Van Hattem rebate Gilmar em inglês
"Este tuíte é um exemplo flagrante da politização do Supremo Tribunal Federal (STF)", escreveu o parlamentar

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) rebateu, em inglês, o recado dado pelo ministro Gilmar Mendes, Supremo Tribunal Federal, também publicado no X em inglês.
"Este tuíte é um exemplo flagrante da politização do Supremo Tribunal Federal (STF) e da completa ausência de justiça no julgamento do suposto (e impossível) 'golpe de Estado': um dos ministros profere publicamente seu veredito sobre X enquanto os réus ainda depõem perante a Corte.
Obrigado, ministro Gilmar Mendes, por deixar bem claro para o mundo: os brasileiros não podem mais esperar justiça do STF.
Não pode haver democracia em um país sem o Estado de Direito", escreveu o parlamentar no X.
This tweet is a prime example of the politicization of the Brazilian Supreme Court and the complete absence of justice in the trial of the alleged (and impossible) “coup d’état”: one of the justices delivers his verdict publicly on X while the defendants are still testifying… https://t.co/xtrljrOJ0s
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) July 11, 2025
Como mostramos, o decano do Supremo falou em "resistência democrática" após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionar a Corte na carta enviada ao presidente Lula (PT) na quarta, 9, sobre as novas tarifas impostas aos produtos brasileiros.
Na mensagem, Gilmar disse que o Brasil enfrentou "uma tentativa descarada de golpe" organizada e planejada por "grupos extremistas que abusaram da responsabilidade descontrolada das redes sociais".
Eis a íntegra do recado de Gilmar:
"As decisões judiciais e a proteção dos direitos fundamentais em sociedades democráticas devem sempre abordar as ameaças reais contra o sistema jurídico.
O Brasil enfrentou algo que nenhuma outra democracia moderna vivenciou: uma tentativa descarada de golpe realizada em plena luz do dia, organizada e planejada por grupos extremistas que abusaram da responsabilidade descontrolada das redes sociais.
Nenhum outro Congresso testemunhou uma campanha massiva de desinformação lançada por empresas de tecnologia que usaram mentiras para minar discussões democráticas sobre formas regulatórias.
Nenhuma outra Suprema Corte no mundo enfrentou ataques tão cruéis à reputação de seus juízes, incluindo planos de assassinato arquitetados por facções de grupos políticos perdedores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
F-35- Hellfire
2025-07-11 20:47:04Em nenhum outro país democrático um ex-presidente julgado, condenado e preso por roubar bilhões de dólares do povo brasileiro, com provas incontestáveis, foi solto e descondenado com argumentos puerís a ponto de se candidatar e ser reeleito!
MARCOS
2025-07-11 20:13:00HÁ DÉCADAS O stf DEIXOU DE FAZER JUSTIÇA. ELES NÃO TEM TEMPO.