Crusoé
25.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Senador diz que aeroporto irregular é problema do governo de Brasília

Frequentador assíduo de um aeroporto clandestino na área rural de Brasília, como mostra a edição semanal de Crusoé, o senador Angelo Coronel, do PSD, informou nesta sexta-feira, 27, que "a situação fundiária do aeródromo diz respeito ao Governo do Distrito Federal". O parlamentar defendeu o uso de verba parlamentar para pagar o combustível do seu jato (foto),...

Crusoe
Redação Crusoé
3 minutos de leitura 27.09.2019 15:18 comentários 10
Senador diz que aeroporto irregular é problema do governo de Brasília
O jatinho de Angelo Coronel, estacionado em um dos hangares do terminal clandestino
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Frequentador assíduo de um aeroporto clandestino na área rural de Brasília, como mostra a edição semanal de Crusoé, o senador Angelo Coronel, do PSD, informou nesta sexta-feira, 27, que "a situação fundiária do aeródromo diz respeito ao Governo do Distrito Federal".

O parlamentar defendeu o uso de verba parlamentar para pagar o combustível do seu jato (foto), que usa semanalmente no traslado Brasília-Salvador-Brasília e costuma ter como caronas os outros dois senadores eleitos pela Bahia, o petista Jaques Wagner e companheiro do PSD Otto Alencar, em nota enviada por sua assessoria de imprensa.

"Gostaria de deixar claro que, desde fevereiro, quando tomou posse no Senado, (Coronel) faz jus à Verba de Transporte Aéreo para o deslocamento Salvador-Brasília-Salvador, da qual, até então, foram usados R$ 14.610,75, mas utilizará o que lhe é de direito, com emissão de passagens ou o correspondente em combustível e não será gasto um real a mais do que o valor pré-estabelecido. Tudo dentro da legalidade, sem hipocrisia", afirma o comunicado da assessoria do senador, sobre o uso de dinheiro público para abastecer o seu Learjet 45 avaliado em 12,5 milhões de reais.

A pista de pouso e decolagem é homologada pela Agência de Aviação Civil, a Anac. No entanto, ela nem poderia existir, pois foi construída em área pública destinada apenas à produção agrícola. Uma família de fazendeiros conseguiu licença para construir uma pista para aviões agrícolas, mas logo ergueu hangares destinados a aviões executivos. Hoje, há 119, e outros estão em construção. Todos cobram aluguel dos donos dos aviões. Alguns servem como hotel a pilotos. Outros ainda viraram moradias de seus donos. Os frequentadores não pagam qualquer taxa aeroportuária, nem são submetidos a qualquer fiscalização.

Dona da área, a Agência de Desenvolvimento de Brasília, a Terracap, ajuizou, em 2014, uma ação de reintegração de posse. Em maio de 2016, a Justiça autorizou o órgão do governo do DF a retomar o imóvel. Mas a família de fazendeiro queria indenização pelas obras feitas no terreno público. Advogados falavam em 45,1 milhões de reais pelo que consideravam benfeitorias -- a pista e os hangares construídos onde antes havia apenas cerrado virgem -- e mais 8,3 milhões de reais por danos morais. Perderam nas duas instâncias do tribunal local e, em maio, o STJ encerrou o caso, negando o pedido.

Coronel admitiu saber das irregularidades do terminal, mas afirmou que se apegou à homologação da pista pela Anac para usá-lo.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, é dono de um turboélice King Air de 8,2 milhões que fica guardado em um dos hangares do aeroporto ilegal. Ibaneis empresta o avião a colegas de partido. Um deles foi o ex-presidente Michel Temer. Temer embarcou no King Air do Rio de Janeiro para voltar a São Paulo, onde mora, após quatro dias preso na Superintendência da Polícia Federal na capital carioca, em março, na Operação Descontaminação, realizada pela força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Diários

"Estaremos lá para nossos novos e grandes amigos", diz Trump sobre Venezuela

Redação Crusoé Visualizar

"Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história", diz Itamaraty

Redação Crusoé Visualizar

Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Redação Crusoé Visualizar

Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Redação Crusoé Visualizar

Espriella promete bombardear "todos os acampamentos narcoterroristas"

Redação Crusoé Visualizar

Janja reclama da falta de atenção da imprensa

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

Visualizar notícia
Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Visualizar notícia
Cepeda reconhece derrota para Espriella na Colômbia

Cepeda reconhece derrota para Espriella na Colômbia

Visualizar notícia
Declínio e queda do identitarismo woke

Declínio e queda do identitarismo woke

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Visualizar notícia
Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Aeroporto Botelho

Anac

Ângelo Coronel

aviação

Governo do Distrito Federal

Ibaneis Rocha

Jaques Wagner

Otto Alencar

PSD

PT

STJ

Terracap

< Notícia Anterior

Gilmar diz que não haverá 'efeito dominó' em condenações da Lava Jato

27.09.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Barrado na comissão de desaparecidos cuidará de direitos humanos na PGR

27.09.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Luiz

2019-09-29 12:09:48

Imagina o que eles levam nesses aviões. Isso aqui é Brasil. Terra de ninguém.


Aurélio

2019-09-29 11:43:23

Moro 2022....Será q a magia vai deixar???????


Aurélio

2019-09-29 11:31:04

Infelizmente,essa máfia domina o Brasil de ponta a ponta.Mais uma vez,eu digo...VIVA A (NOVA)POLITICA.


Marcos

2019-09-29 10:38:48

Quanta sujeira!


Orchidea

2019-09-28 19:13:59

É inacreditável o que acontecesse no Brasil . A Lei não é respeitada pela elite e só o povão é punido . Nesse caso, temos vários absurdos e transgressões , que deixamos de enumerar por falta de espaço . Conclusão: precisamos de alguém forte e guerreiro para por Ordem nessa Nação ingovernável.


Joséf

2019-09-28 01:06:30

Manda um cão farejador pra ver o que ele encontra. Seria divertido.


GILSON

2019-09-28 00:04:43

Nada ilegal em gastar o dinheiro que tem para passagens com o abastecimento do avião. O que não dá para aceitar é a construção de um aeroporto clandestino em uma área pública (invadida) e para sair, pedir indenização pelas benfeitorias realizadas. Se fosse uma invasão de uma propriedade de algum desses calhordas por um grupo de pessoas pobres já teria passado os tratores por cima e mandado os invasores para debaixo de alguma ponte bem longe de Brasília.


Roberto

2019-09-27 23:08:35

A corja para não ser vaiada pelo povo se esconde em aeroportos clandestinos e voos suspeitos... ta na hora da PF ver de onde vem a grana...


Cretino

2019-09-27 20:34:17

Toma que o filho é teu. Ninguém se responsabiliza. Em plena Capital Federal há um aeroporto clandestino. E sem qualquer fiscalização. Qualquer muambeiro rico traria suas muambas por ali, não é mesmo... Qualquer tipo de muamba, nas barbas da PF, das FFAA, da Polícia Distrital. E o governador, ainda mais, usa o local. Em Brasília pode tudo.


Gabriel

2019-09-27 18:28:01

Esse Ibaneis é um safado nunca me enganou


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Luiz

2019-09-29 12:09:48

Imagina o que eles levam nesses aviões. Isso aqui é Brasil. Terra de ninguém.


Aurélio

2019-09-29 11:43:23

Moro 2022....Será q a magia vai deixar???????


Aurélio

2019-09-29 11:31:04

Infelizmente,essa máfia domina o Brasil de ponta a ponta.Mais uma vez,eu digo...VIVA A (NOVA)POLITICA.


Marcos

2019-09-29 10:38:48

Quanta sujeira!


Orchidea

2019-09-28 19:13:59

É inacreditável o que acontecesse no Brasil . A Lei não é respeitada pela elite e só o povão é punido . Nesse caso, temos vários absurdos e transgressões , que deixamos de enumerar por falta de espaço . Conclusão: precisamos de alguém forte e guerreiro para por Ordem nessa Nação ingovernável.


Joséf

2019-09-28 01:06:30

Manda um cão farejador pra ver o que ele encontra. Seria divertido.


GILSON

2019-09-28 00:04:43

Nada ilegal em gastar o dinheiro que tem para passagens com o abastecimento do avião. O que não dá para aceitar é a construção de um aeroporto clandestino em uma área pública (invadida) e para sair, pedir indenização pelas benfeitorias realizadas. Se fosse uma invasão de uma propriedade de algum desses calhordas por um grupo de pessoas pobres já teria passado os tratores por cima e mandado os invasores para debaixo de alguma ponte bem longe de Brasília.


Roberto

2019-09-27 23:08:35

A corja para não ser vaiada pelo povo se esconde em aeroportos clandestinos e voos suspeitos... ta na hora da PF ver de onde vem a grana...


Cretino

2019-09-27 20:34:17

Toma que o filho é teu. Ninguém se responsabiliza. Em plena Capital Federal há um aeroporto clandestino. E sem qualquer fiscalização. Qualquer muambeiro rico traria suas muambas por ali, não é mesmo... Qualquer tipo de muamba, nas barbas da PF, das FFAA, da Polícia Distrital. E o governador, ainda mais, usa o local. Em Brasília pode tudo.


Gabriel

2019-09-27 18:28:01

Esse Ibaneis é um safado nunca me enganou



Notícias relacionadas

"Estaremos lá para nossos novos e grandes amigos", diz Trump sobre Venezuela

"Estaremos lá para nossos novos e grandes amigos", diz Trump sobre Venezuela

Redação Crusoé
25.06.2026 09:13 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história", diz Itamaraty

"Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história", diz Itamaraty

Redação Crusoé
24.06.2026 19:17 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Redação Crusoé
24.06.2026 16:15 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Redação Crusoé
24.06.2026 15:44 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso