Conclusão do Rodoanel em SP custará mais R$ 1,7 bilhão
Após realizar um pente-fino no extenso canteiro de obras paralisado ao longo dos últimos meses, o governo João Doria (foto) calcula que terá de gastar mais 1,7 bilhão de reais para concluir o trecho norte do Rodoanel, em São Paulo. A obra é alvo de investigação da Lava Jato paulista, que já denunciou 14 pessoas,...
Após realizar um pente-fino no extenso canteiro de obras paralisado ao longo dos últimos meses, o governo João Doria (foto) calcula que terá de gastar mais 1,7 bilhão de reais para concluir o trecho norte do Rodoanel, em São Paulo.
A obra é alvo de investigação da Lava Jato paulista, que já denunciou 14 pessoas, entre executivos de empreiteiras e agentes públicos da estatal Dersa, por suspeita de fraudes e desvios que teriam causado prejuízo de 480 milhões de reais ao estado.
Doria herdou a obra parada da gestão de Geraldo Alckmin e de Márcio França e com metade dos contratos rescindidos. Em maio deste ano, o tucano rompeu os contratos restantes e iniciou uma auditoria para saber exatamente quanto ainda falta ser executado.
Com base em relatórios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o governo paulista estima que ainda restam cerca de 20% de obras civis, como a conclusão de pontes, o acabamento de túneis e a pavimentação da via.
O governo ainda estuda juridicamente a melhor forma de retomar a construção do empreendimento de 47,6 km, que já custou quase 10 bilhões de reais, incluindo as desapropriações, e deveria ter sido entregue por Alckmin em 2016.
A maior probabilidade é fazer uma nova licitação para todos os seis lotes da obra, o que só deve ocorrer no ano que vem. Os contratos serão assinados com prazo de conclusão de 18 meses. Ou seja, perto de 2022, quando Doria deve se candidatar à Presidência da República.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2019-10-20 20:52:18De que adianta o aspecto do sanduíche estar bom se a maionese estiver estragada ou o pão estiver dormido? Montar um radar classificando as demandas, dores e necessidades dos cidadãos por nível de incômodo não é nada de outro mundo. Os pontos que deveria ser priorizados são exatamente os mais fáceis de resolver e que infligem uma dor maior. Assim, o sanduíche não corre o risco de desencadear uma intoxicação alimentar.
Uira
2019-10-20 20:45:29Considerando tudo o que há para ser feito no país, os 3 anos que faltam até a próxima eleição não são suficientes para fazer nem a metade. Entregar as obras deveria ser uma meta dentro de um plano estratégico muito maior. Quais são as principais demandas e dores que o paulistano deseja ver eliminadas ou reduzidas? É trabalhar em cima do máximo delas, privilegiando-se as maiores dores, que gerará um nível de satisfação maior com o trabalho realizado.
Uira
2019-10-20 20:43:23Ao invés de se pensar na percepção do eleitor, deveria-se pensar na satisfação e esta é um trabalho de longo prazo. Se em 2002 o eleitor de SP estiver satisfeito com o trabalho ao longo de 4 anos, então ele vai retribuir a satisfação. Sobretudo, quando as expectativas são atingidas, há um aumento na satisfação do eleitor. Às vezes as coisas podem nem piorar, mas a mera frustração diante das expectativas é suficiente para produzir insatisfação.
Uira
2019-10-20 20:40:58O que não falta no Brasil é trabalho, para onde se olhe há carência em todas as áreas, pq antes da corrupção há toda a falta de eficiência da máquina. Mesmo quando os CORRUPTOS forem para a cadeia, ainda haverá muitos pontos a serem otimizados. É possível se montar uma campanha de marketing em cima de qq indicador, desde que ele tenha melhorado significativamente ou fosse um ponto que incomodasse o eleitor em demasia, portanto, qq melhora já significa um alívio grande.
Uira
2019-10-20 20:34:52No Brasil não é incomum ver políticos que adoram ou adoravam a época da chuvas, pq quando elas chegavam e arrasavam com as cidades, eles podiam fazer contratações emergenciais e aproveitar a tragédia humana para faturar alto. Faltam somente 20% das obras, não há possibilidade de o Exército assumir pelo menos parte das obras (aquelas que estivessem dentro do escopo das FAs), deixando o restante para a iniciativa privada? Para que deixar a conclusão pro ano de disputa presidencial?
Geraldo
2019-10-16 08:40:07Bota o exercito para fazer a obra e em troca mande o dinheiro que gastaria para melhorar a nossa capacidade bélica de defesa.
JORGE
2019-10-14 07:47:39Que novela!
Gilson
2019-10-13 15:48:43Quando o tal Paulo Preto foi preso, circulou a noticia que tinha sido recolhido em imóvel de sua propriedade 100 milhões de reais em espécie. O Gedel que era o recordista no assunto ficou p. da vida. Colocaram um lápide em cima do assunto e nunca mais se falou no disso. E por falar em assuntos sepultados em que focou o fato do príncipe da Guiné que desembarcou no Brasil num jatinho cheio de dólares e diamantes. Talvez se essa pergunta fosse feita a Guido Mantega, tivesse resposta.
PEDRINHOCANTO
2019-10-13 15:09:10É SÓ ADITIVOS E MAIS ADITIVOS, PARA O POVÃO PAGAR. KKKKKKK
Oswaldo
2019-10-13 15:01:56Doria o que precisa ser feito é prender os que roubaram e pegar os bens deles para serem usados para financiar o final das obras mas o partido nao vai deixar este escândalo mais o do metrô e o trem a política paulista e muito corrupta afinal PSDB e o PT DISFARÇADO