vida : existem Homens,meioshomens,homunculos e quaquaraqua´.
MARIO KUME
2020-01-15 16:11:13E assim continua o velho corporativismo por aqui. É uma pouca vergonha mesmo.
Vera
2020-01-15 08:30:39Essa INJUSTIÇA que só protege bandidos não ia aceitar mesmo a denúncia. Agora falar da UNE aí sim !Aí os togados todos arrepiam ! Nogeeeeentos !!!!
Jabz
2020-01-15 07:47:36Esse bandidinho, apegado a OAB, a qual não representa, quer aparecer
Christian
2020-01-15 03:27:55pela lógica do juiz posso então criticar a decisao chamando-o de ladrão, drogado, pedófilo, mela cueca, etc desde que eu queira, com tais ataques à honra,acusações infundadas e afirmativas, apenas criticar sua atuação como magistrado? Pode isso Arnaldo?
Ana
2020-01-15 00:13:54Bando de covardes. TODOS, sem exceção, contra o GIGANTE MORO. O povo é Moro. Se Moro fizer um só movimento.... ahhhh Moro, o povo confia em vc. O resto é resto.
César
2020-01-14 23:19:30Sempre os mesmos o Kakay o Juiz que não viu a intenção enfim... é a cambada de comunistas e oportunistas que se instalou em todos os lugares, isso da que nem praga, na há pesticida que mate isso.
Luiz
2020-01-14 22:44:40Uma pergunta : se chamar este juiz substituto de safado , sem vergonha , e um problema ? Ou se enquadra no que ele alegou para safar o gordinho ?
Rosali
2020-01-14 22:39:39Meu Deus a justiça brasileira.é sui generis.Aqui só prevalece os esquerdistas.Caluniar Moro e fica por isso mesmo.Acho que toda justiça deveria ter 4 anos de cargo.para juizes em todas areas.