Weintraub diz que traficantes 'encontram refúgio' nas universidades
Em uma audiência que começou com uma discussão entre deputados, o ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), afirmou nesta quarta-feira, 11, na Comissão de Educação da Câmara, que há plantações de maconha e produção de drogas sintéticas em universidades federais. Weintraub já havia feito essas acusações e foi convocado justamente para dar esclarecimentos sobre as...
Em uma audiência que começou com uma discussão entre deputados, o ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), afirmou nesta quarta-feira, 11, na Comissão de Educação da Câmara, que há plantações de maconha e produção de drogas sintéticas em universidades federais. Weintraub já havia feito essas acusações e foi convocado justamente para dar esclarecimentos sobre as declarações. O ministro acrescentou que traficantes de drogas encontram abrigo no campus universitário porque a Polícia Militar é proibida de realizar ações nessas instituições.
"Nas universidades, eles encontram refúgio, a PM não pode entrar nos campi", reclamou o ministro. "Sou 100% a favor de total autonomia da pesquisa, total autonomia de ensino nas universidades, você pode falar o que quiser e pesquisar o que quiser, mas roubo, estupro e consumo de drogas ilícitas não pode ter, e a PM tem que entrar nos campi", defendeu.
Weintraub mostrou uma reportagem sobre uma plantação de maconha descoberta no campus da Universidade de Brasília, e outras sobre tráfico em universidades, para defender seu ponto de vista. "Sim, há plantações e maconha e sim, há utilização de um laboratório de química em uma universidade federal", reforçou.
O ministro afirmou que as plantações e a produção de drogas são consequência do uso de drogas nas universidades. "A convocação é sobre um assunto extremamente delicado, sério, grave, que é o ambiente que os jovens têm quando chegam às universidades", declarou. "Mais do que a frase solta, há plantação de maconha nas universidades federais. As plantações são reflexo de um consumo fora de controle de drogas nas universidades", alertou Weintraub.
Presente à sessão, a deputada Margaria Salomão, do PT de Minas Gerais, que foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, disse que o ministro fez "apresentações sensacionalistas".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Guilherme
2019-12-15 08:05:37O nível da ignorância de alguns comentários assusta! Certamente não é de gente formada em uma boa Universidade Federal! Do contrário, saberiam da importância destas instituições para o país. Problemas existentem em qualquer lugar, más calúnias e difamação não ajudam a resolve-los.
Carlos
2019-12-13 10:14:12Descobriu a pólvora? Polícia não entra, mas o traficante entra.
fauze
2019-12-12 13:39:43É sempre os petralhas defendendo coisas erradas não tomam vergonha nunca, né cambada de ladrões e corruptores da nossa juventude
Carlos
2019-12-12 11:43:31Descobriu a pólvora? Autonomia serve para tudo, até para o que não é legal?
Laonte
2019-12-11 18:40:09Só gostaria de saber se foi aberto algum processo contra a universidade, se não, prevaricou.
Silas
2019-12-11 17:50:10Coloca a Polícia Federal lá dentro !
Leandro
2019-12-11 17:46:30Mais uma desse cara. Se tem, e nao duvido, tinha q tomar uma acao concreta. As universidades estao na area dele. Tem q agir, fazer algo concreto e depois falar, mas falar e nao fazer nada, nao da pra entender. Mas o q esperar de um lunatico discipulo de O Carvalho, o guru dessa gentalha?
SONIA
2019-12-11 16:23:33Já vi diversos vídeos e depoimento de vários estudantes ser isso verdade. Em vez de combater o Congresso prefere optar em denegrir a imagem do Ministro.
Márcio
2019-12-11 16:07:06Que o consumo de drogas nas universidades públicas, frequentadas por gente que não tem que trabalhar porque quem trabalha paga o ensino para elas é público. Só não é notório ainda por conta da autonomia universitária que dá guarida a tais descalabros. Deve existir mas difícil de se achar, uma relação dos trabalhos acadêmicos publicados por todas as entidades, citações nacionais e internacionais alguma coisa que nos ajude a entender como as drogas têm auxiliado anossa magnífica produção acadêmica
Lucia
2019-12-11 16:05:01Qualquer aluno de universidade deste país sabe exatamente onde comprar droga se estiver interessado! O ministro não inventou absolutamente nada! Essa situação vem se agravando desde os anos 80. Agora está infinitamente pior. Sejamos honestos! Com mentira não se resolve o problema.