Foto: Agência Câmara

MP-RJ: Relatório de Coaf sobre David Miranda esteve disponível para consulta

13.09.19 16:15

O Ministério Público do Rio de Janeiro divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira, 13, informando que um relatório de informações do extinto Conselho de Controle de Informações Financeiras, o Coaf, sobre movimentações atípicas na conta do deputado David Miranda (foto) pôde ser consultado publicamente no fim de agosto, no site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

A nota foi divulgada depois de o marido do deputado do PSOL, Glenn Greenwald, do site The Intercept, ter dito que o relatório foi vazado ilegalmente para a imprensa. Segundo Greenwald, a publicação do documento teria sido uma retaliação pela divulgação, a partir do site, de conversas atribuídas a integrantes da Lava Jato, após os celulares de procuradores da força-tarefa de Curitiba terem sido alvos de um ataque hacker que atingiu outros aparelhos e aplicativos usados por autoridades.

Na nota de esclarecimento, o MP-RJ relata que o relatório do Coaf, que passou a se chamar Unidade de Inteligência Financeira, foi recebido no dia 26 de junho. No dia 28 de agosto, a 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital do Rio de Janeiro requisitou à Justiça o acesso a dados fiscais e bancários referentes ao período em que o deputado federal era ainda vereador.

“Tal providência atendeu à determinação do Supremo Tribunal Federal de que devem passar pelo crivo do Poder Judiciário as informações compartilhadas pelos órgãos de controle”, lembrou o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em referência à decisão do presidente do STF, Dias Toffoli, que suspendeu investigações como o inquérito sobre o senador Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz, ex-assessor do filho do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

O Ministério Público do Rio acrescentou que “um dos pedidos formulados e destacados na ação cautelar proposta junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi o de decretação do sigilo em sua tramitação”. No entanto, de acordo com o comunicado, “do momento da distribuição da medida cautelar até que o juízo decretasse o sigilo, os dados estiveram disponíveis para consulta livre no site do TJRJ”.

Segundo o MP-RJ, a promotora responsável pelo caso só veio a tomar conhecimento do fato no dia 30 de agosto, quando alertou a presidência do Tribunal de Justiça do Rio.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Por mais que sigilo se coloque é transparente a maracutaia desse Gringo para livrar Lula da cadeia, aliou/se ao mundo do crime ,blindado com a etiqueta de jornalista , pergunto : jornalista pode cometer crime e continuar impune divulgando o produto da ação criminosa e ainda sob suspeita de danifica-lá para se ajustar a uma narrativa que sirva a soltura de um outro criminoso ?

  2. No fundo, o problema do brasileiro, é ser brasileiro. Com essa mistureba toda, não temos uma identidade, não temos um padrão. Somos um povo indolente, que aceita tudo, essa de que o brasileiro é pacífico, boa praça, não passa de outra narrativa. Aliás somos o povo das narrativas. Se o Brasil fosse um país sério, se o povo fosse mais homogêneo, algum “doido” já teria explodido umas bombinhas por aí, já teria dado uns tirinhos em políticos corruptos, não em alunos de escola.

  3. Ué pelo que sei as publicações que esse tal de Glenn faz CONTRA A OPERAÇÃO LAVA JATO são ROUBADAS. E as do seu marido foram obtidas de forma legal pelo falecido COAF.

  4. GLENN CINICO . Primeiro faz vazamentos ilegais de conversas de procuradores e juízes da Lava Jato no site IntercePT . Depois reclama de vazamentos ilegais de relatório do Coaf sobre o seu marido David Miranda . 🇧🇷

  5. Pois é! Pau que dá em Chico também dá em Francisco, uai! Eu continuo achando qui esse pau é ilegar. Mais o povo qué vazá tudo, então qui vazi tudo, uai!

  6. Feitinhas uma para a outra essas duas maridas!!! Que casal marginal bonita!!!.... Feitinhas uma para a outra essas duas maridas espúrias!!! Que sejam felizes para sempre na cadeia, até que a morte as separe!!!!

  7. Se pode dizer que esses dois pederastas vão tomar no fiofo, o que para eles deve ser algo bom quando ocorre no sentido literal.

  8. E não aconteceu absolutamente nada com os dois maridos zombeteiros, os palhaços continuam livres leves e soltos e ainda por cima sendo entrevistados como se fossem estrelas, é o k da cobra mesmo.

  9. Mas é muito cara de pau mesmo em reclamar de um relatório vazado na imprensa de maneira ilegal. E o que ele fez com os áudios obtidos ILEGALMENTE pelo hacker?

    1. O nosso STF não permite que se investigue quem comete crimes de lavagem de dinheiro superfaturamento de Obras Públicas, tráfico de drogas. Primeiro tem provar o crime para depois investigar. Ministro pode ser em precário e advogar através do escrito da esposa , receber passagens e hospedagem no exterior e não podem ser investigados. Vou parar por aqui....

Mais notícias
Assine agora
TOPO