Ética, voto feminino e o futuro político de Justin Trudeau
Entre a quarta, 18, e quinta, 19, três imagens em que o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau (foto), aparece com o rosto e as mãos pintadas de preto vieram a público. Com a veiculação das cenas, Trudeau, um defensor da diversidade e do politicamente correto, passou a ser acusado de racismo. As eleições canadenses estão marcadas...
Entre a quarta, 18, e quinta, 19, três imagens em que o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau (foto), aparece com o rosto e as mãos pintadas de preto vieram a público. Com a veiculação das cenas, Trudeau, um defensor da diversidade e do politicamente correto, passou a ser acusado de racismo.
As eleições canadenses estão marcadas para 21 de outubro. O Partido Liberal, de Trudeau, está praticamente empatado com o Partido Conservador, de Andrew Scheer.
A controvérsia desta semana pode frustrar os planos políticos de Trudeau para manter-se no poder. "Uma das coisas fundamentais para os liberais conseguirem maioria é o voto feminino. Eles precisam ir muito bem entre as mulheres. O problema é que elas já estavam abandonando o partido", diz Nik Nanos presidente do instituto de pesquisas Nanos Research, em Toronto.
As mulheres começaram a se desapontar com Trudeau em fevereiro, quando a ex-ministra da Justiça, Joyce Wilson-Raybould, destituída do posto no mês anterior, afirmou que sofreu pressões do primeiro-ministro para interferir em um processo contra a construtora SNC-Lavalin. A empresa é acusada de ter subornado membros da ditadura de Muamar Kadafi, na Líbia, para obter contratos com o governo.
"No passado, Trudeau manteve um padrão moral elevado em muitas questões. No caso da SCN-Lavalin, ficou flagrante que ele tinha lapsos morais. Nos episódios em que pintou a pele de cor preta, descobrimos que ele teve lapsos morais no passado", diz Nanos. "Trudeau diz uma coisa e faz outra. Não há como isso ser positivo para ele."
Entre as diversas perguntas que a Nanos faz aos canadenses, está a de quem seria o melhor primeiro-ministro na visão deles. Há dez dias, Trudeau aparecia com dez pontos percentuais de vantagem à frente do rival conservador, Andrew Scheer. Na última enquete, os dois estavam empatados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ADEIR VIEIRA JACQUES
2019-09-23 11:32:44Este safado devia estar num presidio em Manaus. Daqui a poucos recebi uma tornezaleira eletronica e vai curti o dinheiro roubado.
Marcio
2019-09-20 17:31:02Trudeau é só uma bichinha que não saiu do armário. Um candidato snowflake para uma sociedade fraca.
Moisés
2019-09-20 10:40:56"padrão moral elevado em muitas questões", bela descrição da esquerda. Ao invés de ter padrão moral elevado em todas as questões, tem apenas naquelas que lhe são convenientes. Agora, é cômica a "surpresa" com o fato de um esquerdista atuar para acobertar crimes de aliados. Isto é o que fazem todos os dias desde sempre.
Uirá
2019-09-19 19:45:00Por isto que à mulher de César não basta ser honesta, ela tem que parecer honesta? O mínimo que alguém que é acusado de algo deve fazer é perguntar qual foi o crime que ele cometeu e pelo que está sendo condenado? Quem nunca pecou que atire a primeira pedra.
Uirá
2019-09-19 19:41:16O puritanismo e o beatismo muitas vezes vivem de criar uma imagem que não corresponde exatamente à realidade, mas a aquilo que mais lhes favorece. Nem mesmo o fato da ministra da Justiça ter se sentido tolhida implica que houve uma ilegalidade. É claro que as coisas muitas vezes são ditas e feitas de modo disfarçado, mas isto não significa que a impressão que é passado muitas vezes não corresponde à realidade exata dos fatos.
Uirá
2019-09-19 19:38:39São estes quem tinham uma má intenção por trás, pois visavam a atingir um determinado grupo e tentar utilizar isto em proveito próprio. No caso da construtora, digamos que o comportamento dele não tenha sido o mais adequado? Ele violou alguma lei, impediu que alguma lei fosse aplicada? Os mecanismos de controle existem exatamente para prevenir. Mas se o sistema jurídico no Canadá não tem falhas, então a ministra da justiça não deveria ter representado contra ele se achasse que houve dolo?
Uirá
2019-09-19 19:34:45Ademais, há uma diferença entre brincadeira de mau gosto e imoralidade. Um ato de mau gosto pode ser ofensivo por todos aqueles que não gostam ou se sentem atingidos por ele, mas isto não quer dizer que ele cause um mal. Não haveria ofensa nenhuma sem a liberação das fotos, ou seja, Trudeau teria que no máximo se desculpar a aqueles que se sentiram ofendidos pq foram atingidos pela brincadeira de mau gosto. O resto tem que reclamar é de quem liberou a foto com intenção de ganho eleitoral.
Uirá
2019-09-19 19:22:22É claro que as fotos podem ter sido liberadas por algum veículo de imprensa, o que faz a coisa praticamente se tornar de "interesse" público, mas isto significa que os interesses por trás da liberação sejam realmente genuínos? É a velha ideia de que um mal é justificável se ele produzir um "bem", que seria neste caso expor um pervertido, imoral e depravado. Veja como isto se aproxima do puritanismo religioso, só que às avessas.
Uirá
2019-09-19 19:17:58É assim que se vê como funciona o aparato de censura e propaganda ideológica, indivíduos patrulham os cidadãos para ver se encontram algo contra eles e aí quando encontram, usam aquilo contra o indivíduo e o acusam de ter cometido aquilo que na verdade foram eles que cometeram. Mesmo que o ato de Trudeau tenha sido de mau gosto, enquanto ninguém que pudesse ser sentir ofendido visse a foto, eles jamais se sentiriam ofendidos. Ou seja, só com a liberação das fotos veio a ofensa.
Uirá
2019-09-19 19:12:18O sujeito não é racista, nem homofóbico, nem misógino, nem nazista pq ele quer, mas pq ele não foi treinado para não ser. Isto é importante pelo seguinte, mesmo que o episódio da foto seja reprovável, a quem ele tinha ofendido antes de ter sido liberado publicamente? Veja como o pensamento desta turma é enviesado. O sujeito que liberou a foto para se aproveitar politicamente dela não é o que ofendeu uma determinada comunidade.