Tragam o Pedro Vaca de volta
Ministro do STF Alexandre de Moraes parece estar preparando a suspensão das redes X e Rumble no Brasil

Na véspera da visita de Pedro Vaca Villarreal, relator de liberdade de expressão da Corte Interamericana de Direitos Humanos, CIDH (na foto, à esquerda), o ministro do STF Alexandre de Moraes liberou alguns perfis da rede X, incluindo as contas do influenciador Bruno Aiub, o Monark.
Mas, apenas uma semana após o colombiano Pedro Vaca ter feito as malas, Moraes sinaliza com a intenção de suspender a rede X e o Rumble.
As ações recentes de Moraes mostram que o magistrado fez apenas um recuo tático antes da visita do estrangeiro, mas que não está disposto a ceder um centímetro na sua investida contra a liberdade de expressão no Brasil.
Rumble
Na quarta, 19, a plataforma de vídeos Rumble e a Trump Media and Tecnhology Group Corp, do presidente americano Donald Trump, ingressaram com uma ação judicial conjunta nos Estados Unidos contra Moraes.
"Alexandre de Moraes, um juiz do STF, propositalmente dirigiu sua conduta para corporações sediadas na Flórida e seus servidores, data centers, operações e relacionamentos de usuários localizados neste Distrito. Ele tentou fazer cumprir as ordens de silêncio enviando-as por e-mail para o assessoria jurídica da Rumble na Flórida ([email protected])", diz a ação.
"As ordens de silêncio exigem a suspensão e proíbem a criação de contas, exigem que a Rumble entregue informações do titular da conta, impõe multas diárias e obriga potenciais desligamentos da Rumble — uma corporação da Flórida com servidores localizados neste Distrito", afirma o documento.
Moraes reagiu imediatamente, dando um prazo de 48 horas para a plataforma indicar um representante legal. O prazo se encerra nesta sexta, 21.
A falta de um advogado no Brasil foi um dos pretextos usados por Moraes para suspender o X, no ano passado.
Rede X
Na quinta, 20, Moraes mandou que a rede X pague uma multa de 8 milhões de reais, alegando descumprimento das suas ordens.
Moraes afirma que o X não lhe enviou informações cadastrais do perfil do blogueiro Allan dos Santos, que teria publicado conversas falsas de uma jornalista.
O X bloqueou a conta, atendendo a ordem do ministro, mas disse que não guardou os dados.
A empresa recorreu, mas Moraes rejeitou os recursos.
Agora, Moraes parece estar procurando novos pretextos para suspender novamente o X e o Rumble no Brasil, afetando a liberdade de expressão de milhões de brasileiros.
Leia em Crusoé: Os censores se explicam
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Clayton De Souza pontes
2025-02-21 16:07:19O Moraes parece gostar de aparecer e por isso não evita confrontos. Pode ser pura vaidade ou algum interesse estratégico