Romero Jucá e filho são investigados em esquema de candidaturas laranjas
O ex-senador Romero Jucá (foto) e seu filho, o ex-governador de Roraima Rodrigo Jucá, são acusados de comandar um esquema de candidaturas laranjas nas eleições do ano passado em Roraima. As campanhas sob apuração são de candidatas pelo PSD e que receberam recursos tanto da própria sigla como do MDB, que fazia parte da coligação....
O ex-senador Romero Jucá (foto) e seu filho, o ex-governador de Roraima Rodrigo Jucá, são acusados de comandar um esquema de candidaturas laranjas nas eleições do ano passado em Roraima. As campanhas sob apuração são de candidatas pelo PSD e que receberam recursos tanto da própria sigla como do MDB, que fazia parte da coligação.
Pai e filho estão entre os investigados pela Polícia Federal na operação realizada nesta quarta-feira, 11, por haver indícios de que ambos administravam o dinheiro e escolhiam quais as candidaturas receberiam mais recursos.
Em nota, a Polícia Federal disse que uma das candidatas investigadas teria recebido 105 mil reais e obtido apenas nove votos. A PF não informou o número total de candidatas sob investigação e os valores totais envolvidos.
Romero Jucá disputou as eleições em 2018 em Roraima, mas perdeu a vaga no Senado por 434 votos a menos que o primeiro colocado. Rodrigo Jucá não foi candidato, mas presidia o PSD em Roraima à época do pleito.
Agentes cumpriram seis mandados de busca e apreensão contra envolvidos no esquema. Romero e Rodrigo Jucá não foram alvos. A PF também não esteve nas sedes locais dos partidos, mas cumpriu os mandados nas residências dos supostos laranjas e de políticos que teriam sido beneficiados pelo esquema, além de uma empresa de consultoria e assessoria.
Por meio de nota oficial, a defesa de Romero Juca afirmou que o MDB de Roraima e o ex-senador "repudiam veementemente as alegações absurdas vazadas da operação Títeres, de que estariam agindo no intuito de desviar recursos do fundo eleitoral na campanha de 2018". Segundo a legislação eleitoral, diz a nota, "o partido procedeu doação oficial a dezenas de candidatas e candidatos cumprindo inclusive a destinação de 30% para a candidatura de mulheres, tendo sua prestação de contas aprovada pelo tribunal eleitoral".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Jair
2019-12-12 02:57:54Justiça do Brasil só isso! Candidaturas laranjas, o que dizer do termo " temos de estancar a sangria" Vamos acelerar as outras investigações as que realmente afundaram o Brasil.
LuisR
2019-12-11 19:30:57Estou série lendo essa noticia desde um bom tempo... até o momento deu em nada!!
Jose
2019-12-11 19:26:09Essa turma Juca disputa corpo a corpo com os Barbalhos é Sarneys, Renans e Vianas, Bezerras e Collor de Mello, quem deixa mais patrimônio p as futuras gerações. E tem pacto: ñ vale grana de dinheiro ganho através do trabalho HONESTO. Tem matéria pro guiness book. Em compensação são como o Lula da Silva: ñ podem frequentar ambientes públicos como shoppings, aeroportos e até caminhadas em suas cidades ou em BSB, onde tem um aeroporto clandestino só pra evacuarem e transportar propinas.Afo!
Brodowski
2019-12-11 15:26:53Ladrao para todo lado, a maioria sempre os de sempre. Bandidos, sangue sugas da patria amada, travestidos de politicos. Senadores, deputados, governadores, prefeitos, vereadores, kambada de corruptos.
Jose, o não liberal
2019-12-11 15:12:16Pau que dá em Chico dá em Francisco. Depois do rachidizinho e do laranjal vamos falar sério STF? Cadê o andamento dos processos de Belo Monte, Transpetro, obstrução de justiça!!! Tá muito lento. E esse crápula junto com o Renan e o Temer ficam atazanando o Congresso, através do Centrão. Tem que eliminar essa bandidagem.