Musk faz enquete sobre criação do 'Partido América'
Bilionário lança nova pesquisa no X sobre a criação de um partido alternativo aos Democrata e Republicano

O bilionário Elon Musk voltou a usar sua rede social X para lançar uma enquete com a pergunta: "O Dia da Independência é o momento perfeito para perguntar se você quer independência do sistema bipartidário (alguns diriam unipartidário)! Deveríamos criar o Partido América?".
"Importante votar nessa enquete", escreveu.
Em 14 horas, mais de 817 usuários participaram da votação.
Até o momento, 64% responderam "sim" à iniciativa, enquanto 36% disseram "não".
A pesquisa foi criada no Dia da Independência dos EUA, em 4 de julho, logo após a Câmara dos Representantes aprovar o projeto de lei ‘One Big Beautiful Bill Act’ (O Projeto de Lei Único, Grande e Bonito, em tradução) que prevê o aumento do teto da dívida pública americana e outras medidas fiscais.
A proposta orçamentária foi o estopim da crise instaurada entre Musk e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em junho.
Em resposta à própria enquete, Musk esboçou uma possível estratégia para a criação de um partido considerado uma alternativa aos Democrata e Republicano.
"Uma maneira de executar isso seria focar em apenas 2 ou 3 cadeiras no Senado e 8 a 10 distritos na Câmara. Dadas as margens legislativas mínimas, isso seria suficiente para servir como voto decisivo em leis controversas, garantindo que elas atendam à verdadeira vontade do povo", afirmou.
No mês anterior, Musk já havia criado uma outra pesquisa com a pergunta: "É hora de criar um partido político novo nos Estados Unidos que possa representar os 80% que estão no meio?".
Na ocasião, mais de 80% dos que responderam à enquete disseram que "sim".
Menos de 20% optaram pelo "não".
Criar um partido capaz de se destacar no bipartidarismo americano não é tarefa fácil, pois é preciso ter representação nos cinquenta estados americanos e gastar muito com anúncios e recrutamento de pessoal.
Musk, contudo, tem dinheiro e seguidores de sobra para tentar essa aventura política.
Ele é contra um Estado gastador e interventor, tanto que comandou o Departamento de Eficiência Governamental, o Doge.
Leia mais: Vem aí o Partido Libertário Marciano de Elon Musk?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)