Cubanos que incitaram distúrbios na Bolívia retornam para Havana
Quatro cubanos que tinham sido presos em La Paz, acusados de incitarem os bolivianos a protestar contra a presidente interina, Jeanine Añez, retornaram nesta segunda, 18, para Havana. Eles viajaram com 207 médicos que estavam em missão na Bolívia (foto). O grupo de três homens e uma mulher trabalhava na Embaixada de Cuba em La...
Quatro cubanos que tinham sido presos em La Paz, acusados de incitarem os bolivianos a protestar contra a presidente interina, Jeanine Añez, retornaram nesta segunda, 18, para Havana. Eles viajaram com 207 médicos que estavam em missão na Bolívia (foto).
O grupo de três homens e uma mulher trabalhava na Embaixada de Cuba em La Paz. Amparo Lourdes García Buchaca, Idalberto Delgado Baró, Ramón Emilio Álvarez Cepero e Alexander Torres Enríquez faziam parte de uma "brigada médica", mas apenas um deles, Ramón Emilio, é formado em medicina.
Os quatro foram detidos na quarta, 13, na Praça Murilo, onde ficam as sedes do Executivo e do Legislativo. Eles estavam com uma mochila cheia de notas de dinheiro com um valor equivalente a 100 mil dólares.
Segundo o ministro de Governo, Arturo Murillo, os cubanos afirmaram que o dinheiro era para os movimentos sociais da Bolívia. Pessoas que estavam na praça os acusaram de pagar para que os bolivianos realizassem saques e produzissem distúrbios em diversos bairros de La Paz.
O ministro Murillo também disse que quatro venezuelanos com uniforme policial venezuelano foram presos com os cubanos. Eles portavam armas quando foram detidos.
"Há muitos cubanos e venezuelanos infiltrados nos bloqueios de estradas e nos protestos contra o governo transitório", diz Andrés Ortega, do Partido Aliança Liberal da Bolívia. "Também há muitas denúncias de disparos com armas entre os manifestantes. Como os cidadãos bolivianos não estão armados, é fácil concluir que não são eles que estão protestando contra a presidente Jeanine Añez."
Depois da renúncia de Evo Morales e da posse de Jeanine Añez, a Bolívia suspendeu as parcerias com Cuba. Dos 725 cubanos que estavam no país, 431 já voltaram para casa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Laerte
2019-11-19 12:20:25Bolívia está no caminho certo para desvincular laços com Cuba e Venezuela! Foi essa a cooperação com os países que enviavam dinheiro a eles, infiltrar pessoas para fazer baderna nesses países, inclusive no Brasil! Bolivianos, votem essas pessoas para fora da Bolívia!
Roberto
2019-11-19 11:07:30Me lembrei dos dois boxeadores cubanos que vieram para as Olimpíadas, pediram asilo político e o Lula (sempre ele...) devolveu os dois para Cuba...tomaram chá de sumiço... Em seguida, um assassino político italiano resolveu permanecer no Brasil e não foi deportado para seu País, por obra e arte de quem??? STF e L...
Morevi
2019-11-19 11:05:05No Brasil se iniciarem mesmo tipo de manifestações e protestos NÃO será diferente !! Exercito e Policia estejam espertos !!!
Marcos Oliveia
2019-11-19 10:35:40porque não há nada falando sobre as grandes manifestações em todo o Brasil?. principalmente as grandes redes de comunicações não noticiaram nada. Inclusive Record e SBT, que estão levando uma bolada do governo Federal.
Carlos
2019-11-19 10:07:57Nunca mudarão. Regime cubano é ditadura, o cidadão cubano não tem o direito de sair do país quando quiser. Foi para aquela ditadura que os governos passados deram o dinheiro do povo brasileiro.
GIGI
2019-11-19 10:07:03CRUSOÉ, notícias e fofocas essa revista publica, muitas sem nenhum interesse útil para o Brasil e OMITEM na publicação da mais importante : O POVO EM MASSA NAS RUAS DO BRASIL PEDINDO POR JUSTIÇA LIMPA A FAVOR DO BRASIL" !!! Qual é dessa ilha do Jornalismo? A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS!!!
Valmir
2019-11-19 07:07:46Crosué gostaria de saber se as manifestações contra o Gilmar Mendes são fakenews. É por isso que você não divulgaram? Onda está o jornalismo independente? Assinei por acreditar nisso.
France
2019-11-19 05:04:43Quantos deles estão aqui no Brasil fazendo o mesmo?
FERNANDO ANDRADE
2019-11-19 00:37:33Esse regime cubano é coisa do capeta!!!
André
2019-11-18 22:05:52Só matando essa sub-raça comunista.