PT diz que vai recorrer
A executiva nacional do PT anunciou que vai recorrer contra a decisão da maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de barrar a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República nas eleições deste ano. Em nota, o partido chamou o julgamento da corte de "violência". Mais cedo, o advogado de Lula, Luiz Fernando...
A executiva nacional do PT anunciou que vai recorrer contra a decisão da maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de barrar a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República nas eleições deste ano. Em nota, o partido chamou o julgamento da corte de "violência".
Mais cedo, o advogado de Lula, Luiz Fernando Casagrande Pereira, disse que a defesa poderá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) antes de entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF). A estratégia exata será discutida pela defesa com o PT durante o fim de semana.
Veja a nota do PT:
"Diante da violência cometida hoje (31) pelo Tribunal Superior Eleitoral contra os direitos de Lula e do povo que quer elegê-lo presidente da República, o PARTIDO DOS TRABALHADORES afirma que continuará lutando por todos os meios para garantir sua candidatura nas eleições de 7 de outubro.
Vamos apresentar todos os recursos aos tribunais para que sejam reconhecidos os direitos políticos de Lula, previstos na lei e nos tratados internacionais ratificados pelo Brasil. Vamos defender Lula nas ruas, junto com o povo, porque ele é o candidato da esperança.
É mentira que a Lei da Ficha Limpa impediria a candidatura de quem foi condenado em segunda instância, como é a situação injusta de Lula. O artigo 26-C desta Lei diz que a inelegibilidade pode ser suspensa quando houver recurso plausível a ser julgado. E Lula tem recursos tramitando no STJ e no STF contra a sentença arbitrária.
É mentira que Lula não poderia participar da eleição porque está preso. O artigo 16-A da Lei Eleitoral prevê que um candidato sub judice (em fase de julgamento) pode “efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica”.
A Justiça Eleitoral reconheceu os direitos previstos nestas duas leis a dezenas de candidatos em eleições recentes. Em 2016, 145 candidatos a prefeito disputaram a eleição sub judice, com registro indeferido, e 98 foram eleitos e governam suas cidades. É só para Lula que a lei não vale?
O Comitê de Direitos Humanos da ONU determinou ao Brasil garantir os direitos políticos de Lula, inclusive o de ser candidato. E o Brasil tem obrigação de cumprir, porque assinou o Protocolo Facultativo do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos. E o Congresso Nacional aprovou o Decreto Legislativo 311 que reconhece a autoridade do Comitê. O TSE não tem autoridade para negar o que diz um tratado internacional que o Brasil assinou soberanamente.
É falso o argumento de que o TSE teria de decidir sobre o registro de Lula antes do horário eleitoral, como alegou o ministro Barroso. Os prazos foram atropelados com o objetivo de excluir Lula. São arbitrariedades assim que geram insegurança jurídica. Há um sistema legal para os poderosos e um sistema de exceção para o cidadão Lula.
Em uma semana que envergonhará o Judiciário para sempre, a cúpula desse Poder negociou aumento de 16,4% nos salários já indecentes de ministros e juízes, sancionou a criminosa terceirização dos contratos de trabalho e, agora, atacou frontalmente a democracia, os direitos dos eleitores e os direitos do maior líder político do país. É uma cassação política, baseada na mentira e no arbítrio, como se fazia no tempo da ditadura.
A violência praticada hoje expõe o Brasil diante do mundo como um país que não respeita suas próprias leis, que não cumpre seus compromissos internacionais, que manipula o sistema judicial, em cumplicidade com a mídia, para fazer perseguição política. Este sistema de poder, fortemente sustentado pela Rede Globo, levou o país ao atraso e o povo ao sofrimento e trouxe a fome de volta.
A candidatura do companheiro Lula é a resposta do povo brasileiro aos poderosos que usurparam o poder. Lula, e tudo o que ele representa, está acima dos casuísmos, das manobras judiciais, da perseguição dos poderosos.
É com o povo e com Lula que vamos lutar até o fim.
Lula Livre!
Lula Candidato!
Lula Presidente!
COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES"
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Antonio Castilho
2018-09-02 15:31:52Ate quando vamos ter que aguentar essa “ lenga,,,lenga.???a.
COMO SERÁ O AMANHÃ?
2018-09-02 10:22:02O que irá nos acontecer, nosso destino será como Deus quiser! Logo até Ele terá que pedir autorização de Lula para agir! Pior que o que se apresenta de opção também não é nada animador!
Roberto
2018-09-01 20:27:48PQP Não tenho mais nada a dizer, diante de tanta mentira, distorção e desfaçatez. Faz-me pensar, tratar-se de ORCRIM, verdadeiramente. Fico envergonhado de tribunais superiores ficarem perdendo tempo com criminosos condenados e com partidos, que já deveriam, por N razões, terem seu registro cassado(Financiamento do exterior, etc, etc. Não signatários da Constituição, etc, etc.)
JOSÉ
2018-09-01 15:14:12Quero ver gente na rua como se pede esta estupida nota. A galera idiota que estava fazendo greve de fome (enquanto Lula pegava um PF na PF kkk com uma dose de 51 pra abrir o apetite) não deu em nada, voltaram a come se não morriam.
JOSÉ
2018-09-01 15:09:05Se tem uma pessoa que tá de sacanagem com o Brasil é a tal da morte de grande ineficiência o que ela tem deixado de matar gente que tá na cadeia e acertando gente com bala perdida é incrível. Se Lula morrer a turma do PT vai morrer junta para recorrer ao capeta para retornar e participar das eleições?!
José
2018-09-01 13:39:08Alguém avise o PT que seu parâmetro de moralidade está aquém do mínimo aceitável pelo povo brasileiro.
Magdalena
2018-09-01 08:54:41Cansei!! Chega dessa ladainha do PT. Que povo quer o Lula presidente?? Eu faço parte do povo brasileiro e quero esquecer que tivemos Lula presidente e Dilma poste e Hadad poste!! Chega desta farsa...não quero mais ouvir falar destes milicianos
Fabio
2018-09-01 07:51:01A chance da quadrilha criminosa ganhar a eleição é mínima, então vão tentar todo tipo de chicana e por último até sabotar as eleições.
Marcelo
2018-09-01 07:28:04Que chatice este discurso sem base e nem fundamentos...Ninguém aguenta mais esta lenga-lenga.É muita idiotice.
Widson
2018-09-01 01:23:32Essa histeria por exaltação de im criminoso é otimo para se saber, sem sombra de duvidas, quem é corrupto e de quem devemos ficar longe para não sermos vitimas de desonestos. LULA PRESO! FELICIDADE DO POVO!