O ressentimento de Biden com o Partido Democrata
Em entrevista ao 'USA Today', o presidente americano em fim de mandato disse que poderia ter derrotado Donald Trump nas urnas
Em fim de mandato, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expôs seu ressentimento com o Partido Democrata ao dizer que poderia ter derrotado o republicano Donald Trump nas eleições presidenciais realizadas em novembro de 2024.
"É presunçoso dizer isso, mas eu acho que sim, com base nas pesquisas", afirmou o presidente americano em entrevista ao jornal USA Today publicada nesta quarta-feira, 8 de janeiro.
Questionado se teria vigor para continuar mais quatro anos no cargo, Biden respondeu:
"Quando Trump estava concorrendo novamente para a reeleição, eu realmente pensei que tinha a melhor chance de vencê-lo. Mas eu também não estava procurando ser presidente aos 85 anos, 86 anos. E então eu falei sobre passar o bastão. Mas eu não sei. Quem diabos sabe? Até agora, tudo bem. Mas quem sabe o que eu vou ser quando tiver 86 anos?"
A desistência de Biden
Em meio à forte pressão do Partido Democrata, Biden anunciou em 21 de julho de 2024 que havia desistido de concorrer à Casa Branca.
"Embora tenha sido meu intuito buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu desista e me concentre apenas no cumprimento de meus deveres de presidente pelo restante do meu mandato", escreveu em comunicado divulgado nas redes sociais.
A decisão ocorreu após uma série de eventos importantes, incluindo um desempenho desastroso no debate de 27 de junho contra Donald Trump e apelos diretos de companheiros do partido, como o líder da maioria no Senado na época, Chuck Schumer.
O ex-presidente Barack Obama e a ex-líder da Câmara Nancy Pelosi também demonstraram insegurança com a candidatura de Biden.
O fiasco de Kamala Harris
Substituta de Biden na corrida eleitoral, a vice-presidente Kamala Harris foi derrotada por Trump até redutos democratas.
A então candidata não só perdeu em áreas que há mais de um século não votavam em republicanos, como também viu uma significativa redução de suporte entre minorias, tradicionalmente um pilar do Partido Democrata.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2025-01-09 04:47:13Ele não venceria, principalmente depois do desastre no debate. O problema pros Democratas foi ter encontrado um candidato ainda pior.