Agência Senado

Novo chefe da Receita efetiva trocas no 2º escalão

11.11.19 07:23

No cargo há menos de dois meses, o secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto (foto), efetivou nesta segunda-feira, 11, a troca de três dos cinco subsecretários do Fisco. As mudanças foram adiantadas pelo Diário de Crusoé neste domingo, 10.

Um dos subsecretários exonerados foi o de Fiscalização, Iágaro Jung Martins. Ele chefiou a área responsável por criar o grupo dentro da Receita que investigou agentes públicos, entre eles, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. No lugar de Iágaro, assumiu Jonathan José Formiga de Oliveira.

O novo chefe da Receita também exonerou o subsecretário de Tributação do órgão, Luiz Fernando Nunes. Para a vaga, como antecipou Crusoé no domingo, foi indicado Sandro Serpa, que atuava como chefe da Assessoria de Acompanhamento Legislativo.

Houve troca ainda na Subsecretaria de Gestão Corporativa. Saiu Marcelo de Melo Souza e entrou o auditor fiscal Moacyr Mondardo Júnior. Na semana passada, o chefe da Receita já havia nomeado o atual subsecretário-geral do Fisco, José de Assis Ferraz Neto, como “assessor” do órgão.

A interlocutores, os subsecretários exonerados disseram que as mudanças estariam relacionadas ao fato de defenderem a reestruturação da Receita, com a diminuição de superintendências e delegacias.

Em nota enviada somente nesta segunda-feira, 11, a Receita afirmou que as substituições de subsecretários “são rotineiras e normais” e que os novos e antigos titulares são todos auditores fiscais concursados. “O órgão não se manifesta sobre casos específicos de nomeação ou exoneração”, disse.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Aos poucos estamos perdendo todos os ganhos contra a corrupção, estamos retrocedendo! Quem pode tomar providências?Bolsonaro perdendo na credibilidade, veio para acabar com a corrpção ou não?? Acorda!

  2. Blindagens ex-COAF (via STF), RF (via Executivo) tem de parar! Às vezes basta um dos mais próximos, na ânsia de se proteger, contamina a depuração de uma legião de malfeitores.

  3. Gilmar Mendes manda no Brasil. Esse é macho, não há civil ou militar com coragem para enfrentá-lo. Por que será, covardia ou conivência?

  4. MAIS UMA DECEPCIONANTE prova de que o governo está se submetendo ao Stf provavelmente para proteger o filhinho Flavio...qdo esperavamos uma reação do governo É MAIS UMA DEMONSTRAÇÃO DE COVARDIA E PACTUACAO...

  5. TÁ TUDO COMBINADO!!! TUDO RATO DO MESMO ESGOTO!! Ñ FOI PARA FAZER ACÓRDÃO QUE TE ELEGEMOS SR PRESIDENTE!!! BRASIL É O PAÍS DA PIADA PRONTA 🤡 BRASÍLIA PARA O QUE MESMO ?!💸🎪🧳👑🐀🐍🍤🥂🛩

  6. Que infeliz sinalização o Governo denota para os cidadãos que entendem que não deva coexistir cidadãos de categoria superior, imunes a investigações?

  7. borsonaro, agradando o stf. mendes $ tofoli. Pode, ai eu vou acreditar em quem. Famiglia rachid, nao era isso que esperavamos de voces. Trairagem explicita.

    1. Acordão em franco desenvolvimento. Bozismo é Lulismo no espelho.

  8. Bolsonaro realmente não está preocupado com reeleição. Desse jeito em conluio com Gilmar e Toffoli, não se elege nem para síndico de prédio.

  9. Eh o efeito " RACHADINHA" ! ... Os bolsonaros na gaveta do prostibulo Jurídico STF. O bandido Lula venceu e está rachando de dar gargalhadas. Eh um lLadrao Sim ! BE daí ? Bolsonaro que faça a polarização com o bandido Lula mas, não conte com o boto daminha família. Estamos fora, distante desta podridão.

    1. Mds calam a narrativa Social Antocrata era mentira ao invés de grama, era abastecida com feno ou dinheiro. Cadê o acórdão agora ? Lula que ande fora da linha que 1968 vai se repetir.

  10. Lembrem-se do velho dito popular” as aparências enganam e nem tudo que reluz é ouro”. Olhem o passado dessa turma. Funcionário público muda de lado para agradar o novo chefe. Foram 14 anos de aparelhamento do estado brasileiro. Pelos PTralhas. É preciso oxigenar ou como queiram desinfectar as repartições públicas. A turma do Bolsonaro está fazendo o que Jânio Quadros fez ao assumir a prefeitura de São Paulo após FHC ter sentado na cadeira dele. Não adianta ler com o fígado ...

  11. São comunistas será q os comentaristas não enxerga amém do que é gestão para melhor oo pior quem não corresponder cai fora

  12. Eu realmente me sinto envergonhado com esse Secretário. Não sei como um órgão de Estado se submete a uma crítica improcedente do Ministro Gilmar Mendes ou de Dias Toffoli que pretende desestabilizar o País e a Receita Federal aceita entrar nesse barco furado. Penso que a fiscalização deve se submeter a critérios técnicos, mas também deve apurar sempre que foi apontado irregularidades independente do posto que ocupa o fiscalizado. Essas substituições é uma pena mesmo!!!

    1. continuando meu pensamento; Corremos o risco por causa dessa disputa de poder e ainda por conta da decisão do STF sobre a prisão em 2a estância de termos muita confusão nas ruas das cidades brasileiras. A situação é grave.

  13. Muito blablablá! No serviço público não tem cargo comissionado definitivo, a troca faz parte de qualquer estrutura da administração pública.

    1. Por que trocar justamente aqueles que estavam trabalhando duro contra a corrupção de altas autoridades?

  14. Votei em JB pela pauta anticorrupção, mas desde o início do governo estamos assistindo as operações abafa do Jair Bolsonaro contra os instrumentos e órgãos de controle: ataque ao antigo COAF; ataque a PF; ataque a Receita; acordão com Toffoli, Maia e Alcolumbre; silêncio na defesa do pacote anticorrupção do Dr Sérgio Moro; silêncio após a decisão do STF pelos recursos perpétuos, derrubando a prisão após segunda instância que foi uma das pautas de campanha. Lastimável.

    1. Ivar o outro vem com tudo. Não quero falar o nome para não dar pontos à ele.O cara não tem restrições pelo que eu sei. inclusive tornozeleira,não usa. Então, ele está livre para fazer uma campanha poderosa para o seu ou sua candidata visando as el edições de 2021. Ele é poderoso e todo mundo sabe disso. JB que se cuide. Não adianta vir com seu quartel de blogueiros (funcionários públicos de gabinetes) detonar o cara com fake News porque ele poder fazer o mesmo além de ser quem é.

  15. E ainda querem acabar com a estabilidade dos servidores públicos. Quem vai investigar as autoridades com o risco de perder o emprego?

  16. O Presidente vai perder seguidores após a exoneração dos subsecretários da Receita . E está perdendo outros pelas “peraltices” de seus filhos, principalmente pela posição do Senador de não assinar o PL da prisão em 2a instância. Lamentável.

    1. Bernadete, quem nomeou o novo secretário da Receita Federal foi o Ministro Paulo Guedes.

    1. Muito estranho para um governo que se elegeu com a bandeira da anti-corrupção...na próxima eleição vamos lembrar dessas suspeitas mudanças, aliás, suspeitíssimas

    2. Não é rabo preso, não pode investigar ministros e políticos sem autorização do STF, está na lei.

Mais notícias
Assine agora
TOPO