'AI-5 é incompatível com democracia', diz Toffoli sobre declaração de Guedes
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), afirmou na manhã desta terça-feira, 26, que o AI-5 é "incompatível com a democracia". O comentário foi uma resposta à declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que pedidos de volta do ato institucional que marcou a fase mais repressiva da ditadura não deveriam surpreender,...
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), afirmou na manhã desta terça-feira, 26, que o AI-5 é "incompatível com a democracia". O comentário foi uma resposta à declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que pedidos de volta do ato institucional que marcou a fase mais repressiva da ditadura não deveriam surpreender, se houver a escalada da radicalização na política.
"O AI-5 é incompatível com a democracia. Não se constrói o futuro com experiências fracassadas do passado", avaliou o presidente do STF em um encontro de representantes do Poder Judiciário em Maceió.
Ao ser questionado nesta terça-feira sobre as declarações de Guedes, o presidente Jair Bolsonaro se recusou a comentar. “Eu falo de AI-38, quer falar do AI-38, eu falo agora contigo aqui. Quer o AI-38, eu falo agora. 38 é meu número. Outra pergunta aí”, disse a jornalistas na saída do Palácio da Alvorada, fazendo referência ao número que quer para o Aliança pelo Brasil, partido que lançou na semana passada.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, avaliou que a fala de Guedes "gera uma insegurança na sociedade e principalmente nos investidores". O deputado do DEM afirmou que o discurso de radicalização do ex-presidente Lula depois que deixou a prisão não justificaria um pedido de um novo ato institucional nos moldes da ditadura. "Por que alguém vai propor um AI-5 caso o ex-presidente Lula, que eu acho que está errado porque está muito radical, estimule manifestação de rua? O que uma coisa tem a ver com a outra?", questionou.
"Vamos estimular o fechamento do parlamento, dos direitos constitucionais do habeas corpus? Porque foi isso que o AI-5 fez. Se tiver manifestações de rua a gente fecha instituições democráticas?", perguntou.
O ministro do STF Luís Roberto Barroso considerou que a declaração de Guedes "pertence ao varejo da política", durante uma audiência pública no Tribunal Superior Eleitoral. "Não cabe ao ministro opinar", disse Barroso.
Em Washington, Guedes tentou justificar na segunda-feira, 25, declarações recentes do deputado federal Eduardo Bolsonaro sobre a possibilidade de "um novo AI-5" ser uma resposta possível a uma radicalização da esquerda.
"Sejam responsáveis, pratiquem a democracia", pediu o ministro da Economia, criticando a intenção demonstrada por Lula de realizar protestos nas ruas contra o governo. "Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa?", questionou.
"Não se assustem então se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente?", avisou. "Levando o povo para a rua para quebrar tudo. Isso é estúpido, é burro, não está à altura de nossa tradição democrática", criticou Guedes nos Estados Unidos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Hélio
2019-11-30 10:45:29Incompatível com a democracia é vossa suprema realeza...
Sandra
2019-11-28 15:07:30Incompatível com a democracia é a truculência com a qual esse já desacreditado STF quer implantar, ora deixando de cumprir a constituição, ora agredindo verbalmente os procuradores que são o orgulho do povo brasileiro!!!!
Marcos
2019-11-27 15:56:50Esses caras(Toffoli e Maia) , são burros ou o quê. Leiam com atenção as notícias pois não entenderam nada do que disse o Ministro Paulo Guedes.
Bel
2019-11-27 14:45:25Que moral tem a figura mais impopular do Brasil pra falar em democracia se nâo tem o menor respeito pela constituição.?
Angela
2019-11-27 14:40:15Eu estou com o ministro Guedes. Chega de aguentar arruaças da esquerda.
Bel
2019-11-27 14:30:58Eu achei ótimo que o Ai5 saísse da boca de Guedes. Um Ai5 pra acabar com a liberdade dos amantes da luta armada hoje é bem vindo.
Roseli
2019-11-27 10:53:55Incompatível é o q esses canalhas estão fazendo no STF. Esse cara q vá estudar e prestar exame pra Juiz e entre no Judiciário pelas portas da frente, c o certificado de aprovação nas mãos.
RICARDO
2019-11-27 10:52:32Que moral e que história pública têm estes senhores para criticar qualquer coisa além de seus próprios umbigos?
Brenomj
2019-11-27 10:29:23Toffoli falar em democracia parece piada. Do Maia, coitado, nada se aproveita, só joga contra.
Carlos
2019-11-27 10:20:32Quem é Toffoli, quem é Rodrigo Maia?