Lula fica só na segunda fila no Dia da Vitória
Presidente e Janja ficaram em posição secundária. Putin deu mais destaque ao chinês Xi Jinping e ao venezuelano Maduro

Apesar da pretensão do presidente Lula de liderar o "Sul Global", o brasileiro e a primeira-dama Janja ficaram em lugares de menor destaque na parada militar do Dia da Vitória em Moscou nesta sexta, 9.
Durante a parada militar, as câmeras de televisão deram mais destaque aos ditadores da China, Xi Jinping, e da Venezuela, Nicolás Maduro.
Após o desfile, o presidente brasileiro participou de uma cerimônia de oferenda floral no túmulo do soldado desconhecido.
Mas Lula e Janja ficaram só na segunda fileira.
Na primeira fila foram colocados os ditadores Xi Jinping, da China; Nicolás Maduro, da Venezuela; Alexander Lukashenko, da Belarus; Emomali Rahmon do Tajiquistão, Ilham Aliyev, do Azerbaijão e Sadyr Japarov, do Quirguistão.
Cília Flores, esposa de Maduro, também ficou na primeira fileira.
Quem também foi relegado à segunda fileira — a mesma de Lula e Janja — foram o ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel e o ditador Serdar Berdimuhamedow, do Turcomenistão.
Mapa-múndi invertido
Na quarta, 7, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann compartilhou uma vesão do mapa-múndi com o objetivo de “ressaltar a posição atual de liderança do Brasil”.
Além de colocar o território brasileiro no centro do mapa, como o IBGE já tinha feito, agora o Sul está em cima e o Norte, embaixo, como descreve Pochmann em mensagem publicada em seu perfil no X:
“Novo mapa-mundi. O IBGE lançou um novo mapa-múndi com o Brasil no centro, contendo o sul na parte superior do mapa, também identificado por mapa invertido. A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no Brics e Mercosul e na realização da COP 30 no ano de 2025”, escreveu Pochmann.
Como disseram os técnicos do IBGE, em um manifesto de repúdio, "não se combate a realidade com ilusões gráficas. Colocar o Brasil no centro do mapa não resolve nada".
Lula e Pochmann podem até acreditar que o Brasil lidera o Brics e o mundo, mas a realidade não tem por que se moldar aos sonhos dos dois petistas.
Leia em Crusoé: Dia da Derrota
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Joaquim Arino Durán
2025-05-09 17:36:25Quando se tornar ditador terá mais destaque.
Joaquim Arino Durán
2025-05-09 17:34:07Lula tomando chá de camomila...