MP-RJ: Relatório de Coaf sobre David Miranda esteve disponível para consulta
O Ministério Público do Rio de Janeiro divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira, 13, informando que um relatório de informações do extinto Conselho de Controle de Informações Financeiras, o Coaf, sobre movimentações atípicas na conta do deputado David Miranda (foto) pôde ser consultado publicamente no fim de agosto, no site do Tribunal de Justiça...
O Ministério Público do Rio de Janeiro divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira, 13, informando que um relatório de informações do extinto Conselho de Controle de Informações Financeiras, o Coaf, sobre movimentações atípicas na conta do deputado David Miranda (foto) pôde ser consultado publicamente no fim de agosto, no site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
A nota foi divulgada depois de o marido do deputado do PSOL, Glenn Greenwald, do site The Intercept, ter dito que o relatório foi vazado ilegalmente para a imprensa. Segundo Greenwald, a publicação do documento teria sido uma retaliação pela divulgação, a partir do site, de conversas atribuídas a integrantes da Lava Jato, após os celulares de procuradores da força-tarefa de Curitiba terem sido alvos de um ataque hacker que atingiu outros aparelhos e aplicativos usados por autoridades.
Na nota de esclarecimento, o MP-RJ relata que o relatório do Coaf, que passou a se chamar Unidade de Inteligência Financeira, foi recebido no dia 26 de junho. No dia 28 de agosto, a 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital do Rio de Janeiro requisitou à Justiça o acesso a dados fiscais e bancários referentes ao período em que o deputado federal era ainda vereador.
"Tal providência atendeu à determinação do Supremo Tribunal Federal de que devem passar pelo crivo do Poder Judiciário as informações compartilhadas pelos órgãos de controle", lembrou o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em referência à decisão do presidente do STF, Dias Toffoli, que suspendeu investigações como o inquérito sobre o senador Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz, ex-assessor do filho do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
O Ministério Público do Rio acrescentou que "um dos pedidos formulados e destacados na ação cautelar proposta junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi o de decretação do sigilo em sua tramitação". No entanto, de acordo com o comunicado, "do momento da distribuição da medida cautelar até que o juízo decretasse o sigilo, os dados estiveram disponíveis para consulta livre no site do TJRJ".
Segundo o MP-RJ, a promotora responsável pelo caso só veio a tomar conhecimento do fato no dia 30 de agosto, quando alertou a presidência do Tribunal de Justiça do Rio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marluce
2019-09-16 00:08:39Por mais que sigilo se coloque é transparente a maracutaia desse Gringo para livrar Lula da cadeia, aliou/se ao mundo do crime ,blindado com a etiqueta de jornalista , pergunto : jornalista pode cometer crime e continuar impune divulgando o produto da ação criminosa e ainda sob suspeita de danifica-lá para se ajustar a uma narrativa que sirva a soltura de um outro criminoso ?
Elaine
2019-09-14 19:55:25Gentalha sem escrúpulos nenhum.
Anselmo
2019-09-14 17:18:12No fundo, o problema do brasileiro, é ser brasileiro. Com essa mistureba toda, não temos uma identidade, não temos um padrão. Somos um povo indolente, que aceita tudo, essa de que o brasileiro é pacífico, boa praça, não passa de outra narrativa. Aliás somos o povo das narrativas. Se o Brasil fosse um país sério, se o povo fosse mais homogêneo, algum “doido” já teria explodido umas bombinhas por aí, já teria dado uns tirinhos em políticos corruptos, não em alunos de escola.
EDVALDO
2019-09-14 13:07:27Ué pelo que sei as publicações que esse tal de Glenn faz CONTRA A OPERAÇÃO LAVA JATO são ROUBADAS. E as do seu marido foram obtidas de forma legal pelo falecido COAF.
Fábio
2019-09-14 11:46:45GLENN CINICO . Primeiro faz vazamentos ilegais de conversas de procuradores e juízes da Lava Jato no site IntercePT . Depois reclama de vazamentos ilegais de relatório do Coaf sobre o seu marido David Miranda . 🇧🇷
Jeca
2019-09-13 23:49:38Pois é! Pau que dá em Chico também dá em Francisco, uai! Eu continuo achando qui esse pau é ilegar. Mais o povo qué vazá tudo, então qui vazi tudo, uai!
Odete6
2019-09-13 22:43:23Feitinhas uma para a outra essas duas maridas!!! Que casal marginal bonita!!!.... Feitinhas uma para a outra essas duas maridas espúrias!!! Que sejam felizes para sempre na cadeia, até que a morte as separe!!!!
Flavia
2019-09-13 21:03:20Se pode dizer que esses dois pederastas vão tomar no fiofo, o que para eles deve ser algo bom quando ocorre no sentido literal.
Sandor
2019-09-13 18:50:08E não aconteceu absolutamente nada com os dois maridos zombeteiros, os palhaços continuam livres leves e soltos e ainda por cima sendo entrevistados como se fossem estrelas, é o k da cobra mesmo.
ANTONIO
2019-09-13 17:14:25Esse casal de maridos (?) é responsável pelo atoleiro onde o Brasil está enfiado, de onde, a duras penas, vinha saindo.