Latinos querem Maduro deposto e María Corina no poder
Pesquisa AtlasIntel perguntou o que venezuelanos e outros latino-americanos pensam sobre interferência americana
                        Uma pesquisa AtlasIntel divulgada no sábado, 1º de novembro, pela Bloomberg, apontou que 53% dos latinos apoiam a intervenção dos Estados Unidos na Venezuela para depor Nicolás Maduro e seu governo.
Outros 34,7% se opõem à intervenção externa.
A AtlasIntel entrevistou 6,7 mil latinos, sendo 2,7 mil venezuelanos que vivem na Venezuela e em outros países da região, moradores desses outros países e latinos que vivem no Canadá e nos Estados Unidos.
María Corina Machado
Para assumir o lugar de Maduro, a pessoa que melhor aparece na pesquisa é a líder da oposição e prêmio Nobel da Paz María Corina Machado (foto).
Cerca de 57% dos venezuelanos têm uma imagem positiva dela, contra 29% de imagem negativa.
Em segundo lugar está Edmundo González Urrutia, vencedor das eleições de 28 de julho do ano passado. Ele tem 44% de imagem positiva e 19% de negativa.
Cerca de 55% dos entrevistados confiam em María Corina Machado para liderar a transição da Venezuela para a democracia, e 30% afirmam não confiar nela.
E 73% dos entrevistados acreditam que a Venezuela estará melhor sem Maduro como presidente do país.
O desejo de ver o ditador fora do poder é maior principalmente entre os venezuelanos que vivem em outros países. Entre os integrantes da diáspora, 84% acreditam que a Venezuela ficaria melhor sem Maduro.
Apenas 7% acham que o país ficará melhor com o ditador.
Trump contra Lula
A AtlasIntel perguntou aos latinos qual é o nível de comprometimento de alguns líderes mundiais com o retorno da liberdade para a Venezuela.
Donald Trump é o mais bem cotado nesse quesito: 53% dos que responderam acham que o comprometimento do presidente americano é "alto" ou "muito alto".
Em seguida vem o secretário de Estado Marco Rubio (46% de comprometimento alto e muito alto co ma liberdade) e o presidente argentino Javier Milei (43% de comprometimento com a liberdade).
O presidente brasileiro Lula tem um comprometimento "alto" ou "muito alto" com a liberdade para dos venezuelanos segundo apenas 29% dos que responderam.
E 59% acham que o comprometimento de Lula com a liberdade dos venezuelanos é "baixo" ou "muito baixo".
                                                                    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
  
  
  
  
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)