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    Vigilância de canteiro abandonado do Rodoanel custa R$ 12,6 milhões

    Com a construção do trecho norte do Rodoanel paralisada há mais de um ano em São Paulo, o governador João Doria, do PSDB, teve de contratar empresas de segurança patrimonial para vigiar o canteiro de obras abandonado pelas empreiteiras. Dois contratos para o serviço foram assinados neste ano pela Dersa, a estatal paulista responsável pelo...

    Crusoé
    2 minutos de leitura 24.12.2019 10:01 comentários 10
    Túnel do trecho Norte do Rodoanel
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    Com a construção do trecho norte do Rodoanel paralisada há mais de um ano em São Paulo, o governador João Doria, do PSDB, teve de contratar empresas de segurança patrimonial para vigiar o canteiro de obras abandonado pelas empreiteiras. Dois contratos para o serviço foram assinados neste ano pela Dersa, a estatal paulista responsável pelo empreendimento, com valor total de 12,6 milhões de reais.

    A vigilância desarmada é feita por seguranças em guaritas e agentes motorizados, que circulam pelas instalações da obra, como escritórios de apoio, pela faixa de domínio, onde já foram abertas as pistas e construídos os túneis (foto) e as pontes, e pelas áreas desapropriadas ao longo dos seis lotes do empreendimento, que tem 47,6 quilômetros de extensão. As empresas contratadas são a Dunbar Serviços de Segurança e a Emax Segurança Patrimonial.

    Doria herdou a obra parada da gestão de Geraldo Alckmin, do PSDB, e de Márcio França, do PSB, com metade dos contratos rescindidos. Em maio deste ano, o tucano rompeu os contratos restantes, alegando abandono do canteiro pelas empreiteiras. Entre as construtoras estão a OAS e a Mendes Júnior, que entraram em recuperação judicial após serem denunciadas por corrupção na Lava Jato.

    Como revelou Crusoé em outubro, uma auditoria contratada pela Dersa concluiu que ainda restam cerca de 20% de obras civis, como a conclusão de pontes, o acabamento de túneis e a pavimentação da via. O custo adicional estimado para a conclusão do trecho norte, o último do Rodoanel, é de 1,7 bilhão de reais. A Dersa deve fazer uma nova licitação em 2020 e entregar a obra em 2022. O empreendimento já custou cerca de 10 bilhões de reais e deveria ter sido inaugurado por Alckmin em 2016.

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    Comentários (10)

    Ronaldo

    2019-12-27 08:52:26

    O Doria parou os trechos que estavam quase prontos, de empresas que não estavam na Lava Jato, que não abandonaram as obras sem qualquer explicação no mínimo razoável. Ele deveria explicar por que parou.


    GILMAR

    2019-12-25 21:49:21

    Obras no Brasil inteiro foram paralisadas, juízes semideuses com a necessidade de se firmarem no Olimpo, em "inaudita altera pars" resolveram fazer várias coisas simultaneamente, como prender executivos, confiscar o dinheiro das construtoras, tirar o crédito, suspender pagamentos devidos, enfim, o que nos resta é chamar os chineses, já pegaram obras brasileiras na Antártica, ainda criticam o Tofolli que disse o óbvio.


    Manuel

    2019-12-25 10:10:48

    Uma de tantas obras do eterno PSDB no governo de SP. Caso a lava jato paulista trabalhasse 30% da de Curitiba Alckmin, Serra, FHC e tantos deputados estaduais, secretarios, prefeitos, empresarios estariam hoje passando o Natal juntinhos em presidente Bernardes.


    Antonio

    2019-12-25 07:15:23

    Bela foto ilustra a matéria. Aliás sem crédito...


    EDUARDO

    2019-12-24 17:47:27

    Esse Alkmin o que t picole de.xuxu....quando será que vai tomar a "cana" que é merecedor....mas esse judiciario tem lei que nao acaba mais para bqnsido e ladrao....entao e mais um vigarista solto ....


    Ruy

    2019-12-24 14:54:56

    TEMOS que exigir do congresso a lei que institui o seguro de toda e qualquer obra pública no Brasil, que transfere a responsabilidade pelo término da obra para a seguradora, que arcará com as despesas para a conclusão da obra do próprio bolso, caso a construtora não termine, independente do motivo, como é feito nos EUA desde o inicio do século passado. Idéia apresentada pelo jurista Modesto Carvalhosa e ninguem no congresso levou esta idéia adiante. Não sei porque....


    Miguel

    2019-12-24 11:25:49

    É claro que o contrato foi bem feito, com multa por qualquer desistência. Nossos burocratas são de altíssima qualidade. Mas, só para desencargo de consciência, eu gostaria de ver um desses contratos, ver qual valor, se é mesmo cobrado e quem que fica com a grana: estado, caixa dois ou caixa três.


    LuisR

    2019-12-24 11:20:12

    Esse Alckmin foi fera! Inaugurou a Tamoios com a obra crua. Não havia nem passarelas. Pintaram faixas de "Devagar Pedestre" nas pistas. Coisa absurda de país de 5° Mundo


    LuisR

    2019-12-24 11:16:41

    Tem que colocar segurança mesmo, senão a turma do Movimento Sem Túnel invade!!


    Fábio

    2019-12-24 11:16:37

    Quando entenderemos que nós, o povo, sempre pagamos as contas, sejam dentro da eficiência e eficácia, mas também, e pior, da ineficiência, da ineficácia e da corrupção.


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    Comentários (10)

    Ronaldo

    2019-12-27 08:52:26

    O Doria parou os trechos que estavam quase prontos, de empresas que não estavam na Lava Jato, que não abandonaram as obras sem qualquer explicação no mínimo razoável. Ele deveria explicar por que parou.


    GILMAR

    2019-12-25 21:49:21

    Obras no Brasil inteiro foram paralisadas, juízes semideuses com a necessidade de se firmarem no Olimpo, em "inaudita altera pars" resolveram fazer várias coisas simultaneamente, como prender executivos, confiscar o dinheiro das construtoras, tirar o crédito, suspender pagamentos devidos, enfim, o que nos resta é chamar os chineses, já pegaram obras brasileiras na Antártica, ainda criticam o Tofolli que disse o óbvio.


    Manuel

    2019-12-25 10:10:48

    Uma de tantas obras do eterno PSDB no governo de SP. Caso a lava jato paulista trabalhasse 30% da de Curitiba Alckmin, Serra, FHC e tantos deputados estaduais, secretarios, prefeitos, empresarios estariam hoje passando o Natal juntinhos em presidente Bernardes.


    Antonio

    2019-12-25 07:15:23

    Bela foto ilustra a matéria. Aliás sem crédito...


    EDUARDO

    2019-12-24 17:47:27

    Esse Alkmin o que t picole de.xuxu....quando será que vai tomar a "cana" que é merecedor....mas esse judiciario tem lei que nao acaba mais para bqnsido e ladrao....entao e mais um vigarista solto ....


    Ruy

    2019-12-24 14:54:56

    TEMOS que exigir do congresso a lei que institui o seguro de toda e qualquer obra pública no Brasil, que transfere a responsabilidade pelo término da obra para a seguradora, que arcará com as despesas para a conclusão da obra do próprio bolso, caso a construtora não termine, independente do motivo, como é feito nos EUA desde o inicio do século passado. Idéia apresentada pelo jurista Modesto Carvalhosa e ninguem no congresso levou esta idéia adiante. Não sei porque....


    Miguel

    2019-12-24 11:25:49

    É claro que o contrato foi bem feito, com multa por qualquer desistência. Nossos burocratas são de altíssima qualidade. Mas, só para desencargo de consciência, eu gostaria de ver um desses contratos, ver qual valor, se é mesmo cobrado e quem que fica com a grana: estado, caixa dois ou caixa três.


    LuisR

    2019-12-24 11:20:12

    Esse Alckmin foi fera! Inaugurou a Tamoios com a obra crua. Não havia nem passarelas. Pintaram faixas de "Devagar Pedestre" nas pistas. Coisa absurda de país de 5° Mundo


    LuisR

    2019-12-24 11:16:41

    Tem que colocar segurança mesmo, senão a turma do Movimento Sem Túnel invade!!


    Fábio

    2019-12-24 11:16:37

    Quando entenderemos que nós, o povo, sempre pagamos as contas, sejam dentro da eficiência e eficácia, mas também, e pior, da ineficiência, da ineficácia e da corrupção.



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