Crusoé 363: Todo poder ao MST
Governo Lula premia invasores de terras com fins eleitorais

Obcecado com a eleição de 2026, o presidente Lula fez diversos agrados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, sua mais fiel e combativa base de eleitores.
Em pouco mais de dois anos de governo, Lula aumentou o controle que o MST exerce sobre os seus membros e criou meios alternativos de financiar a organização, que promove invasões de terras.
E isso tudo mesmo apesar de o MST ser amplamente rejeitado pelos brasileiros.
Segundo uma pesquisa da RealTime Big Data, feita a pedido de Crusoé e O Antagonista, 66% dos brasileiros não apoiam o MST.
Somente 32% estão de acordo ou apoiam as demandas da organização.
"A associação do movimento a invasões de propriedades gera resistência principalmente entre moradores urbanos e classes médias", diz Wilson Pedroso, sócio da RealTime Big Data.
"A percepção de que o movimento é politicamente radical e ligado à esquerda mais ideológica afasta eleitores mais moderados", diz Pedroso.
Lula argumenta que é preciso aumentar a produção de alimentos no país para vencer a fome, mas o MST tampouco tem condições de realizar essa promessa.
O apoio ao MST é apenas um expediente usado por Lula para reafirmar seu projeto pessoal de poder, com mais quatro anos no Palácio do Planalto, diz a reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Duda Teixeira.
O diabo na hora da inflação
A matéria "O diabo na hora da inflação", assinada por Guilherme Resck, mostra como o governo Lula propõe aumento do consumo e rejeita ajuste fiscal robusto mesmo com cenário desafiador de alta de preços.
Assim como Dilma Rousseff em 2013, Lula parece considerar que pode fazer o diabo num momento em que a inflação penaliza os brasileiros e se apresenta como um desafio.
O pântano universitário
A reportagem "O pântano universitário", assinada por João Pedro Farah, aborda a disputa entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e as universidades americanas, que tenta equilibrar liberdade acadêmica e direitos individuais.
Ao contrário das demais universidades que também foram ameaçadas e tiveram fundos suspensos, Harvard se recusou a se curvar a Trump. E pode acabar inspirando outras universidades com sua rebeldia.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Leonardo Barreto, Dennys Xavier, Jerônimo Teixeira, Josias Teófilo, Gustavo Nogy, Orlando Tosetto Júnior e Rodolfo Borges.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)