Trump assinará decreto pela liberdade de expressão
"Nunca mais o imenso poder do Estado será usado para perseguir oponentes políticos", disse o republicano
O republicano Donald Trump (foto) tomou posse nesta segunda, 20, como o 47º presidente dos Estados Unidos.
Em seu discurso no Capitólio, Trump anunciou alguns dos primeiros decretos que ele irá assinar nas próximas horas.
"Hoje eu vou assinar uma série de decretos históricos. Com eles, nós vamos começar uma restauração completa e uma revolução do senso comum. É tudo sobre o senso comum", disse Trump.
Liberdade de expressão
"Depois de anos e anos de esforço federal para restringir a liberdade de expressão, vou assinar um decreto para acabar imediatamente com toda censura governamental e trazer de volta a liberdade de expressão para os Estados Unidos", disse Trump.
"Nunca mais o imenso poder do Estado será usado para perseguir oponentes políticos, algo que eu sei bem o que é. Não vamos deixar isso acontecer e não vai acontecer na minha liderança. Vamos restaurar a Justiça igual e imparcial sob a Constituição e o Estado Democrático de Direito."
Imigração
Cumprindo promessas de campanha, o presidente disse que irá conter a imigração pela fronteira com o México.
"Vou declarar uma emergência nacional em nossa fronteira ao sul. Toda entrada ilegal será imediatamente impedidia e iniciaremos o processo de devolver milhões e milhões de criminosos e imigrantes ilegais de volta ao lugar de onde vieram. Vamos retomar minha política de Fique no México", disse Trump.
"Enviarei soldados para a fronteira ao sul para reparar o desastre das invasões ao nosso país."
O presidente prometeu que irá considerar os cartéis de droga mexicanos como organizações terroristas internacionais.
O republicano também disse que irá colocar toda a força disponível para "eliminar a presença de todas as gangues criminosas estrangeiras que trazem crimes devastadores para solo americano, incluindo para as nossas cidades grandes e do interior".
Inflação
Trump disse que ordenará seus assessores para reduzir a inflação e reduzir os preços.
"A crise inflacionária foi causada por gastos massivos e aumento nos preços da energia. É por isso que eu vou declarar uma emergência nacional de energia. Perfurem, queridos, perfurem" (drill, baby, drill), disse Trump.
O republicano acredita que autorizar a perfuração de novos poços pode diminuir o preço dos combustíveis.
"Nós seremos uma nação rica novamente, e esse ouro líquido debaixo dos nossos pés vai nos ajudar a fazer isso", disse Trump.
Tarifas de importação
Entre as medidas anunciadas por Trump está uma ideia de Steve Bannon, de criar uma Receita Federal externa, para coletar tarifas e impostos.
Seria uma versão da Internal Revenue Service, o nome da Receita americana.
"Vamos cobrar impostos de outros países para enriquecer nossos cidadãos", disse Trump.
"Com esse propósito, nós estabelecemos a External Revenue Service, para coletar todas as tarifas e receitas. Será muito dinheiro entrando nos nossos cofres, vindo de fontes externas."
Dois gêneros
Trump também disse que irá acabar com a ideologia de gênero nas escolas.
"Nós vamos criar uma sociedade que é cega para as diferenças raciais e que é baseada no mérito. Será política oficial dos Estados Unidos que há apenas dois gêneros: masculino e feminino", disse Trump.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)