Relator da CPMI entre Lira e Renan na disputa ao Senado, indica pesquisa
O deputado Alfredo Gaspar, do União, aparece com 36,4% das intenções de voto, segundo o Instituto Paraná Pesquisas

Relator da CPMI do INSS, o deputado Alfredo Gaspar (União, foto) desponta como principal desafiante dos rivais Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP) na disputa ao Senado por Alagoas, indica pesquisa do Instituto Paraná divulgada nesta quarta-feira, 22.
Segundo o levantamento, o emedebista lidera a disputa com 41% das intenções de voto no estado. O relator da comissão que investiga as fraudes no INSS e o ex-presidente da Câmara vêm logo atrás, tecnicamente empatados com 36,4% e 34%, respectivamente.
O ex-deputado Davi Dalvino Filho (Republicanos) está em quarto lugar no levantamento, com 24,3% das intenções de voto, e o deputado Paulão (PT) aparece em quinto, com 15,9%.
A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.
Rejeição
Entre os três principais nomes na disputa, Alfredo Gaspar é, atualmente, o postulante ao Senado em Alagoas com menor rejeição.
Renan Calheiros é rejeitado por 26,9% dos entrevistados.
Arthur Lira, por sua vez, tem 21,1% de rejeição. Alfredo Gaspar tem 19,1%.
A pesquisa ouviu 1.504 eleitores de 62 municípios entre 17 e 21 de outubro.
Como cada estado irá eleger dois senadores em 2026, cada entrevistado pode indicar dois nomes na pesquisa.
Real Time Big Data
Pesquisa Real Time Big Data divulgada em 24 de setembro já apontava o senador Renan Calheiros (MDB) na liderança da corrida por uma vaga no Senado em 2026 em Alagoas, com 25% das intenções de voto.
E com vantagem em todos os cenários em relação a seu maior adversário no estado, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP).
No levantamento, Arthur Lira tinha 15% no primeiro cenário avaliado, atrás de Renan, do ex-deputado estadual Davi Davino Filho (Republicanos), com 22%, e do deputado federal Alfredo Gaspar (União), relator da CPMI do INSS, 18%.
A pesquisa, que ouviu 1.200 pessoas em 22 e 23 de setembro, indica Renan como favorito em quase todos os cenários de uma eleição na qual serão escolhidos dois senadores.
A única exceção é o cenário em que o prefeito de Maceió, JHC (PL), aliado de Lira, é considerado. Nesse caso, JHC aparece com 32% das intenções de voto, e Renan, com 22%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
MARCOS
2025-10-22 17:27:54CADA POVO TEM O GOVERNANTE QUE MERECE. ATUALMENTE ESTÁ MERECENDO COCÔ.