Uma nota da comunidade para Barroso
Os usuários do X rebateram o presidente do STF por dizer que o custo de 132,8 bilhões de reais do Judiciário "inclui o Ministério Público e a Defensoria Pública"
Embora o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, não seja tão ativo X --a última publicação que fez data de 13 de janeiro de 2025, quando compartilhou seu artigo no Estadão--, a comunidade da plataforma adicionou uma nota de contexto a um trecho de seu discurso na abertura do ano do Judiciário reproduzido pela Globonews.
No trecho destacado, Barroso afirmou que o custo de 132,8 bilhões de reais do Judiciário ao país "inclui o Ministério Público e a Defensoria Pública".
"O custo do Judiciário é lembrado com frequência, e o Judiciário de fato tem um custo relevante. Custamos 132,8 bilhões de reais ao país, 1,2% do PIB (...), mas esse custo inclui o Ministério Público e a Defensoria Pública. (...) O valor arrecadado pelo Judiciário em 2024 foi de 56,74 bilhões de reais, ou seja, 52% do custo do Judiciário é arrecado pelo próprio Judiciário. (...) A União, os estados e os municípios não pagam pelo uso do Judiciário, (...) e 50% dos processos de um país ainda pobre tramitam em gratuidade de Justiça. Portanto, na verdade, o Judiciário brasileiro subsidia a atuação judicial da Fazenda pública e de todas as pessoas pobres brasileiras", disse o presidente do STF.
Leia mais: Checagem pela multidão
Nota da comunidade
Citando dados do Painel de Despesas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a comunidade do X afirmou que "o valor de 132,8 bilhões de reais refere-se apenas às despesas do Poder Judiciário no ano de 2023, não englobando as despesas dos ministérios públicos e das defensorias públicas".
As notas da comunidade do X visam "adicionar contexto a posts potencialmente enganosos. Os colaboradores podem deixar notas em qualquer post e, se um número suficiente de colaboradores com diferentes pontos de vista classificar essa nota como útil, ela será exibida publicamente no post".
Leia mais: O perfil brasileiro que mais recebe notas da comunidade
Quanto custa o Judiciário?
Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que o custo do Judiciário cresceu 9% em 2023, ano-base do relatório Justiça em Números 2024.
O gasto do Poder chefiado por Barroso subiu de 121,77 bilhões de reais para 132,75 bilhões de reais.
O avanço foi superior à inflação acumulada daquele ano, registrada em 4,62%.
O documento mostra que a maior parte dos gastos do Judiciário foi em pessoal.
Leia mais: O Judiciário não se banca, Barroso
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Emerson H de Vasconcelos
2025-02-05 11:43:36Também com o valor dos salários deles.
Amaury G Feitosa
2025-02-05 09:54:18O dr. VERBOSO aquele do "eleição se toma ..." se lixa para o custo da justi$$a de Janjolândia dos Tupis ... os seus amados manes pagam.