Operação Elétron investiga fraudes em agência reguladora de energia
A Polícia Federal (foto) cumpre na manhã desta sexta-feira, 22, em Brasília, dois mandados de busca e apreensão na Operação Elétron, que apura suspeitas de pagamento de propinas a um ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica. A operação é consequência de uma investigação iniciada em 2016 a partir da identificação, pela Controladoria-Geral da União,...
A Polícia Federal (foto) cumpre na manhã desta sexta-feira, 22, em Brasília, dois mandados de busca e apreensão na Operação Elétron, que apura suspeitas de pagamento de propinas a um ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica.
A operação é consequência de uma investigação iniciada em 2016 a partir da identificação, pela Controladoria-Geral da União, de indícios de irregularidades em decisões tomadas pela Aneel entre 2010 e 2013, contrariando os pareceres técnicos da própria agência. As decisões beneficiaram empresas do setor, mas causaram prejuízos de 12 milhões de reais aos cofres públicos, segundo a Polícia Federal.
A investigação levantou que as decisões estavam ligadas a um ex-diretor da Aneel. Sete meses depois de deixar o cargo, ele foi nomeado diretor de 13 empresas na área de energia. Além disso, o suspeito criou uma consultoria para receber em suas contas bancárias transferências e depósitos de companhias do setor. Quando ainda estava na agência, o ex-diretor foi relator de decisões que beneficiaram algumas das empresas que fizeram os pagamentos.
De acordo com a PF, houve um aumento de 300% no valor dos depósitos nas contas em 2014 e 2015, na comparação com os anos de 2011 a 2013. Grande parte dos valores não foi informada na declaração de ajuste anual de imposto de renda do ex-diretor ou da empresa. A suspeita é de que as transferências tenham sido feitas em troca das decisões favoráveis.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
PLC
2019-11-22 10:53:16Não é a toa que as ações da Eletrobrás caíram tanto nos últimos dias. Lula também é culpado por isso, direta e indiretamente. Só de soltar ele, investidores internacionais tiraram o pé nos investimentos aqui no Brasil.
Quiet
2019-11-22 10:14:43Do jeito que são, vão tentar colocar isso na conta do Bolso kkkk Esse é o famoso polvo..tentáculos em todo canto para captar o que der!
Brodowski
2019-11-22 09:56:30Aqui ja nos acostumamos a ter fraude em todo lugar, ate na presidencia, haja visto os ultimos presidentes, uma mentira so.
Paulo
2019-11-22 09:25:43SOMOS ROUBADOS, DE TODOS OS LADOS, SOMOS A 6 ECONOMIA MAIS RICA, A LADRAO PRA TODO LADO, E O SUPREMO QUER FLEXIBILIZAR ,, AS LEIS NUM PAIS DE ROUBO ENDEMICO, O POVO PAGA SEMPRE PAGA, ATE QUANDO, VAMOS TOLERAR, A FOME, DESEMPREGO, E MAIS PODER PROS MESMOS.
Celso
2019-11-22 08:37:51Os ladrōes petistas assaltaram tudo.