Dois governadores à espera da volta da Samarco
A mineradora Samarco deve receber autorização para voltar a operar em Mariana, quase quatro anos após o rompimento da barragem do Fundão, que matou 19 pessoas e causou um acidente ambiental na bacia do Rio Doce, em novembro de 2015. Com o apoio dos governadores dos dois estados atingidos pela tragédia: Romeu Zema, de Minas Gerais,...
A mineradora Samarco deve receber autorização para voltar a operar em Mariana, quase quatro anos após o rompimento da barragem do Fundão, que matou 19 pessoas e causou um acidente ambiental na bacia do Rio Doce, em novembro de 2015. Com o apoio dos governadores dos dois estados atingidos pela tragédia: Romeu Zema, de Minas Gerais, e Renato Casagrande, do Espírito Santo.
Casagrande e Zema se reuniram com a direção da Samarco na segunda-feira, 7, para tratar da volta da operação da mineradora. Os dois estão interessados nos benefícios econômicos da volta da atividade da Samarco entre a cidade histórica mineira e o porto de Ubu (foto), no litoral sul do Espírito Santo, por onde o minério é escoado.
O futuro da Samarco, no entanto, vai ser decidido pelo Conselho Estadual de Política Ambiental, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, nesta sexta-feira, 11. A Câmara de Atividades Minerárias do conselho vai analisar o exame da licença de operação corretiva do Complexo de Germano, da empresa cujo controle é dividido entre a Vale e a BHP Billington.
Caso consiga a aprovação, a Samarco vai retomar os trabalhos no segundo semestre de 2020. A mineradora informou em nota que trabalha para retomar suas operações de forma gradual, sem barragem de contenção, como a que se rompeu no acidente, e após a implantação de um sistema de disposição e tratamento de rejeitos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
GILMAR
2019-10-09 21:18:44Pelo visto a torcida é para que a Samarco não volte às atividades, complicado, pois centenas de pais de família estão desempregados aguardando a reativação da Samarco,
PINGO DE MEL
2019-10-09 11:04:50Tem minério no meio do caminho, no meio do caminho tem minério.
Marcos
2019-10-09 10:09:40Samarco e governadores, não se esqueçam da recuperação do Rio Doce, que mais sofreu e, ainda, sofre com aquele crime ambiental.
Barros
2019-10-09 09:11:02Para a Vale, uma das acionistas da Samarco, com 50%, a vida nada vale. O que importa são os dividendos.
Tania
2019-10-09 08:52:34Samarco assassina já quitou suas dívidas com os órfãos e com o meio ambiente?
Paulo Renato
2019-10-09 08:29:30Já limpou o rio?