O maior problema do Brasil, segundo os brasileiros
A criminalidade e o tráfico de drogas foram apontados por 54,2% dos entrevistados

Pesquisa Latam Pulse, divulgada pela AtlasIntel, indica que 54,2% dos brasileiros veem a criminalidade e o tráfico de drogas como o maior problema do país.
Em segundo lugar, aparece a corrupção apontada por 52,2%, além da economia e inflação citadas por 34,5%.
Na lista de respostas, 18,8% afirmaram que o extremismo e a polarização política são o grande problema, seguidos por mau funcionamento da justiça, apontado por 17%, e o enfraquecimento da democracia, com 15,8%.
A pesquisa também registrou votos sobre a degradação do meio ambiente, aquecimento global, conservadorismo, pobreza, impostos, racismo, saúde pública, violência policial e ameaças externas como o maior problema do Brasil.
No levantamento, os entrevistados podiam escolher até três respostas.
Piora
Para 73,2% dos brasileiros, a criminalidade está piorando no país.
Apenas 11,9% disseram que a situação melhorou, enquanto 15% não souberam responder.
Proteção
Viver no Brasil requer estratégia para se proteger dos crimes.
Segundo o levantamento, principal medida de proteção no país é "evitar determinados bairros", apontada por 50% dos 5.710 ouvidos de 24 a 27 de fevereiro.
"Evitar sair à noite" foi apontado por 45%, assim como "evitar andar com coisas de valor".
Apelar para alarmes e câmeras de segurança em casa foi apontado por 31%. Apenas 18% dos brasileiros responderam que não mudaram seus hábitos por causa do crime.
Por outro lado, 20% afirmaram que já consideraram se mudar para um país mais seguro.
Em todos os países pesquisados, mais de 70% disseram evitar certas partes das cidades com medo da violência. No Brasil, o percentual é de 81%, praticamente empatado com o Chile, que registrou 82%.
Celulares
Dos cinco países pesquisados, o México é onde a população tem mais mais medo de sair à noite (76%), seguido por Colômbia (70%), Chile (69%) e Argentina (54%).
Quem mais evita bairros são os colombianos (61%), que também são os cidadãos que mais evitam carregar bens de valor (63%). O crime mais presenciado na maioria dos países consultados é de roubo de celular.
No Brasil, esse tipo de crime foi presenciado por 49% da população, pouco menos do que o tráfico de drogas (51%). Os colombianos são os que mais disseram ter presenciado roubo de celular (70%).
No Chile, se destaca o "vandalismo e depredação de propriedade pública", presenciado por 59%.
Já no México, impressionantes 66% disseram já ter presenciado tiros arma de fogo — esse índice é de 29% no Brasil, para se ter uma ideia da situação no México.
Nos últimos três meses, os mexicanos (66%) são, dos país
Leia mais: "Mais da metade dos brasileiros vê cenário econômico “ruim”"
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Amaury G Feitosa
2025-03-08 10:56:57Anda nem perto da realidade, o grande, incomensurável e fatal problema do país é o executivo que não governa, o legislativo que só achaca e o judiciário que governa ditatorialmente e controla os demais poderes pelo terror, moral da marmota .. vivemos sob ditadura cruel da incompetência, da inapetência e irresponsabilidade de insanos que se lixam aos manés ... e O PIOR ainda está por vir !!!
Sandra
2025-03-07 21:15:51Com certeza essa pesquisa passou muito longe do Rio de Janeiro, já passei por isso em 2 bairros diferentes; por sorte eu podia me mudar pra outra cidade, mas nem todo mundo tem a mesma possibilidade. Nunca mais quis voltar ao Rio.