Análise: O risco Aécio para o projeto presidencial de Doria
De certa forma, é possível dizer que o projeto presidencial do governador de São Paulo, João Doria (foto), começa nesta semana, com a abertura pelo PSDB do processo contra o deputado federal Aécio Neves. Qualquer resultado que não seja a expulsão do mineiro do partido será uma derrota para o paulista. E há chances reais...
De certa forma, é possível dizer que o projeto presidencial do governador de São Paulo, João Doria (foto), começa nesta semana, com a abertura pelo PSDB do processo contra o deputado federal Aécio Neves. Qualquer resultado que não seja a expulsão do mineiro do partido será uma derrota para o paulista. E há chances reais de que isso ocorra.
A decisão será da Executiva da legenda, com 25 integrantes. Para boa parte deles, por diversos motivos, não interessa a punição extrema a Aécio. Seja por também serem de Minas Gerais (como Domingos Sávio), seja por estarem ligados a outros enrolados do partido, como Marconi Perillo (Giuseppe Vecci, Célio Silveira, Cinthia Ribeiro), ou por serem devedores políticos de Aécio (como o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior). Ou mesmo por estarem muito próximos ao mineiro, como os deputados Bruna Furlan e Nilson Leitão e o próprio líder da bancada na Câmara, Carlos Sampaio, aecista roxo em outros tempos. Estão todos mudos. Na lista pode entrar até mesmo o presidente do partido, Bruno Araújo, que ainda não se adaptou por completo ao estilo "rolo compressor" do governador de São Paulo.
O grupo de Doria tem dito nos bastidores que Aécio sairá “por bem ou por mal”, mas o mineiro não parece dar bola. Está, ao contrário, resistindo. Na Câmara, avançou sobre tucanos novatos, dando-lhes os caminhos das pedras para tentar se sobressair em meio à selva política de 513 deputados. Costuma ligar para servidores e parlamentares pedindo, por exemplo, preferência e ajuda em suas propostas. Quanto à velha guarda, é mais direto: diz saber toda a engrenagem político-financeira da legenda nos últimos anos. E que poderá revelá-la, caso o processo contra ele seja sumário.
Doria terá de mostrar a partir desta semana que sua anunciada renovação do PSDB é mesmo pra valer, sob pena de passar ao público a imagem de que não controla o próprio partido. Uma falta grave para quem planeja comandar o país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
JORGE
2019-08-20 13:45:42Turma da velha política não tem mais voto do provo, exceto os esquerdopatas, que tem patologia incurável.
Claide
2019-08-20 12:50:04Como já disse anteriormente: Muita gente envolvida com corrupção com medo de expulsar Aécio.Até quando"uma mão lava outra???". nojo .sinto nojo.
José
2019-08-20 11:21:18Sou mais a favor da candidatura presidencial de Aécio.
MESSIAS
2019-08-20 10:46:18Aécio não presta. É um enganador, corrupto e oportunista. "O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde, é a perfeita expressão do ladino governador: narcisista, prepotente e lunático.
Diego
2019-08-20 09:49:21Doria e pior que o Temer, e bandido igual, lembro que assim que terminou o mandato do vampirão, o Doria pegou todos os ministros bandidos peritos em falcatrua do Temer para vir serem secretários aqui em SP, Doria não engana ninguem.
Magella
2019-08-20 09:22:16Doria e Aécio são como Ying e o Yang, estão longe de serem opostos, são complementares. Um encerra a semente do outro. O tempo vai mostrarpara quem ainda não percebeu.
Hugo
2019-08-20 09:14:20Kkkk... tudo é possível no Brasil, até mesmo uma dobradinha desses dois carnavalescos à presidência: Dória e Aécio.
Rogério
2019-08-20 07:08:30O fazedor de marketing não governa, perceberam isso, ele só faz apresentação e prepara show.
Eudes
2019-08-20 07:04:59Nunca votei em branco ou anulei meu voto, eis que entendo possível escolher até o menos ruim em uma disputa final. Se esta disputa envolvesse Doria e Aécio (toc toc toc), não teria qualquer dúvida para dar meu voto ao mineiro.
Joséf
2019-08-20 01:34:07Se o Dória for tirar os corruptos do partido só vão ficar ele e o Frota.